Toda empresa, independentemente do setor, trabalha para se destacar da concorrência e ganhar o seu espaço dentro do nicho em que atua. O desafio se torna ainda maior quando o segmento já é tomado por muitas marcas, mas existe um método que pode auxiliar nesse processo: a Estratégia do Oceano Azul.
De acordo com o blog G4 Educação, esse conceito está relacionado à busca simultânea de diferenciação e baixo custo para abrir um novo espaço de mercado e criar uma nova demanda.
Ou seja, as marcas alinham sua proposta de valor, lucro e tipo de público para conseguir se diferenciar, criar um espaço dentro do setor em que atua e tornar a concorrência irrelevante.
Como surgiu a “Blue Ocean Strategy”?
A ideia do Oceano Azul foi apresentada pela primeira vez em 2004 em um artigo da Harvard Business Review, por W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Para desenvolvê-la, eles estudaram mais de 150 negócios de 30 setores diferentes.
De acordo com os autores, existem duas maneiras de criar “oceanos azuis”. A primeira alternativa é desenvolver um nicho de mercado completamente novo, assim como fez o eBay com os leilões virtuais.
Já a segunda parte da ideia de “oceano vermelho”, e tem como propósito escapar da concorrência apertada expandindo os limites de um setor existente. Um bom exemplo disso é a Netflix, que deixou de ser uma locadora de DVDs e se transformou em um serviço de streaming, o que impactou completamente na forma como consumimos filmes e programas de televisão atualmente.
No final das contas, adotar a estratégia do Oceano Azul também é uma forma de construir e consolidar a sua marca. Quando ela cria e expande um novo mercado, fica automaticamente associada, para os consumidores, ao que aquele produto ou serviço representa positivamente.
Como se destacar no Oceano Azul?
Para se diferenciar da concorrência no nicho em que você atua, é preciso observar como ele funciona, considerando alguns fatores na hora de elaborar suas estratégias, também conhecidos como “Framework de 4 Ações”. São eles:
1 – Elevar
Como a sua empresa pode elevar a qualidade do produto que oferece? Como é possível agregar mais valor aos clientes? Quais melhorias podem ser implementadas para elevar o preço? É possível elevar os padrões de serviço?
2 – Eliminar
Quais medidas podem ser tomadas para tornar as embalagens mais sustentáveis? O seu serviço precisa de um atendimento 24 horas ou o público-alvo costuma entrar em contato somente em horário comercial? Quais práticas da marca estão desatualizadas?
3 – Reduzir
Quais processos e serviços podem ser reduzidos? Como algumas demandas podem ser otimizadas? Como a Inteligência Artificial pode contribuir para a automação de determinadas tarefas?
4 – Criar
Quais recursos e serviços podem ser ampliados? Como tornar a experiência dos clientes mais personalizada? Como o seu produto pode fazer a diferença na vida deles?
Uma vez que você observa e desenvolve as estratégias da sua marca em cima desses pilares, as chances de se manter constantemente à frente da concorrência são bem maiores.
No entanto, é importante ter duas coisas em mente:
- Errar é normal. Nenhuma empresa é excelente em tudo o que faz 100% do tempo;
- Métodos bem sucedidos nem sempre estão ligados à inovação tecnológica. Ela pode até estar envolvida, mas não é um fator determinante.
Como desenvolver uma estratégia de Oceano Azul sustentável?
Assim como dito anteriormente, para construir uma estratégia de Oceano Azul é preciso alinhar a proposta de valor, o lucro e o público-alvo da empresa.
Além disso, W. Chan Kim e Renée Mauborgne afirmavam que é preciso pensar em propostas que motivem e façam a diferença na vida das pessoas que o seu serviço deseja atingir.
Por isso, toda marca que deseja implementar o Oceano Azul precisa analisar duas questões:
- Como cada uma das três proposições estratégicas pode apoiar e reforçar as outras duas para criar um ciclo forte, positivo e de reforço?
- O que pode ser feito para alavancar um planejamento de valor convincente para fortalecer nossa proposta de lucro ou aproveitar uma proposta de pessoas poderosas para criar uma estratégia de valor forte?
Os autores ainda citam como exemplo a instituição britânica Comic Relief, conhecida por combinar o humor a iniciativas beneficentes, como o Red Nose Day e Red Nose Night, que têm como símbolo o nariz de palhaço. Pessoas por todo o país, celebridades e políticos utilizam o nariz vermelho para arrecadar fundos a esse projeto desde a década de 80.
Quando a entidade surgiu, o mercado estava saturado de ações de arrecadação para instituições de caridade. Por isso, a Comic Relief utilizou as três propostas estratégicas para se diferenciar no mercado.
A proposta de valor que eles adotaram tem como objetivo mudar o mundo fazendo algo divertido. Dessa forma, as pessoas podem contribuir com a instituição com uma libra pelo nariz vermelho de plástico ou se propor a fazer algo engraçado, com apoio de amigos e vizinhos que vão fazer as doações para todos rirem juntos no final.
Além disso, ela doa 100% do valor arrecadado. Sua proposta é considerada acessível e diferenciada porque ela não utiliza recursos para custos operacionais.
Ao implementar essa estratégia, eles eliminaram cerca de 75% das suas operações, e passaram a focar em dois grandes eventos semestrais. Ambos são transmitidos em rede nacional, utilizam pontos de vendas para comercializar os narizes vermelhos e são bastante impulsionados pela propaganda boca a boca.
Ainda, celebridades doam seus serviços e, automaticamente, ficam associados a uma causa divertida e positiva. Os voluntários que participam das arrecadações uma vez a cada dois anos se sentem orgulhosos do serviço que prestam e servem de inspiração para as pessoas ao redor.
No final das contas, o exemplo da Comic Relief mostra que a chave do sucesso da estratégia do Oceano Azul está no alinhamento da proposta, do lucro e do público. Uma vez que o planejamento é traçado com base nesses três pilares, a empresa passa a ocupar um espaço de destaque e torna a concorrência irrelevante.