Há diversos motivos pelos quais o e-mail pode colaborar para consolidar sua marca e ampliar a fidelidade de clientes, mesmo que muitos ainda considerem o marketing por e-mail restrito apenas a vendas.
Entre as diversas estratégias disponíveis no marketing digital, uma se destaca por ser crucial para o reconhecimento de uma marca e essencial para estabelecer um relacionamento com o público, além de fortalecer a imagem corporativa: a integração entre branding e e-mail marketing.
E para se destacar, consolidar a posição da empresa, fidelizar e alcançar novos clientes, continue lendo e saiba como o e-mail pode ser utilizado como uma ferramenta de branding.
Boa leitura!
O que é branding?
O branding, ou gestão de marca, surgiu como uma estratégia para construir e reforçar a imagem de uma marca, incorporando valores como confiança, identidade e propósito. Com o objetivo de estimular o diálogo e estreitar laços com seu público-alvo, as empresas empregam essa abordagem para apresentar sua identidade.
Portanto, é fundamental realizar um estudo aprofundado do mercado e do público-alvo ao qual sua empresa deseja focar. Isso permite verificar se o posicionamento adotado está alinhado e possibilita o desenvolvimento de um planejamento adequado.
Isso porque, quanto mais alinhadas estiverem as ações da empresa com os atributos da marca, maior será a aceitação e o engajamento por parte do público.
Qual é a relação entre branding e e-mail?
O e-mail oferece a chance de estabelecer um contato direto com os consumidores que, se adequadamente segmentados, podem contribuir consideravelmente para o aumento do ROI (retorno sobre investimento) de qualquer campanha de marketing digital.
Por exemplo, ao desenvolver sua campanha de e-mail marketing, é crucial destacar sua marca de maneira assertiva, transformando sua empresa em uma fonte confiável para os consumidores.
Dessa forma, é possível construir autoridade e transmitir a confiança de que sua empresa é líder no que faz, posicionando-se como a primeira escolha para solucionar quaisquer problemas.
Além disso, manter sua marca em evidência no cotidiano dos clientes é vital sempre que surgirem novidades no mercado.
Com um planejamento cuidadoso e uma execução bem organizada, as chances de alguém cancelar a inscrição diminuem, garantindo que sua empresa mantenha visibilidade constante para o seu público-alvo.
Como conciliar branding e e-mail
- Tenha um tom de voz;
- Encontre sua identidade visual;
- Envie e-mail de boas-vindas;
- Desenvolva landing page alinhada com a identidade;
- Crie uma frequência de envio;
- Segmente e personalize.
1. Tenha um tom de voz
Qual deve ser o tom da comunicação da sua marca? Deve ser sério ou amigável? Formal ou informal? A personalidade da comunicação de uma marca precisa estar alinhada com a linguagem do público-alvo e com a identidade da própria marca.
Mantendo um tom nos e-mails que reflita seus valores, uma marca consegue transmitir confiança e credibilidade aos seus clientes.
2. Encontre sua identidade visual
Naturalmente, o nosso cérebro busca por padrões, e essa tendência é fundamental para a percepção da marca e reconhecimento mais rápido. Portanto, a forma mais eficaz de alcançar isso é desenvolvendo uma identidade visual que esteja em harmonia com os objetivos da empresa.
É interessante se manter atento a certos pontos, como, por exemplo:
- As fontes, cores e o layout estão de acordo com a identidade da empresa?
- O logotipo está sendo aplicado de forma correta?
- As informações da sua empresa estão dispostas da forma correta?
- A mensagem de e-mail inclui uma assinatura profissional?
Tudo isso colabora para que a empresa seja imediatamente reconhecida, fortalecendo ainda mais a confiança com os consumidores.
3. Envie e-mail de boas-vindas
O e-mail de boas-vindas é uma excelente chance para estabelecer o tom do relacionamento por e-mail. É muito comum que empresas que estão online ainda não aproveitam essa estratégia.
Comunicar ao novo usuário o que esperar do relacionamento futuro tornará essa conexão muito mais pessoal entre a marca e o cliente, fortalecendo o branding.
Isso não só faz com que o cliente se sinta mais engajado, mas também reduz o risco de sobrecarregá-lo com e-mails que talvez não sejam de seu interesse.
Para fortalecer essa relação, é possível, por exemplo, incluir uma nota pessoal ou a assinatura do CEO no primeiro e-mail enviado. Outra forma é dar aos usuários a opção de selecionar com que frequência deseja receber seus e-mails, podendo ser semanalmente, mensalmente ou outro intervalo de sua preferência.
4. Desenvolva landing page alinhada com a identidade
O processo de vendas por e-mail só está completo com uma página de destino personalizada para a oferta mencionada no seu e-mail.
Se pensarmos no cliente, é extremamente frustrante receber uma oferta tentadora, clicar no “call to action” com entusiasmo e, então, ser direcionado para uma landing page confusa ou que não contém a oferta prometida.
Caso o e-mail e a landing page estejam pedindo que o cliente execute uma ação específica, é importante deixar isso claro e explicar exatamente como o cliente deve proceder.
5. Crie uma frequência de envio
Assim como é importante ser consistente no tom, o envio também deve ser frequente.
Um bom exemplo é quando enviam dezenas de e-mails em um curto período. Esteja atento em como a audiência se sente recebendo as mensagens da empresa para manter o engajamento, interesse e a confiança na marca.
6. Segmente e personalize
Uma empresa que não investe na segmentação de suas listas e na personalização de suas mensagens pode estar deixando passar uma valiosa oportunidade de ampliar o branding de sua marca.
Direcionar uma lista de e-mails possibilita o envio de conteúdo ao cliente adequado no momento oportuno. Naturalmente, mensagens precisas têm muito mais sucesso em atrair clientes.
Sendo assim, a junção do branding e e-mail marketing pode trazer diversas vantagens, como:
- Aumento das taxas de abertura e conversão;
- Redução no número de desistências na lista de e-mails;
- Fortalecimento da confiança com o cliente;
- Visibilidade que a marca de fato compreende as necessidades de cada um.
Formas de fortalecer o branding na assinatura de e-mail
- Conscientização de marca;
- Apresente as conquistas da empresa;
- Multiplique o número de seguidores e engajamento;
- Compartilhe eventos;
- Mostre a possibilidade de recebimento de feedbacks.
1. Conscientização de marca
É possível promover uma marca através da assinatura de e-mail, uma estratégia simples que não requer constantes atualizações de banners.
Desenvolva um banner atraente utilizando a assinatura de e-mail profissional e aplique-o tanto nas assinaturas de seus funcionários quanto na sua própria, e não se esqueça de adicionar detalhes importantes, como contato e marca corporativa. Dessa forma, sempre que um e-mail for enviado, a sua marca estará sendo promovida.
Essa é uma das melhores maneiras de ampliar o reconhecimento de marca entre clientes em potencial e clientes que já estão fidelizados sem fazer grandes movimentações.
2. Apresente as conquistas da empresa
É comum que empresas certificadas pelo GPTW sejam estimuladas a incluir o selo em suas assinaturas de e-mail.
Isso permite que, tanto a comunicação interna quanto a externa, destaquem essa conquista, expandindo o alcance da notícia e levando-a a um público mais amplo.
3. Multiplique o número de seguidores e engajamento
É comum que assinaturas de e-mail contenham ícones de redes sociais. Adicioná-los através da sua plataforma de gerenciamento de assinaturas de e-mail é uma maneira fácil de impulsionar o engajamento nas mídias sociais.
E adicionar esses ícones pode estimular os destinatários a seguir em diferentes plataformas, interagir de forma diferente, com o que a empresa pública.
4. Compartilhe eventos
Caso a empresa organize eventos online, é possível adicionar um link para a página de inscrição no seu banner. Assim, toda comunicação empresarial contribuirá para atrair mais pessoas.
Para empresas que promovem eventos constantemente, essa costuma ser uma das técnicas mais adotadas, com a possibilidade de gerenciar as assinaturas com o link do evento, conforme o calendário proposto inicialmente.
5. Mostre a possibilidade de recebimento de feedbacks
O feedback do cliente é uma ferramenta muito importante para o branding, independente do departamento. E a sua assinatura de e-mail pode ser um bom lugar para estimular esse tipo de feedback.
Isso pode ser feito através de elementos interativos no próprio e-mail, por exemplo, dizendo algo como “seu feedback é valioso para nós” e direcionar os clientes para uma página com o feedback.
Essa página pode conter perguntas relacionadas à experiência do cliente, com possibilidade de ser classificado por estrelas ou um questionário simples.
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- Personalizar e gerenciar usuários;
- Criar assinaturas de e-mail para cada usuário ou criação em massa;
- Inventário digital com login e acessos ao e-mail corporativo;
- Identificar colaboradores sem assinatura de e-mail;
- Acesso a diagnósticos de qualidade dos domínios da empresa;
- Criar grupos personalizados com regras de acesso;
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