O marketing de conteúdo é uma tendência que já vem sendo amplamente discutida e implementada nos últimos anos, mas que consolidou sua importância ainda mais em 2023.
Hoje em dia, as empresas entendem que apenas ter um bom produto ou serviço não é o suficiente para atrair potenciais clientes. É preciso entregar valor ao público-alvo para atraí-lo, e o marketing de conteúdo é uma peça fundamental para que isso seja feito de maneira assertiva.
Neste artigo, você conhecerá os aspectos-chave dessa estratégia de marketing e como utilizá-la para impulsionar as suas vendas.
O que é marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo é uma estratégia voltada para a produção de materiais relevantes ao seu público-alvo, como e-books, vídeos, textos, posts informativos e podcasts. Seu principal objetivo não é promover diretamente a marca, mas aproximar os potenciais clientes ao resolver dores e sanar dúvidas que eles possuem.
Dessa forma, quando a sua empresa produz um conteúdo rico e relevante ao público-alvo, é natural que ele seja compartilhado para outras pessoas e, a longo prazo, converta em vendas.
Em síntese, o marketing de conteúdo visa alcançar quatro fases distintas: educar o público, estabelecer autoridade no tema, influenciar a decisão de compra e converter o leitor/consumidor em um defensor da marca.
Por que investir nessa estratégia?
O mundo está cada vez mais conectado à internet. De acordo com um levantamento da União Internacional de Telecomunicações, uma agência da ONU, aproximadamente 51% da população global já desfruta de acesso à internet, indicando que mais da metade do planeta está agora oficialmente integrada ao cenário digital.
Além disso, o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, divulgado pela We Are Social e Hootsuite, revela que as pessoas passam mais de 100 dias por ano conectadas, resultando em uma média global de uso de internet de cerca de 6 horas e 43 minutos por dia.
Desse modo, ao analisar esses dados, entende-se a importância das empresas investirem recursos para criar visibilidade online e se destacarem da concorrência.
5 dicas para impulsionar suas vendas com marketing de conteúdo
Assim como dito anteriormente, o marketing de conteúdo não visa promover diretamente a marca, e sim influenciar na conversão de vendas a longo prazo.
Pensando nisso, separamos 5 dicas que vão te ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio com essa estratégia.
1. Crie conteúdo para os 3 estágios do funil de vendas
Se a gestão do funil de vendas está sendo feita corretamente, torna-se mais simples identificar as perguntas e orientações adequadas para visitantes, leads e prospects.
Portanto, ao planejar o conteúdo a ser criado, considere essa informação para garantir que atenda às necessidades de cada etapa do funil.
Em resumo, uma estratégia efetiva de marketing de conteúdo deve alinhar os materiais criados com o momento específico em que o lead se encontra, impulsionando seu avanço no funil e colaborando para o fechamento do negócio.
2. Invista em estratégias de SEO
Para manter um alto ranqueamento orgânico nos resultados de busca, como Google e Yahoo, sem depender de anúncios pagos, sua empresa deve investir em otimização do site e em estratégias de SEO para vendas.
O Search Engine Optimization consiste em otimizar as páginas do seu site e blog para que os motores de busca os encontrem facilmente e os recomendem a quem pesquisa termos relacionados.
Por exemplo, usar palavras-chave de maneira estratégica em seus conteúdos aumenta a probabilidade de os motores de busca sugerirem seus artigos.
3. Forneça respostas simplificadas ao seu público-alvo
Identifique as dúvidas mais comuns do público sobre seu produto ou serviço. Com essas perguntas em mãos, se planeje para fornecer respostas simples e diretas.
Essa abordagem não apenas esclarece as dúvidas, mas também ajuda a determinar temas para seus conteúdos, seja em blogs, vídeos ou redes sociais. O objetivo é facilitar respostas aos potenciais clientes no momento crucial de sua jornada de compra.
4. Promova seu conteúdo em diferentes canais digitais
Para aumentar as visualizações, compartilhamentos e, por conseguinte, impulsionar as vendas do seu produto ou serviço, é recomendável que o conteúdo da sua empresa esteja presente em todas as plataformas de mídias em que seu público-alvo se encontra.
Logo, não se engane pensando que o marketing de conteúdo se limita apenas à alimentação de um blog em um site. Você pode compartilhar o mesmo conteúdo em diferentes canais, adaptando a abordagem de acordo com a plataforma.
5. Utilize e-mail marketing
O e-mail marketing é considerado uma ferramenta poderosa para direcionar usuários ao seu site. Aproveite esse canal para atrair o público e motivá-los a clicar nos conteúdos compartilhados.
Caso você ainda não esteja familiarizado com essa estratégia, entenda que ela envolve o envio regular de mensagens aos leads e clientes por e-mail, garantindo que estes continuem recebendo informações importantes para sua jornada de compra e mantenham a conexão com a sua empresa.
Descubra quais foram as estratégias de Marketing de Conteúdo que se destacaram em 2023
Agora que você já sabe da importância do marketing de conteúdo para aumentar a visibilidade, o posicionamento de marca e a conversão em vendas de uma marca, é hora de começar a colocar essa estratégia em prática. Para isso, nada melhor do que aprender com aqueles que entendem do assunto.
O Sales & Marketing Awards aconteceu no dia 24 de outubro e premiou os principais cases de vendas e marketing de 2023. Na categoria de marketing de conteúdo, o iFood foi premiado pelo trabalho realizado neste ano.
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