Há algumas semanas publicamos a primeira parte de um guia sobre como recrutar e selecionar profissionais da área comercial.
Este guia, que que será dividido em uma série de artigos, traz dicas práticas e informações relevantes sobre as principais etapas para um bom recrutamento.
- Como organizar seu projeto de recrutamento e seleção para a área comercial.
- Como selecionar os melhores profissionais
Hoje vamos nos ater ao segundo tópico. Nesse aspecto, há três alternativas:
- Divulgação em banco de dados;
- Uso do seu network;
- Hunting.
1 – Banco de dados
Em relação a essa alternativa, o melhor caminho é investir nos sites já conhecidos no mercado. Bancos de dados têm uma lógica muito simples: os candidatos vão aplicar os currículos naqueles sites que eles conhecem – e os que eles conhecem muito provavelmente são os mesmos que você conhece. Ou seja, Catho, Vagas, Empregos.com e InfoJobs. Esses são os quatro que mais estão em evidência atualmente.
Evite os sites menores. Apesar de eles cobrarem apenas cerca de 60% do valor dos maiores, eles entregam muito menos que os sistemas mais estabelecidos. Esse é mais um caso onde o barato sai caro. Se for para escolher entre os maiores, eu recomendaria o Catho ou o Vagas, que são os que hoje funcionam melhor para encontrar bons candidatos. Porém, como o mundo dos banco de dados é bastante dinâmico, vale testar os demais que não estiver usando ao menos uma vez por ano.
2 – Networking
Quando você quer encontrar clientes qualificados, o networking por meio das pessoas com as quais você já faz negócio pode ser uma boa alternativa, certo? A mesma lógica funciona no processo de recrutamento e seleção. Bons candidatos geralmente conhecem bons candidatos. Essa é uma premissa de recrutadores que funciona muito bem para você também.
Faça a seguinte análise: “Quem eu conheço que são bons profissionais e que podem ter bons profissionais para indicar?”. Uma indicação qualificada pode encurtar o caminho e levar você a profissionais com o perfil e as habilidades que você procura.
3 – Hunting
Você pode fazer hunting dentro de seus concorrentes ou dentro de um segmento específico. Mas, nestes casos, vai precisar de mapeamento e abordagem específicos. O hunting mais fácil para encontrar bons candidatos é aquele feito pelo LinkedIn. Para caçar talentos nessa rede social, siga os seguintes passos:
- Vá na área de Busca Avançado do LinkedIn.
- Digite no campo de pesquisa o(s) cargo(s) ou termo(s) para fazer uma primeira triagem.
- Em seguida, selecione os filtros de busca que são relevantes para sua vaga, tais como: segmento, cidade.
- O resultado dessa pesquisa irá dar um panorama de disponibilidade de candidatos.
- Escolha os que mais se encaixam com o que você busca.
- Adicione a pessoa, clicando em conectar.
- Envie, junto com a solicitação de conexão, uma pequena nota explicando o objetivo do contato.
Uma dica importante para encontrar bons candidatos
Muitas pessoas são mais fechadas em relação à sua rede de contatos. Por isso, é fundamental incluir essa nota explicando porque está querendo se conectar. Se possível, nessa apresentação, inclua dados de contato, dando a opção de o profissional continuar a conversa fora do LinkedIn, sem necessariamente ter que incluir você na rede dele.
Caso você queira se aprofundar no assunto, também indicamos esse vídeo em nosso canal do Youtube.
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A Foursales foi a pioneira no recrutamento, seleção e assessment especializados exclusivamente em área comercial. Através de uma metodologia pioneira de avaliação de profissionais de vendas e marketing, auxilia empresas dos mais variados portes, segmentos e nacionalidades a garantirem os melhores profissionais destes departamentos em suas equipes.