Atualmente, muito se fala sobre Marketing. Cada vez mais surgem especialistas sobre o assunto e outros interessados em estudar esta área, tendo em vista que ela é uma peça chave para o crescimento de qualquer negócio.
Contudo, será que sempre foi assim? Como o Marketing evoluiu ao longo dos anos? Por que ele é de fato importante?
Para celebrar o dia do Marketing, comemorado em 8 de maio, vamos relembrar um pouco de sua história e discutir a relevância que ele possui para o mercado atualmente.
O surgimento do Marketing
O Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado, seja por meio de produtos ou serviços que interessem os consumidores.
Ele começou a ser estudado no início do século XX e os seus precursores surgiram em meados de 1940, no qual os primeiros estudos foram desenvolvidos por Walter Dill Scott e William J. Reilly. Enquanto Scott analisava a aplicação da psicologia na propaganda, Reilly tratava das leis de gravitação do varejo.
Diversos momentos históricos auxiliaram na evolução do Marketing, como os marcos da Revolução Industrial, o aumento populacional, o desenvolvimento tecnológico, do mercado de trabalho e da mão de obra. Contudo, o marco do seu progresso se deu no final do século XIX e começo do século XX, principalmente pela ampliação dos negócios, mercado, indústrias e corporações.
As fases de Evolução do Marketing
De acordo com Philip Kotler, a evolução do Marketing é dividida em etapas. São elas:
Marketing 1.0
Esse é o nome dado para a primeira fase do Marketing, no período das Revoluções Industriais, considerada a era dos Produtos.
Nesta época, o foco era no volume de produção, sem levar em conta a variedade e desejos. A prioridade era padronizar tudo, para que o valor do produto fosse baixo e ele chegasse a todos.
Marketing 2.0
A segunda fase é conhecida pela era da informação, e foi influenciada pela evolução econômica do século XX. O trabalho tinha como foco o comportamento do consumidor.
Nesta etapa, eles passaram a analisar os desejos e as necessidades dos clientes que tinham mais acesso às informações e questionavam o que realmente queriam comprar.
Marketing 3.0
Conhecida como “era do valor”, a terceira fase tem como foco não somente as necessidades do consumidor, mas também solucionar os anseios sociais.
Nesta época, houve também a inclusão da tecnologia, participação e globalização, onde as empresas passaram a oferecer produtos para suprir os desejos e objetivos da sociedade.
Marketing 4.0
Já neste período, tem-se o acesso à automatização, tecnologias, Marketing digital, internet, redes sociais, Marketing de conteúdo e outros temas relacionados às transformações que vêm acontecendo.
Assim, as estratégias das empresas passaram a ser elaboradas de acordo com essas evoluções, para garantir que as metas sejam atingidas e a organização cresça.
Marketing 5.0
Após a pandemia da COVID-19, surgiu a quinta fase do Marketing.
Aqui, a tecnologia passou a se unir com o bem-estar humano e começou a trabalhar a favor da qualidade de vida.
Qual a importância do Marketing para o sucesso de um negócio?
Muitos afirmam que o Marketing surgiu para entender as necessidades do consumidor, mas o seu trabalho vai muito além disso.
Estratégias de Marketing bem desenvolvidas são capazes de melhorar o relacionamento com os clientes e fidelizá-los, ajuda na construção de uma marca com boa reputação, auxilia a empresa a compreender o comportamento e as características dos consumidores e impulsionar as vendas.
Além disso, coopera com a tomada de decisões, torna o seu serviço diferente da concorrência e cria soluções com base nos dados coletados de sua demanda.
O Marketing ainda é responsável por contribuir com o cliente durante toda a jornada de compra, desde o primeiro contato com o produto até a sua aquisição.
Dessa forma, investir em bons profissionais para o setor de Marketing da sua empresa faz toda a diferença na forma como a empresa será vista pela sociedade, como ela atingirá o público-alvo e nas metas que a corporação deseja atingir a longo prazo.
Se o seu negócio ainda não possui essa área bem estruturada, é hora de começar a pensar no assunto e colocá-lo em prática.