Cultura de vendas campeã: como construir.

4 minutos para ler

O início de um novo ano é visto pela grande maioria das empresas como uma oportunidade de estabelecer mudanças e buscar melhorias em diversos setores, inclusive na área de vendas.

Neste sentido, um dos pilares mais importantes para garantir o engajamento e o alto desempenho das equipes é a cultura. Trabalhá-la é fundamental para que não só os vendedores, mas a organização como um todo consiga ter sucesso.

Neste artigo, apresentaremos o conceito de cultura de vendas e como implementá-lo no seu negócio.

O que é cultura de vendas?

A cultura de uma empresa está relacionada aos valores, crenças e comportamentos que orientam as ações e interações dos colaboradores. Quando se trata do time de vendas, ela está firmada em 5 pilares: foco no cliente, trabalho em equipe, comunicação eficaz, inovação e criatividade e liderança motivadora.

Dessa forma, para estabelecer uma cultura positiva e motivadora, é essencial investir no aprimoramento das habilidades da equipe, definir processos transparentes e garantir uma remuneração adequada.

Como construir uma cultura de vendas engajadora?

Manter uma cultura saudável não é uma tarefa fácil, então é preciso que os gestores se empenhem em transmiti-la aos seus liderados e tenham em mente alguns fundamentos importantes. A seguir, confira quais são eles:

1 – Definir metas e objetivos precisos

É fundamental que os membros da equipe compreendam suas responsabilidades e sua relevância para a estratégia da empresa. Os líderes devem definir metas tangíveis e mensuráveis, proporcionando à equipe clareza e orientação.

2 – Oferecer capacitações

Para que a equipe de vendas alcance suas metas e evolua em suas carreiras, é essencial que os líderes proporcionem oportunidades de treinamento e desenvolvimento. Isso engloba workshops, formações internas e externas, além de iniciativas de mentoria.

3 – Criar um ambiente de trabalho positivo

O ambiente de trabalho influencia diretamente na motivação e eficiência da equipe. Assim, é fundamental que os líderes desenvolvam um ambiente que seja acolhedor, inclusivo e propício ao bem-estar dos colaboradores.

4 – Definir regras e métodos claros

Para que a equipe de vendas funcione bem, os líderes devem criar regras claras e constantes. Isso envolve definir como se comunicar com os clientes, os passos para concluir uma venda e as políticas de pós-vendas.

5 – Agir como referência de conduta

Os líderes de vendas precisam exemplificar o comportamento desejado para a equipe. Devem ser ativos, respeitáveis, íntegros e éticos, aderindo às mesmas normas que pedem aos seus liderados.

Como garantir que a cultura de vendas seja colocada em prática de maneira eficaz?

Assim como dito anteriormente, manter uma cultura eficaz e engajadora não é uma tarefa fácil. Por isso, para garantir que ela será aplicada de forma correta, algumas ações também são fundamentais:

  • Escolha o líder adequado para liderar sua equipe de vendas;
  • Desenvolva uma cultura onde o alinhamento seja fundamental;
  • Estabeleça os papéis e responsabilidades de todos os membros da equipe;
  • Coordene vendas e marketing quanto aos incentivos;
  • Implemente processos de operação regulares;
  • Forneça plataformas digitais e software para o time;
  • Defina metas e indicadores claros para evitar dúvidas.

Outro fator muito importante para estabelecer uma cultura de vendas consistente é a contratação assertiva de profissionais. Hoje em dia, a compatibilidade de um profissional com a cultura empresarial desempenha um papel determinante em sua performance e contribuição para a organização. Portanto, esteja atento ao fit cultural dos candidatos ao realizar processos de recrutamento e seleção.

Por fim, outra dica valiosa para contratar profissionais que agreguem à cultura de vendas da sua empresa é contar com uma consultoria especializada. Para as vagas de alta gestão de Vendas e Marketing, as maiores empresas do mundo contam com a Foursales.

Nós surgimos com o propósito de ser a consultoria de R&S mais assertiva do mundo em encontrar e comparar profissionais de vendas e marketing. Nossos dados falam por si:

  • 100% de projetos entregues no prazo;
  • 97% de candidatos contratados que permaneceram na empresa após o prazo de garantia;
  • 81% de vagas fechadas com os primeiros 3 a 5 finalistas;
  • 94,4% é a nota atual de NPS da Foursales, sendo uma das mais altas do segmento.

Quer recrutar os melhores profissionais de Vendas e Marketing do mercado e criar uma cultura de vendas campeã?

Fale conosco: https://www.foursales.com.br/

Compartilhe esse artigo:
Posts relacionados