6 Estratégias de Headhunters para Impulsionar seu Recrutamento

5 minutos para ler

Estabelecer as engrenagens de um processo seletivo eficiente é, sem dúvida, um dos maiores desafios enfrentados por empresas de diversos setores. A busca por candidatos que não apenas possuam as competências necessárias para a vaga, mas também se alinhem aos valores da empresa e anseiem por oportunidades genuínas, pode ser uma tarefa complexa.

Num contexto em que a rotatividade de funcionários é alta, a habilidade de realizar contratações certeiras tornou-se crucial. Afinal, as empresas anseiam por contratações que perdurem e que, acima de tudo, contribuam significativamente para a empresa.

Por conta disso, contar com os conhecimentos de quem está em contato com os mais diversos tipos de processos seletivos é algo que pode contribuir com a sua empresa, sobretudo quando se trata da fase de recrutamento, que é quando sua vaga é publicada e candidatos começam a surgir.

Saiba, hoje, de quais formas é possível melhorar o processo seletivo da sua empresa com técnicas de especialistas em recrutamento e seleção e transforme seus resultados junto aos seus novos colaboradores.

Neste artigo te mostraremos 6 técnicas de recrutamento, utilizadas pelos Headhunters da Foursales. Continue a leitura e descubra como é possível aprimorar substancialmente o processo seletivo da sua empresa por meio de estratégias desenvolvidas por especialistas em R&S. 

6 Estratégias de Headhunters para Impulsionar seu Processo de Recrutamento

1. Definição do perfil profissional do novo colaborador

A descrição de um profissional deve levantar mais do que a formação, as experiências e expertise que o cargo exige, mas aquelas competências que são igualmente essenciais em um colaborador: habilidades relacionadas ao relacionamento interpessoal, a curiosidade e a busca ativa por aquelas informações não tão óbvias.

Além de nortear as buscas e, sobretudo, a contratação, o momento de definição do perfil do novo colaborador é um momento de reflexão da própria empresa, que poderá observar a forma como o novo colaborador será ou não um agente de mudanças no clima organizacional, no senso de cooperação e de bem-estar entre todos os colegas de trabalho.

2. Busca ativa por profissionais

Outra das técnicas de especialistas em recrutamento e seleção é a de buscar ativamente por profissionais que reúnam as experiências e os conhecimentos necessários para suprir as demandas da vaga aberta em sua empresa.

É importante realizar busca ativa porque, ao divulgar vagas, você tende a receber aplicações somente de profissionais que estão buscando um novo emprego, enquanto há bons profissionais que estão estáveis em suas colocações atuais, o que faz com que não se apliquem espontaneamente. Dessa maneira, para atrair este perfil para o seu processo, o ideal é que você vá até ele.

3. Use busca Booleana no LinkedIn

Busca Booleana é um tipo de pesquisa que utiliza os operadores AND, OR e NOT na combinação de palavras-chave para adição, alternância ou negação entre os termos.

A busca por profissionais pautada na lógica booleana é uma das técnicas de especialistas menos difundidas entre as rotinas de recrutamento e seleção e consiste em utilizar alguns elementos lógicos em suas pesquisas em bancos de seleção, em redes sociais voltadas ao emprego e carreiras.

4. Invista em uma divulgação de qualidade

Uma divulgação de qualidade pode trazer grandes vantagens para um processo seletivo e para os profissionais que estão conduzindo. Confira as dicas dos especialistas da Foursales:

  • Divulgue sua vaga em vários canais, para garantir que atinja a maior quantidade possível de profissionais aderentes;
  • Não tenha receio de pagar por ferramentas de impulsionamento de divulgação, pois muitas vezes o custo x benefício é extremamente positivo;
  • Utilize nomenclaturas de cargo atrativas e alinhadas ao mercado, não necessariamente o nome formal do cargo;
  • Deixe claros os principais desafios, responsabilidades e expectativas da vaga;
  • Seja coerente e realista quanto aos requisitos, exigindo apenas características que são realmente necessárias à vaga.

5. Crie um funil de recrutamento

Assim como o processo de venda, o processo de recrutamento pode ser gerido através de um funil. Ou seja, você começa com várias pessoas no topo e vai tendo reduções conforme o funil se estreita, até chegar no seu contratado. 

No médio e longo prazo, após realizar um número relevante de vagas em áreas e cargos similares, você pode utilizar os dados médios de quebra do funil para criar previsões e planejar seu processo de recrutamento.

6. Crie roteiros para todas as interações com os candidatos

Um processo seletivo é composto, basicamente, por uma série de ferramentas de comparação entre os candidatos. Quando você aplica testes e avaliações, todos os profissionais estão sendo avaliados por um parâmetro comum, logo, é importante que as etapas humanizadas também sigam um padrão.

Ao criar um roteiro para as interações pessoais, como triagem e entrevista, você garante que as mesmas perguntas sejam feitas a todos os candidatos, criando um procedimento mais confiável e garantindo uma avaliação comparativa justa para os participantes.

Conclusão

Buscamos, hoje, demonstrar quais são os mecanismos mais utilizados por equipes especializadas em processos seletivos para que você, em sua empresa, possa ter mais sucesso em suas contratações.

Quer descobrir como colocar em prática cada uma das técnicas apresentadas acima?

Confira o e-book da Foursales: Técnicas de headhunters para turbinar o recrutamento.

A Foursales, uma das empresas da holding The Foursales Company, é atualmente a maior referência em recrutamento, seleção e avaliação de profissionais de vendas & marketing na América Latina. Saiba mais em: www.foursales.com.br

Compartilhe esse artigo:
Posts relacionados