O Marketing de Influência é uma estratégia que consiste em desenvolver ações em parceria com pessoas que exercem influência sob potenciais clientes de uma marca.
Tais influenciadores, ao conquistar a confiança do público, conseguem interferir nas decisões de compra dos mesmos em prol de uma determinada empresa.
Dentro do marketing de influência, é a pessoa pública quem cria a mensagem à sua maneira e com a linguagem que já está acostumada a usar com o seguidores, sem muita interferência da marca.
Dessa forma, eles conseguem fazer publicidade de uma maneira criativa, mesclando com conteúdo, sem que as pessoas se sintam interrompidas, como acontece nos comerciais de TV e nas propagandas transmitidas pelo YouTube.
Além disso, a mensagem propagada pelos influenciadores também possui muita credibilidade nas redes sociais porque muitos se preocupam em divulgar somente marcas que confiam e que foram previamente testadas por eles.
O crescimento do Marketing de Estratégia
De acordo com a Influencer Marketing Hub, uma das principais ferramentas de marketing do mundo, o investimento na estratégia de Influência passou de US$1,7 bilhão para US$13,8 bilhões entre 2016 e 2021.
Além disso, a pesquisa anual da Influency.me, realizada em 2022, mostra que 67% das marcas pretendem aumentar o orçamento destinado para campanhas com influenciadores, enquanto 27% planejam manter o mesmo budget e outras 6% pensam em diminuir o valor.
Um terceiro estudo, realizado pela Tomoson, afirma que empresas que aderem ao Marketing de Influência obtêm resultados mais efetivos e têm o retorno médio de US$6,50 para cada dólar investido. Já as empresas mais bem-sucedidas chegam a ter o retorno na casa dos 20 para 1.
Já no Brasil, essa estratégia tem crescido cada vez mais por um simples motivo: nós somos o 3º país que mais consome redes sociais no mundo, segundo a Comscore.
Em dezembro de 2022, havia 131.506 milhões de contas ativas nas redes, que totalizaram um consumo de 356 bilhões de minutos. Em suma, cada usuário gastou 46 horas de conexão por mês.
Isso significa que, se os brasileiros passam tanto tempo conectados, basta que os influenciadores estejam nas redes certas para que suas publicidades alcancem um número grande de pessoas.
Como trabalhar o marketing de influência no seu negócio?
Para aplicar essa estratégia no planejamento de marketing do seu negócio, é preciso dominar e seguir os seguintes passos:
1 – Planejamento
O ponto de partida para qualquer ideia é o planejamento. Defina os objetivos, o público-alvo e qual mensagem será transmitida.
Nessa etapa, você também pode desenvolver o briefing que posteriormente será enviado aos influenciadores.
2 – Escolha dos influenciadores
Faça uma pesquisa por influenciadores relacionados ao nicho do seu negócio. Você pode procurar por eles tanto no Google quanto nas redes sociais.
Neste momento, é importante levar em consideração três aspectos:
- Se o influenciador é relevante no segmento da sua marca;
- Se a quantidade e a qualidade de pessoas que ele atinge faz sentido para o seu negócio;
- Se o influenciador realmente gera impacto positivo e cria conteúdos relevantes para a audiência que possui.
Filtre essas personalidades de acordo com os perfis que mais se encaixam com o seu público-alvo. Depois, entre em contato para negociar os valores.
3 – Coloque o planejamento em prática
Após fechar contrato com os influenciadores, é hora de definir o cronograma das publicações, aguardar os conteúdos que eles enviarão e aprová-los.
4 – Acompanhe os resultados
Para entender o alcance da campanha, se ela foi bem sucedida e quais efeitos gerou, é importante acompanhar as métricas.
Colete os dados das publicações com os perfis contratados e analise a performance individual de cada um, para saber qual trouxe mais resultados e entender quais foram os gatilhos utilizados para isso.
Dessa forma, é possível saber o que pode ser replicado e o que deve ser melhorado nas próximas campanhas.
O Marketing de Influência é uma estratégia que vem sendo cada vez mais utilizada por grandes marcas, principalmente pelos grandes resultados que alcança.
Se você ainda não o conhecia, é hora de estudar se vale a pena implementá-lo no planejamento da sua empresa e quais benefícios a longo prazo ele pode trazer para o crescimento do negócio.