A era da personalização: atendendo às demandas do cliente moderno. Ao contrário do que se imagina, ao comprar em uma loja o cliente moderno não se preocupa somente em receber o seu produto. Atualmente, a jornada de compra se tornou um fator muito importante para que ele se fidelize a um determinado estabelecimento.
A tendência para o futuro é que as empresas que mais se aproximam dos consumidores serão as que mais gerarão taxas de crescimento de receita.
Ou seja, para se destacar em meio às infinitas possibilidades de serviços no digital, é preciso abrir mão da comunicação vertical e focar na experiência do cliente. Nesse cenário, o atendimento personalizado faz toda a diferença.
O que é atendimento personalizado?
Assim como o próprio nome já diz, o atendimento personalizado está relacionado ao conjunto de práticas desenvolvidas para fazer os compradores sentirem que possuem uma experiência única e diferenciada ao frequentarem uma determinada loja.
Essa prática passou a ser levada mais em consideração a partir do surgimento do “consumidor 5.0”. Estas são as pessoas que utilizam a internet para executar inúmeras atividades, dentre elas consumir produtos e serviços digitais e físicos.
O público 5.0 espera não somente a boa qualidade da mercadoria, mas também se preocupa com o posicionamento da marca e a experiência no site ou aplicativo desde o primeiro contato até a pós-venda.
Esses atendimentos personalizados podem ser desde o envio de um vídeo de instruções após a compra até solicitar aos clientes que avaliem sua experiência com a marca.
Por que investir no atendimento personalizado?
Em primeiro lugar, porque contatos não personalizados se tornam um risco em uma realidade de baixa fidelidade. Isso significa que, atualmente, os consumidores veem a personalização como padrão para engajamento.
Em segundo lugar, é preciso considerar as características do consumidor 5.0. Essas pessoas influenciam a decisão de outros consumidores, suas necessidades moldam os produtos e as estratégias das marcas, ele valoriza a possibilidade de poder comprar a qualquer hora sem precisar se deslocar e, principalmente, valoriza o relacionamento e a interação com as empresas.
Dessa forma, investir em experiências personalizadas atrairá cada vez mais clientes para o seu negócio e aumentar consideravelmente as suas chances de sucesso.
Quais os benefícios dessa personalização?
Assim como dito anteriormente, personalizar a experiência do cliente é fundamental para que ele se fidelize à marca e engaje com ela. Além disso, o atendimento personalizado influencia no comportamento do consumidor durante a jornada de compra.
A partir dessas interações, é possível coletar dados que possibilitam desenvolver ações ainda mais relevantes para o seu público-alvo, gerando valor a eles continuamente.
Como atrair e fidelizar o consumidor 5.0?
1. Use a tecnologia a favor do seu negócio
Como estão muito presentes no digital, os consumidores 5.0 costumam dar preferência às marcas antenadas às tecnologias. Por isso, invista na digitalização do seu negócio.
2. Produza conteúdo para fortalecer a imagem da marca
Tendo em vista a quantidade de opções que um cliente possui ao buscar por um serviço, é comum que ele utilize a internet como fonte de pesquisa antes de efetuar uma compra.
Dessa forma, produzir conteúdos de valor é uma estratégia muito válida para gerar autoridade para a marca, ao mesmo tempo, em que educa o consumidor.
3. Invista em ações omnichannel
Estar presente em todos os canais de comunicação digitais demanda que haja uma integração entre os mesmos.
Uma vez que estes canais trabalham de forma alinhada, é mais fácil colocar em prática a abordagem de vendas multicanal.
4. Atendimento rápido
A evolução das tecnologias fez com que as pessoas se acostumassem a receber respostas quase que imediatas. Sendo assim, elas também levam isso em consideração ao entrar em contato com uma loja e não esperam nada menos do que um atendimento rápido.
Conclusão
Tentar alavancar um negócio sem se adaptar à realidade do público-alvo apenas dificultará o seu crescimento. Ainda, utilizar de métodos engessados e ter a comunicação vertical como base apenas os afastará.
Por isso, em qualquer ramo é preciso estar constantemente atento tanto às inovações tecnológicas e como elas se aplicam ao mercado, quanto ao comportamento das pessoas com a chegada de novos recursos.
O que a sua empresa tem feito para personalizar as experiências e fidelizar o consumidor 5.0 na era da personalização?