A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020 e mudou significativamente a forma como as empresas lidam com os dados de seus clientes. O impacto das transformações ocasionadas pela LGPD, também mudará a atuação das equipes de Vendas e Marketing.
A partir dessa norma, definida pela Lei 13.709/2018, foram estabelecidas orientações padrões para a coleta, o armazenamento e o tratamento de informações pessoais dos consumidores das corporações.
Além disso, ela também tem como principais objetivos ampliar a segurança de gestão de dados nas empresas e garantir o direito à proteção e à privacidade.
Sabendo disso, é preciso entender como essas mudanças impactam diretamente nas estratégias de vendas e marketing. Neste artigo, você entenderá como a LGPD mudará o trabalho dessas duas áreas e de que maneira as empresas podem se adaptar.
Aproveite a leitura!
As mudanças da LGPD em Marketing e Vendas
Desde que a lei entrou em vigor, as ações de marketing e vendas que envolvem a coleta de dados, como os formulários de cadastros em sites, devem se adequar à legislação.
Assim, as corporações precisam manter a transparência das informações que estão sendo recebidas e solicitar o consentimento dos titulares antes de utilizá-las para qualquer objetivo.
Além disso, a LGPD também teve efeito direto nos cargos e salários de ambas as áreas. A restrição do uso de cookies, por exemplo, impacta na eficiência das mídias pagas, levando à necessidade da criação de canais próprios de vendas.
Dessa forma, de acordo com a nossa a Pesquisa de Cargos e Salários de Vendas e Marketing 2023, cargos voltados para a criação de conteúdo de qualidade, como Content Manager e formação de comunidades engajadas, como Community Manager, Social Media Manager, ganharão mais força nos próximos anos.
Confira quais serão as principais mudanças previstas pela LGPD e como estas duas áreas poderão se adaptar a elas:
Consentimento explícito
Uma das principais mudanças trazidas pela LGPD é a necessidade de consentimento explícito para coleta, armazenamento e uso de dados pessoais.
Isso significa que as empresas não podem mais utilizar os dados dos clientes sem autorização prévia e específica. Para as equipes de vendas e marketing, os formulários de consentimento devem ser atualizados e claramente explicados.
Transparência
A LGPD exige que as corporações sejam transparentes sobre como usam os dados dos consumidores. Ou seja, elas devem informá-los sobre quais dados estão sendo coletados, como serão usados e quem terá acesso a eles.
Para as equipes de vendas e marketing, as práticas de coleta de dados devem ser revisadas e atualizadas, e as políticas de privacidade devem ser claras e fáceis de entender.
Armazenamento e segurança
A LGPD exige que as empresas armazenem os dados dos consumidores com segurança e os protejam contra acesso não autorizado.
Isso significa que o time de vendas e marketing precisa garantir que os dados dos clientes sejam armazenados com segurança e que os sistemas de segurança sejam atualizados regularmente.
Direito de acesso e retificação
A LGPD concede aos consumidores o direito de acessar e retificar seus dados pessoais. Por isso, as organizações devem atualizar os sistemas de gerenciamento de dados e garantir que os clientes possam acessar e corrigir seus dados facilmente. Isso também vale para as equipes de vendas e marketing.
Consequências por violações
A LGPD prevê consequências significativas para as empresas que violarem a lei. As multas podem chegar a 2% do faturamento da empresa, com um limite máximo de R$ 50 milhões por infração. Isso significa que as companhias precisam levar a sério a proteção de dados e garantir que estejam em conformidade com a LGPD.
Conclusão
Para se adaptar a essa lei, as equipes de vendas e marketing devem:
- Revisar suas práticas de coleta de informações;
- Atualizar seus formulários de consentimento;
- Revisar suas políticas de privacidade;
- Garantir que os dados dos clientes sejam armazenados com segurança e protegidos contra acesso não autorizado;
- Assegurar que eles possam acessá-los e corrigi-los facilmente.
Em resumo, a LGPD mudará significativamente a atuação das áreas de vendas e marketing, mas as empresas que se adaptarem à nova lei terão uma vantagem competitiva ao oferecer aos consumidores um maior nível de proteção e transparência em relação aos dados pessoais.