Não é novidade que a pandemia levou o comércio a se adaptar a novos modelos de venda, para evitar um prejuízo ainda maior nos negócios. O que muitos não esperavam é que essa nova experiência de compra mudaria a expectativa dos consumidores e viria a se tornar o futuro do varejo.
A partir de agora, marcas que desejam alavancar as vendas precisam se destacar e se aproximar do público-alvo, fazendo bom uso de recursos como a inovação, personalização e conforto. Tudo isso integrando diferentes canais de comunicação.
Pensando nisso, surge o conceito de Business of Experience, onde as empresas focam todo o negócio na promoção de experiências aos compradores, de acordo com o que eles esperam e o que vai agradá-los.
Adotar essa estratégia é importante porque torna o varejo adaptável às constantes mudanças do consumidor, além de garantir maior força competitiva, mais engajamento com o público e a melhoria dos fluxos de trabalho.
Dessa forma, fica evidente a necessidade de investimento em alguns pontos:
- A criação de novas oportunidades de compra, tanto em lugares físicos quanto digitais;
- Transformação das lojas físicas em espaços que conquistam a lealdade dos consumidores;
- Deixar claro quais são os valores da marca e demonstrar compromisso com os mesmos, por meio de experiências significativas. Atualmente, as compras de um indivíduo refletem cada vez mais seus princípios e crenças pessoais;
- Torne todo o modelo de operações do seu negócio transparente. Mostre aos clientes o que a marca tem feito e que não há nada para esconder. Isso também lhes ajudará a encontrar pontos de melhoria nos procedimentos da organização;
- A utilização de dados para personalizar e enriquecer a vivência dos compradores com a empresa, visando um maior retorno monetário.
Esse último ponto é de extrema importância, pois é a partir dele que seu negócio encontrará novas formas de otimizar a experiência e levar maior satisfação ao cliente.
O varejo e a presença omnichannel
Durante a pandemia, os consumidores passaram a fazer suas compras de maneira virtual e descobriram que nem sempre é preciso se deslocar para obter o que precisam.
Sendo assim, mesmo após o período de quarentena, eles não abriram mão dessa experiência de compra e os comércios enxergaram a necessidade de continuar investindo na onipresença digital.
Atualmente, as pessoas dividem seu tempo na internet entre várias plataformas, e quando se lembram de algo que precisam ou desejam, é importante que as marcas estejam ali disponíveis para compra.
Desse modo, com o crescimento das compras digitais, as lojas físicas deixaram de ser a etapa final do funil de vendas e se tornaram parte da experiência de descoberta e atração do público-alvo.
Como os profissionais de vendas podem se preparar para o futuro?
Assim como em todas as outras profissões, é preciso investir no aprendizado contínuo.
Um vendedor que se preocupa em aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades consegue se manter sempre atualizado sobre o funcionamento do mercado e a necessidade dos consumidores.
Contudo, ele não deve se preocupar com isso sozinho. As empresas também precisam oferecer treinamentos se desejam ter profissionais preparados para o futuro do varejo.
Estudar, participar de eventos presenciais e manter um contato próximo com o público-alvo da marca é fundamental para manter o seu negócio relevante no mercado.