As 10 soft skills que todo profissional de marketing deve ter

4 minutos para ler

Uma carreira de sucesso exige muita preparação e aprendizado contínuo. Não é feita de um dia para o outro, e as experiências vivenciadas proporcionam mais conhecimentos e aprimoramento de habilidades. 

O profissional de marketing é um dos que encontram mais desafios, pois como a área é muito volátil e apresenta inovações constantes, por isso requer ainda mais atenção ao lifelong learning e adaptações que o mercado exige. 

Ter competências técnicas é imprescindível para ser um bom profissional. Se tratando de marketing é indispensável ter conhecimentos multidisciplinares, entender de diversos assuntos relacionados à área, pois todos se complementam, e perceber as mudanças de consumo, novas tecnologias, compreensão de público-alvo e a jornada do cliente, assim como a perspicácia para passar a mensagem de forma efetiva.

Contudo, o que há anos vem se destacando em profissionais que atingem o sucesso, vai além das competências técnicas. Profissionais que desenvolvem habilidades comportamentais conseguem superar os desafios que o mercado corporativo demanda. Um profissional de marketing tem que conhecer sobre pessoas, ele trabalha com as dores, necessidades, nuances abstratas do comportamento humano para realizar seu trabalho, e consegue aprender melhor sobre isso, analisando a si mesmo. 

Além disso, dentro das organizações, o profissional de marketing também tem o papel de incentivar pessoas, motivar a inovação, mostrar caminhos do futuro, trazer ideias novas e para isso, também precisa ter habilidades para tratar com os clientes internos da empresa, utilizando as soft skills tão necessárias. 

Mas quais são as soft skills que todo profissional de marketing deve ter? 

No podcast RaiseTheBAR, da The Foursales Company, o Bruno Mello, fundador e sócio-executivo do Mundo do Marketing, um dos maiores portais da área, conversou sobre o assunto e listou as principais habilidades demandadas atualmente. 

Mello, juntamente com sua equipe, produziu um relatório chamado “10 soft skills obrigatórias ao CMO”, que foi elaborado a partir da análise de dezenas de anúncios de vagas para esta posição e a partir de um levantamento realizado entre formadores de opinião e executivos que ocupam essa cadeira. Com isso, ele apresentou as habilidades que devem ser desenvolvidas por quem deseja ocupar o cargo mais alto na área de Marketing. 

Confira quais são:

1. Resiliência

Segundo Mello, a resiliência, ou seja, a capacidade de se adaptar facilmente, é a base para todas as demais. Com grandes transformações que o marketing apresentou nos últimos anos, ela se torna fundamental a qualquer profissional. 

2. Gerenciar riscos

A busca pelo novo tem que ser incansável, mas antes de tomar decisões é imprescindível analisar os riscos das adoções das práticas. 

3. Liderança

Para Mello, a liderança de Marketing deve ser um exemplo inspirador. O bom líder deve passar credibilidade e confiança para o CEO orientar a companhia conforme os seus objetivos. 

4. Orientação a resultados

O profissional de marketing precisa entregar resultados e demonstrá-los em seu dia a dia. A partir disso, ele pode priorizar, demandar, desenvolver suas ideias. 

5. Analítico Data Driven

O CMO deve olhar o passado para projetar o futuro e analisar o presente para indicar mudanças. Para conduzir isso é primordial ter uma base de dados confiável. Segundo Mello é necessário ter:  visão integrada de seus dados de marketing, abordagem mais ousada para otimização de campanhas e melhor segmentação de clientes existentes.

6. Relacionamento e influência

A capacidade de se relacionar bem com lideranças internas e seus próprios liderados está diretamente ligada à performance do time. O CMO acima de tudo é um vendedor de ideias, sonhos, propósito e posicionamento.

7. Gerenciamento de projetos e de equipes multidisciplinares

A gestão de projetos de marketing é algo complexo, pois envolve muitas ações, variáveis, ameaças e stakeholders. Hoje em dia, há uma escassez de profissionais que conseguem organizar as informações e demandar de maneira eficaz. 

8. Senso crítico

O CMO precisa analisar números, fatores externos e internos, tendências que vão impactar um grande número de pessoas. Não é possível tirar conclusões de sua intuição, mas é importante adquirir a habilidade de fazer distinções das informações utilizando o bom senso. 

9. Criar e desenvolver

O marketing tem que fazer acontecer. Deve ser o motor da companhia e o CMO é o piloto. É preciso criar novos caminhos e acelerar para obter grandes resultados. 

Bruno Mello aprofunda os conceitos na entrevista para o podcast RaiseTheBAR e apresenta uma soft skill bônus. Assista ao episódio na íntegra: 

Compartilhe esse artigo:
Posts relacionados