Não é novidade que os negócios nos mais diferentes segmentos vem passando por transformações profundas, mas o que poucos sabem é que em meio a essas constantes mudanças, selecionar o profissional adequado vem se tornando uma tarefa ainda mais complexa. Nesse cenário, o trabalho dos headhunters tem sido cada vez mais demandado no mercado, apesar de nem sempre esta seleção especializada ser estritamente necessária ou até mesmo viável. Neste artigo explicaremos quais são os tipos de headhunters, quais são as diferenças entre seus serviços, quando contratá-los e quanto cobram.
Tipos de headhunters e sua utilidade
O headhunting é um serviço altamente especializado de recrutamento e seleção de candidatos. Por sua natureza de “serviço” conta com uma subjetividade grande em termos de tipos de fornecedores, variando tanto em termos de estrutura, especialidade, modelo de recrutamento e até no nível de seriedade do trabalho.
Como cliente, você pode dividir os tipos de empresas de headhunting em dois grupos:
1 – Headhunters “Traders”: Aquelas empresas mais orientadas ao fechamento da vagas. Nestas, abre-se a vaga e a meta do recrutador é apresentar os candidatos que já estão no seu banco de dados no menor tempo e ao menor custo possível. Neste grupo estão aquelas empresas que costumam enviar os candidatos que estão disponíveis no mercado e geralmente são mais conhecidos no setor.
- Quando usar: Em casos de demandas grandes de vagas, com baixo impacto estratégico e que necessitam de grande velocidade.
2 – Headhunters “On demand”: Consultorias focadas em aumentar a qualidade do recrutamento dos clientes. Nestas, para cada projeto entregue, são realizadas várias entrevistas focadas nas especificidades do cargo. Neste grupo, a abordagem é mais consultiva. Procura-se entender e resolver problemas mais profundos do recrutamento. Para isso acontecer, geralmente se usa o “hunting” em profissionais que estão em concorrentes ou em empresas benchmark nos desafios da posição do cliente.
- Quando usar: Apropriado para cargos mais importantes para o desenvolvimento da empresa.
Como avaliar qual é o melhor caminho a seguir?
A diferença está em que tipo de problema você precisa resolver. A empresa que cobra de 70% a 100% do salário vai alocar um recrutador junior para triar de cinco a sete currículos e vai entrevistar e recomendar três candidatos. Já a empresa que cobra 250 a 350% vai ter um grande pipeline de candidatos. Ela vai entrevistar diversos profissionais já com pré-requisitos adequados, para selecionar os 20% “curva A”, ou seja, os que demonstram ser os melhores do mercado.
Quanto cada perfil de headhunters vai custar?
Com o cenário acima pode-se imaginar que os preços cobrados podem variar muito em cada um dos dois tipos de consultoria. Por exemplo: para contratar um gerente regional – com média de salário abaixo de R$ 15 mil – existem “traders” que vão cobrar de 70% a 100% do salário mensal e existem consultorias “on demand” que vão cobrar 18 a 23% da remuneração anual (250 a 350% do salário mensal).
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