As empresas que são líderes em seus segmentos e se destacam no mercado têm características comuns quando se trata de realizar o processo seletivo de candidatos para suas vagas. Mas o que será que elas fazem de diferente?
Primeiramente elas prezam por passar uma imagem sólida para o público em geral, mostrando bons resultados, crescimento, preocupação com seus colaboradores. Esse cuidado com o Marketing também impacta no momento de contratar os melhores profissionais. A imagem consolidada aumenta a competitividade de vagas, pois mais pessoas terão vontade de fazer parte do quadro de colaboradores, tendo mais candidatos, mais chances de encontrar um bom profissional.
Uma outra peculiaridade de grandes empresas é o uso de ferramentas que tornam todas as etapas do processo seletivo mais eficientes, automatizadas e mais dinâmicas. Afinal, otimizar o tempo investido em cada etapa do processo seletivo contribui para a agilidade do trabalho dos responsáveis, economizando investimentos e também causa uma boa impressão para a pessoa que será contratada.
Essa otimização leva em conta recursos como a utilização de formulários próprios de candidaturas, inteligências artificiais e machine learning, conceitos que combinam tecnologias para uma seleção mais rápida e justa de perfis profissionais.
Outros pontos relevantes são a forma como as empresas utilizam seus mecanismos internos de contratação e, sobretudo, como as suas próprias mídias têm a força de captação de candidaturas, como suas redes sociais ou site próprio.
Na fase de recrutamento, as empresas que já possuem bons canais de comunicação utilizam seus meios oficiais tanto para a divulgação de suas vagas quanto para possibilitar a aplicação dos candidatos. Dessa forma, além de ter um maior controle sobre o formato das informações cadastradas, há também maiores possibilidades de candidatos que já tenham um fit cultural com a empresa, se candidatem.
As maiores organizações têm o costume de investir em treinamentos para seus colaboradores e com isso os preparam para ocupar cargos maiores e evoluírem em suas carreiras. Por isso é bastante comum que as grandes empresas utilizem mecanismos de recrutamento internos, especialmente ativados por meio de mapeamento de talentos e de plano de carreiras, possibilitando que os colaboradores já imersos no clima da empresa e compartilhando de seus valores, possam avançar em seus cargos.
Assim, destaca-se, novamente, a forma como iniciativas para a manutenção do bem-estar dos colaboradores costuma ser fundamental para o sucesso dessas empresas, bem como de seus processos seletivos.
Já na fase de seleção também existem pontos interessantes com o uso de tecnologias que permitem que o processo seletivo seja mais rápido, simples e dinâmico. Como por exemplo:
Testes de triagem on-line
Uma dessas tecnologias que está sendo cada vez mais utilizada é o teste de triagem on-line. Essa ferramenta possibilita já verificar se o candidato tem o entendimento, a compreensão e a aplicação de conceitos lógicos, ou seja, os conhecimentos específicos sobre o cargo para o qual o candidato se aplicou. Informações como recursos de software, entendimento legal sobre a área ou, ainda, formulações éticas, por exemplo, podem ser avaliados de forma simples pela empresa contratante, uma vez que esses resultados também são automaticamente apurados.
Currículos em vídeo
Outra etapa que também se torna cada vez mais comum em empresas de todos os portes, mas que já é corriqueira nas maiores empresas do mercado é o currículo em vídeo, que consiste em ser uma ferramenta para a análise da desenvoltura de um candidato, de seu planejamento e, sobretudo, de seu potencial de comunicação.
Uma das vantagens desse formato de seleção é, sem dúvida, a forma remota e assíncrona de avaliação de um candidato, dispensando grandes investimentos por parte da empresa e, ainda, o deslocamento daquele que fez a aplicação.
Automatização de resultados
Um aspecto que chama a atenção na forma como as empresas de sucesso contratam é a automatização de resultados, que vão desde as etapas de pré-seleção – quando os currículos passam por uma primeira e, normalmente, automatizada etapa de avaliação até o momento da aplicação de testes. Os resultados dos testes chegam aos candidatos sem que seja necessária uma intervenção humana também.
Dessa maneira há um melhor aproveitamento de aspectos temporais do processo seletivo, bem como a possibilidade de uma melhoria contínua por parte da empresa em seus processos como um todo.
Atendimento personalizado ao candidato
A tecnologia ajuda em muitos aspectos, mas o diferencial humano continua sendo muito importante. Os valores de uma empresa são, sempre, reflexo do que elas já fazem em termos de relacionamento com seus colaboradores, fornecedores e com todos os seus parceiros, independentemente do nível em que atuem, se mais ou menos estratégicos e todos eles também são vistos no momento de um processo seletivo, sobretudo pela forma como a empresa trata todos os candidatos que estão participando dele.
Assim, o atendimento personalizado às demandas dos seus candidatos acaba por figurar como um dos princípios da empresa, seja no atendimento às dúvidas que possam surgir no decorrer do processo seletivo em si, seja no momento em que o novo colaborador ingressa em suas carreiras.
Esse atendimento humanizado acaba por gerar um maior vínculo do colaborador com a empresa, permitindo que ele, naturalmente, se ajuste às novas demandas de trabalho, aproveite mais os treinamentos e, ainda, acaba também por reduzir os índices de turnover, tornando os investimentos realizados no processo seletivo melhor aproveitados, seja pela empresa, seja por seus candidatos.
Busca através de parceiros estratégicos
Estabelecer parcerias estratégicas com empresas que já executam mapeamento de talentos, que são especializadas em recrutamento e seleção e que contam com headhunters experientes é uma das formas de otimizar processos seletivos e isso já está se tornando cada vez mais comum em empresas de sucesso.
Algumas das vantagens em contratar profissionais especializados em recrutamento e seleção seriam: privacidade para cargos mais estratégicos e não ter a necessidade de expor a empresa, mostrando alguma perda de domínio ou fraqueza para seus concorrentes. Também a diminuição do tempo investido pelos colaboradores do RH em todo o processo e, principalmente, contratações mais assertivas, pois os especialistas, além de terem mais experiência, possuem meios como banco de dados, que ajudam a encontrar o profissional ideal.
O conjunto de várias ações possibilita maior sucesso no processo seletivo
Certamente, as melhores e mais bem-sucedidas empresas do mercado são aquelas com valores sólidos, que investem em seus colaboradores desde o processo seletivo, que é mais humanizado, mais rápido e, certamente, mais proveitoso.
Os investimentos em tecnologias para recrutamento e seleção também parecem ser peça-chave para o sucesso dessas empresas no mercado, uma vez que, através deles, é possível ganhar mais espaço para dar atenção àquelas fases mais fundamentais do processo, como o momento das entrevistas, por exemplo.
Ferramentas tecnológicas, inteligências artificiais, machine learning e fases realizadas de forma totalmente remota revelam vantagens como valorização do tempo da equipe responsável e da pessoa que se candidata, atenção ao bem-estar dos candidatos ao longo do processo seletivo e elevação dos seus valores organizacionais, o que deve ser norte para qualquer contratação.
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