Retornar ao mercado de trabalho após uma pausa na carreira é um desafio e tanto. E essa volta pode parecer ainda mais complexa no cenário atual, com tantas mudanças acontecendo, de maneira tão rápida, em diversas áreas.
Para orientar os profissionais que estão vivendo essa situação e também ajudar empresas que recebem candidatos com esse perfil, conversamos com Carol Fishman Cohen, CEO da iRelaunch, consultoria especializada na criação de programas para recolocação no mercado de trabalho. Sua palestra no TED tem mais de 1,6 milhões de visualizações.
Em uma entrevista exclusiva para a equipe de Jornalismo da Foursales, Carol fala sobre as principais dificuldades que os profissionais que estão voltando ao mercado de trabalho enfrentam e aponta os caminhos para superar esses desafios.
Reconstruindo a confiança para retornar ao mercado após uma pausa na carreira
Dedicar-se integralmente aos filhos ainda é uma das principais razões para que profissionais escolham se afastar do mercado de trabalho. Cuidar de membros da família, tratar um problema de saúde ou mesmo tirar um período sabático para seguir interesses pessoais são outros motivos que fazem as pessoas suspenderem suas carreiras por um tempo.
Mas seja qual for a razão dessa pausa, o retorno ao mercado sempre apresenta desafios em comum. Segundo Carol, entre os principais obstáculos enfrentados pelos profissionais nesse retorno, destacam-se:
- Entender o que deseja fazer.
- Renovar a confiança em si mesmo.
- Recuperar redes de contato.
- Atualizar as habilidades, de acordo com a área de trabalho.
A especialista detalha quais são as ações que ajudam os relaunchers (como ela chama os profissionais que estão relançando suas carreiras) a voltarem ao mercado. Acompanhe!
1 – Entenda o que você quer fazer
Nesse tempo em que você esteve afastado, você mudou e o mercado mudou. Pode ser que seus interesses já não estejam alinhados ao segmento no qual você trabalhou anteriormente. Antes de sair procurando vagas nessa área, avalie o que você realmente quer fazer.
2 – Retome contatos antigos
Depois de um tempo sem trabalhar, talvez você já não se enxergue como um profissional – e se veja apenas como uma mãe, um pai etc. Neste sentido, é importante que você volte a falar com quem o conhecia no mercado de trabalho. Carol explica que essas pessoas têm uma “visão congelada” em relação à sua imagem como “profissional”, e podem ajudá-lo a retomar a carreira e a recuperar a confiança em si mesmo.
3 – Pratique sua fala para recuperar a confiança
Outra maneira de recuperar sua autoconfiança é praticando a maneira como irá descrever o seu background profissional. “Não importa se você está falando com uma parede, com o telefone ou com o seu parceiro. A prática é o que fará sua fala fluir de maneira mais natural e, com isso, a sua confiança irá crescer”, indica.
4 – Fale publicamente sobre o seu retorno
Você deve divulgar o máximo que puder essa sua retomada da carreira. “É importante sair de casa e falar publicamente sobre sua procura por um novo trabalho. Dessa forma, você fará conexões que, por fim, irão direcioná-lo a novas oportunidades”, aconselha Carol.
5 – Atualize-se
Muitas coisas podem ter mudado desde que você parou de trabalhar. Por isso, buscar cursos de atualização é fundamental para se recolocar no mercado. Isso pode envolver fazer cursos online e presenciais, ir a eventos. É uma rotina que precisa fazer parte de sua vida de agora em diante.
O que fazer antes de dar um tempo na carreira
Se você está pensando em sair do mercado de trabalho por um tempo, é importante tomar alguns cuidados para que, quando decida retomar sua carreira, o retorno aconteça mais facilmente.
Segundo Carol, se você quer manter-se atualizado durante o período afastado, deve:
- Identificar e seguir os principais especialistas da sua área – acompanhando seus sites, blogs, podcasts, livros e outros conteúdos.
- Continuar conversando com colegas de profissão, para ficar por dentro de novos produtos, novos conceitos, tendências e outras mudanças no mercado.
- Revisar conhecimentos e práticas fundamentais do seu mercado que não tenham mudado ao longo do tempo. “Por exemplo, os princípios fundamentais da análise de risco financeiro podem ser basicamente os mesmos, o que mudou foram as tecnologias e ferramentas utilizadas nesse trabalho”, frisa.
- Juntar-se às associações do seu segmento, participando das atividades e eventos organizados pela instituição para manter-se atualizado e continuar expandindo seu networking.
Erros a serem evitados no processo de recolocação
Além de entender o que fazer, também é importante entender qual caminho evitar no retorno ao mercado de trabalho. Carol indica os três principais erros dos profissionais nesse sentido:
1) Ir direto para o desenvolvimento de currículo e realização de entrevistas sem parar para reavaliar a sua visão em relação à carreira e ao seu perfil profissional atual.
2) Não investir tempo e esforço para se tornar um especialista em sua área novamente.
3) Tentar retomar a carreira apenas enviando currículos online, sem se desafiar a sair de casa e encontrar novas pessoas e fazer novos contatos.
“Não assuma que você irá voltar a fazer o mesmo trabalho que fazia antes. Você talvez escolha retornar à mesma área, mas também pode decidir fazer algo indiretamente relacionado à sua profissão anterior ou ainda tomar um caminho totalmente diferente”, aponta a especialista.
E se você está pensando que o seu erro foi ficar muito tempo fora do mercado de trabalho, saiba que não existe um “prazo de validade” para recuperar sua carreira.
Carol ressalta que, entre a comunidade de profissionais que ela atende no iRelaunch, existem desde pessoas que suspenderam suas carreiras por um ano até aquelas que ficaram mais de 20 anos sem trabalhar.
“Nós descobrimos que a idade ou a quantidade de anos afastado não interfere no sucesso dos relaunchers. O que mais faz diferença no retorno ao mercado é a forma como as pessoas redescobrem o que querem fazer nessa retomada da carreira e também a determinação para fazer o que é preciso para se atualizar e recuperar seu espaço profissional”, comenta.
Agora, queremos saber:
- Você está tentando retomar sua carreira?
- Quais são os principais desafios que enfrenta nesse sentido?
- Tem alguma dica para compartilhar com outras pessoas que estejam tentando voltar ao mercado?
Esperamos que essas informações possam ajudá-lo a entender o melhor caminho para sua recolocação profissional!