Segmentação de mercado: o que é e por que é importante? Segmentação de mercado: o que é e por que é importante?

Segmentação de mercado: o que é e por que é importante?

5 minutos para ler

Existe um ditado popular que diz que “quem tudo quer, nada tem”, e ele também é válido quando se trata de marketing.

Diversas empresas tendem a desenvolver suas estratégias visando alcançar um público amplo, com campanhas genéricas e que não são direcionadas a um nicho específico. Nesses casos, as chances de retorno são muito menores e as equipes acabam gastando muito tempo em ações que não vão gerar bons resultados.

Sabendo disso, é importante que toda organização faça a segmentação de mercado e direcione os seus esforços para atingir personas que, de fato, combinam com o seu negócio.

Hoje, nós vamos te ensinar sobre este conceito e a importância de colocá-lo em prática para alavancar suas estratégias de vendas e marketing.

Vamos lá?

O que é segmentação de mercado?

Segmentar um mercado nada mais é do que uma estratégia de marketing utilizada para desenvolver ações personalizadas e direcionadas a nichos específicos.

Esse conceito tem como objetivo encontrar a persona ideal para o negócio, tendo em vista que o seu serviço não é direcionado a todos os públicos. 

A segmentação acontece separando o seu mercado em “fatias”, com base em dados sobre o segmento em que você atua e as características que ele possui.

Dessa forma, é possível desenvolver planejamentos  de vendas e marketing mais assertivos, de acordo com os resultados que a organização deseja alcançar.

Quais são os tipos de segmentação?

Diferentes segmentos podem ser criados, mas existem quatro métodos principais. Dentro destes, quanto mais direcionado você trabalhar, maiores são as chances de atingir o cliente alvo. A seguir, confira quais são:

Demográfica

Este é um dos métodos mais usados pelo mercado, e divide o público de acordo com diferentes dados estatísticos, a depender se o seu negócio é B2B ou B2C.

No mercado B2C, as informações coletadas são referentes à idade, gênero, renda, localização, situação familiar, profissão e escolaridade.

Já no B2B, leva-se em consideração a idade, o gênero, o cargo e a formação acadêmica das pessoas que têm o poder de decidir adquirir ou não seu produto.

Esta segmentação tem suas vantagens por ser acessível e de baixo custo. Combinada a outras partes, pode ajudar a afunilar ainda mais seu nicho.

Comportamental

O método comportamental é realizado a partir da análise das ações de potenciais clientes com o seu produto ou serviço.

No mercado B2C, estamos falando de hábitos de compras, destinos de viagem, estilos de vida e rotina. 

Já no B2B, são observadas as dores do setor, a fidelização à marca, as soluções pesquisadas e a taxa de uso da sua solução.

Geográfica

Na segmentação geográfica, o cliente potencial é identificado com base na localização, sendo considerada a região, o estado, a cidade e o bairro.

Essa estratégia auxilia a entender melhor as necessidades do público-alvo, e também pode ajudar na identificação do mesmo ao analisar as características de onde ele vive.

Psicográfica

Esta está mais relacionada a atributos emocionais, como crença, valores, atitudes, opiniões, estilo de vida e engajamento sociais e ambientais.

Apesar de não serem tão fáceis de observar, essas características podem fornecer informações valiosas sobre as preferências e necessidades dos seus clientes.

Como a segmentação de mercado impacta o seu negócio?

Assim como dito anteriormente, segmentar o mercado é fundamental para entender em qual nicho o seu negócio deve investir para ampliar as vendas e alcançar melhores resultados.

Dessa forma, é possível planejar as estratégias de marketing e vendas de maneira personalizada e com mais assertividade, de modo a impactar positivamente a sua empresa.

Além disso, ela também é muito importante para reduzir gastos, otimizar tempo, aumentar o engajamento e a eficiência das ações e trazer um melhor retorno do investimento (ROI).

Como fazer a segmentação de mercado?

Para colocar essa estratégia em prática, é preciso que você conheça bem o próprio negócio. Pare para analisar o que ele tem a oferecer, quais são as soluções desenvolvidas, os diferenciais e como ele atenderá às necessidades dos clientes.

Em seguida, entenda qual público é atingido pelos serviços que você oferece e identifique quais são as características dos consumidores desse nicho. Assim, as ações que os times de marketing e vendas elaboram serão mais personalizadas e eficientes.

Depois de identificar os clientes alvo, é hora de criar as personas. Elas nada mais são do que as representações fictícias do seu público ideal, e podem ter nome, profissão, idade, hobbies, hábitos e todas as características necessárias que ajudem na identificação desse perfil.

Através das personas, é possível ter uma visão mais ampla e completa do cenário em que você atua e das dores que os potenciais consumidores possuem. 

Por fim, é preciso estudar a concorrência. Observe quais produtos eles têm oferecido e quais são as estratégias utilizadas para captar clientes. Assim, você entenderá quais ações são válidas para atrair o público-alvo, as melhorias que podem ser implementadas e os diferenciais que você pode adotar.

É importante lembrar, ainda, que a segmentação de mercado precisa ser revisada, no mínimo, uma vez ao ano. Dessa forma, os times de marketing e vendas conseguirão observar o que mudou no nicho da sua empresa e fazer os ajustes necessários.

Compartilhe esse artigo:
Posts relacionados