O marketing de conteúdo cresceu exponencialmente nos últimos anos, se tornando uma das principais estratégias para atrair clientes. Em um mundo digital, uma marca que não tem visibilidade on-line está perdendo oportunidades, por isso, cada vez mais empresas investem em ações de marketing que envolvam conteúdos úteis para seus possíveis clientes e que possibilitam um envolvimento maior com a marca.
Em um mundo repleto de informações e canais, os consumidores mostram-se cada vez mais interessados em interagir com as marcas e são as ações de marketing de conteúdo que viabilizam esse processo. Por meio de conteúdos relevantes, como artigos em blog, e-books, posts em redes sociais, etc. a marca consegue sanar dúvidas e dores de seus possíveis clientes, assim como educar, de forma sutil, sobre o valor de seus produtos e serviços.
Com a criação de uma imagem positiva, a possibilidade de gerar negócios aumenta, por isso o marketing de conteúdo se torna relevante para atrair, converter e fidelizar clientes. Contudo, é uma estratégia complexa, que exige planejamento, mensuração e, principalmente, constância.
Vitor Peçanha, Co-fundador da Rock Content e uma das principais referências em marketing de conteúdo, participou do podcast RaiseTheBAR e comentou sua visão sobre a estratégia, além de dar dicas para profissionais desempenharem boas performances.
Ele destacou que uma empresa que consegue bons resultados com marketing de conteúdo, tem uma produção de conteúdo recorrente e está ligada a uma estratégia. “É necessário ter seus esforços de conteúdos atrelados à relação de receita, mensurar os KPIs, assim como ter uma consciência na sua estratégia de criação de canais próprios”, observou Peçanha.
“O segredo do marketing de conteúdo é conseguir atingir o público-alvo quando, como e da forma que ele precisa”, ressalta Peçanha. Ele mostra que as premissas básicas do marketing ainda se mantêm relevantes quando evidencia que é preciso saber para quem falar, ou seja, focar na segmentação de público e abordá-lo nos canais que ele utiliza. “E é preciso insistência na produção de conteúdo, produzi-lo por muito tempo e saber promovê-lo”, salienta.
Outro ponto importante da entrevista é que Peçanha reforçou que é necessário fazer bem o básico, somente assim é possível pensar em novas possibilidades. “Não adianta ficar pensando em metaverso, NFT, se você não tem o básico bem feito”, explica. “No futuro tudo vai ser marketing de conteúdo. O que tem que ser pensado é na jornada e alinhar todos seus especialistas do time em uma só estratégia. A visão em silos tem que morrer, assim como o próprio marketing de conteúdo e eu vou ajudar a matar”, enfatiza.
Utilizando de bom humor, o especialista deu uma verdadeira aula para profissionais que querem entender mais como utilizar o marketing de conteúdo estrategicamente. Assista ao episódio na íntegra: