o futuro do varejo: experiências omnichannel e lojas físicas reinventadas o futuro do varejo: experiências omnichannel e lojas físicas reinventadas

O futuro do varejo: experiências omnichannel e lojas físicas reinventadas

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Não é novidade que a pandemia levou o comércio a se adaptar a novos modelos de venda, para evitar um prejuízo ainda maior nos negócios. O que muitos não esperavam é que essa nova experiência de compra mudaria a expectativa dos consumidores e viria a se tornar o futuro do varejo.

A partir de agora, marcas que desejam alavancar as vendas precisam se destacar e se aproximar do público-alvo, fazendo bom uso de recursos como a inovação, personalização e conforto. Tudo isso integrando diferentes canais de comunicação. 

Pensando nisso, surge o conceito de Business of Experience, onde as empresas focam todo o negócio na promoção de experiências aos compradores, de acordo com o que eles esperam e o que vai agradá-los.

Adotar essa estratégia é importante porque torna o varejo adaptável às constantes mudanças do consumidor, além de garantir maior força competitiva, mais engajamento com o público e a melhoria dos fluxos de trabalho.

Dessa forma, fica evidente a necessidade de investimento em alguns pontos:

  • A criação de novas oportunidades de compra, tanto em lugares físicos quanto digitais;
  • Transformação das lojas físicas em espaços que conquistam a lealdade dos consumidores;
  • Deixar claro quais são os valores da marca e demonstrar compromisso com os mesmos, por meio de experiências significativas. Atualmente, as compras de um indivíduo refletem cada vez mais seus princípios e crenças pessoais;
  • Torne todo o modelo de operações do seu negócio transparente. Mostre aos clientes o que a marca tem feito e que não há nada para esconder. Isso também lhes ajudará a encontrar pontos de melhoria nos procedimentos da organização;
  • A utilização de dados para personalizar e enriquecer a vivência dos compradores com a empresa, visando um maior retorno monetário.

Esse último ponto é de extrema importância, pois é a partir dele que seu negócio encontrará novas formas de otimizar a experiência e levar maior satisfação ao cliente.

O varejo e a presença omnichannel

Durante a pandemia, os consumidores passaram a fazer suas compras de maneira virtual e descobriram que nem sempre é preciso se deslocar para obter o que precisam. 

Sendo assim, mesmo após o período de quarentena, eles não abriram mão dessa experiência de compra e os comércios enxergaram a necessidade de continuar investindo na onipresença digital. 

Atualmente, as pessoas dividem seu tempo na internet entre várias plataformas, e quando se lembram de algo que precisam ou desejam, é importante que as marcas estejam ali disponíveis para compra.

Desse modo, com o crescimento das compras digitais, as lojas físicas deixaram de ser a etapa final do funil de vendas e se tornaram parte da experiência de descoberta e atração do público-alvo.

Como os profissionais de vendas podem se preparar para o futuro?

Assim como em todas as outras profissões, é preciso investir no aprendizado contínuo.

Um vendedor que se preocupa em aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades consegue se manter sempre atualizado sobre o funcionamento do mercado e a necessidade dos consumidores. 

Contudo, ele não deve se preocupar com isso sozinho. As empresas também precisam oferecer treinamentos se desejam ter profissionais preparados para o futuro do varejo.

Estudar, participar de eventos presenciais e manter um contato próximo com o público-alvo da marca é fundamental para manter o seu negócio relevante no mercado.

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