Após o surgimento da pandemia de Covid-19, as experiências com o trabalho remoto evidenciaram, para muitos setores do mercado, o quanto é possível realizar as atividades sem estar presencialmente no escritório, inclusive gerenciar equipes mantendo a produtividade e o engajamento. Isso requer uma mudança de mindset e cultura organizacional, assim como exige a implantação de novas ferramentas de controle, gestão e comunicação, no entanto, essa nova perspectiva de modelo de trabalho tem ganhado cada vez mais força e, em muitos casos, se tornado uma ferramenta importante para atrair e reter talentos.
Antes mesmo do surgimento e crescimento da pandemia, os assuntos envolvendo qualidade de vida e equilíbrio entre vida profissional e pessoal já estavam entre os temas mais discutidos no mundo corporativo, tornando-se os principais desafios dos departamentos de Recursos Humanos. Após a experiência em grande parte das profissões com a adaptação forçada para o home office, a administração dos afazeres domésticos, os cuidados com filhos e a extensão do horário de trabalho acontecendo dentro de casa, fez com que assuntos como burnout, depressão, ansiedade virassem pauta em quase todos os ramos profissionais.
Com essa discussão em alta, os modelos e políticas do home office precisaram ser repensados e aperfeiçoados, e com isso a busca das empresas em proporcionar satisfação no trabalho aumentou. Neste contexto, a felicidade no trabalho passou a ser um tema mais valorizado e discutido pelas empresas, assim como a flexibilidade e autonomia passaram a ser as principais características almejadas pelos profissionais. Com isso, o anywhere office, modelo de trabalho que permite que o colaborador possa exercer suas atividades de qualquer lugar, ou melhor, no lugar mais favorável para que consiga trabalhar com excelência e prazer, se tornou uma opção bastante desejada.
A diferença do home office para anywhere office, é que este é exercido – literalmente – em qualquer lugar. Ele pode ser realizado em espaços de coworkings, em bibliotecas, em cafés, em hotéis, na casa de amigos/familiares ou onde a pessoa se sentir mais à vontade. Essa é uma liberdade que a internet proporciona. Tendo um computador e um bom wifi, qualquer lugar vira um escritório.
Essa quebra de paradigmas e abertura de fronteiras que o anywhere office proporcionou, chamou a atenção das empresas para que profissionais de todos os lugares do mundo pudessem fazer parte de seus processos seletivos, desencadeando assim a possibilidade de buscar os melhores profissionais do mercado, e não os melhores candidatos apenas de sua cidade ou país. Nesta condição, os profissionais brasileiros passaram a chamar a atenção de empresas estrangeiras.
“Os brasileiros são conhecidos por serem um povo muito resiliente e isso é importante para uma empresa americana que busca ampliar seu pool de talentos”, disse Flávio Tozetto, Gerente Sênior de Aquisição de Talentos Globais da Loadsmart. “Ao mesmo tempo, as habilidades técnicas e acadêmicas melhoraram drasticamente na última década em todo o Brasil. Então, estamos percebendo um grande sucesso com os profissionais brasileiros da nossa equipe que não apenas têm o know-how, mas sabem como fazer um ótimo trabalho em um mercado novo para eles.”
A Loadsmart, startup provedora de soluções de logística, é uma empresa americana que atualmente opera no Canadá e Estados Unidos, mas que se tornou cliente da Foursales justamente nessa busca por profissionais brasileiros. Já foram abertas vagas de Customer Support, Revenue/Sales Operations, Customer Success e Digital Marketing no Brasil. “O dia a dia do brasileiro o obriga a ser criativo e a saber lidar com imprevistos, essas características são almejadas por todas as empresas”, explica Flávio Tozetto.
A mão de obra brasileira está aumentando sua reputação no exterior. O déficit de certos profissionais nos Estados Unidos e Europa somado ao trabalho anywhere office, faz com que grandes organizações ampliem seus olhares para além das fronteiras. Pensando que o Brasil é um país continental, há muito potencial. Além disso, os gestores também estão entendendo a riqueza que uma equipe culturalmente diversa tem. “Dados indicam que quanto mais heterogêneas forem as equipes, mais produtivas elas serão. E quando falamos de aspectos que formam a personalidade de uma equipe, não podemos negar que ter pessoas de diferentes países agrega muito com o nosso modo de trabalhar, assim como nós agregamos muito a eles. Ou seja, ter diferentes culturas dentro de uma organização promove uma interação e uma troca de visão de mundo que faz com que nosso trabalho seja diferenciado”, complementa Tozetto.
Foi exatamente por esse motivo que Julia Bastos Gandra Tavares aceitou a proposta de largar seu antigo cargo que estava em pleno desenvolvimento para viver uma experiência em uma empresa americana que atende clientes do mundo todo. Algo que em outros tempos só seria possível se o profissional realizasse um intercâmbio ou decidisse viver em outro país. “Optei por aceitar a nova função na empresa Loadsmart, pois vi uma oportunidade de ampliar minha visão profissional. A gente tem o costume de entender que CLT é uma segurança, mas no fundo não é. O que nos faz crescer é de fato sair da zona de conforto. Eu saí da minha bolha e aumentei meu conhecimento em vários segmentos. Estou vivenciando a globalização, trabalhando com pessoas de diferentes países, aprendendo novas formas de posicionamento, e de modo de pensar. Nunca imaginei que meu mundo poderia se abrir tanto”, expõe.
Bruno Rocha Teixeira também foi contratado da Loadsmart e está muito satisfeito com essa nova chance. “O que me chamou a atenção é que é uma indústria que eu ainda não tinha trabalhado e tem um potencial de crescimento gigante. Essa oportunidade de aperfeiçoar meu inglês, entender o jeito americano mais pragmático e franco, está sendo muito interessante. E vejo que a maneira que estou trabalhando com mais flexibilidade e velocidade, é realmente o futuro. Percebo que o perfil trabalhador, mão na massa, do brasileiro é muito valorizado”, explica Teixeira.
O que atrai bastante os brasileiros a trabalharem para uma empresa estrangeira é o recebimento de salário com moedas mais valorizadas que o real, possibilitando assim, um crescimento financeiro considerável. Por isso, essa tendência de brasileiros buscando por posições no exterior tende a aumentar consideravelmente, e a Foursales está preparada para adaptar seus processos para auxiliar seus clientes estrangeiros na busca pelos melhores talentos no Brasil.