Os principais modelos de recrutamento comercial e o perfil do vendedor ideal

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Realizamos uma pesquisa com centenas de profissionais, com o objetivo de descobrir quais são os principais desafios enfrentados por gestores comerciais e profissionais de Recursos Humanos durante o recrutamento comercial de vendedores de alta performance, descobrimos um cenário preocupante:

75% dos gestores entrevistados disseram que não têm uma metodologia de recrutamento comercial de vendedores – ou sabem que precisam aperfeiçoar a que usam.

Entre aqueles que afirmaram possuir um modelo de recrutamento e seleção para a área comercial, observamos que, no que diz respeito à captação, as ferramentas de apoio mais utilizadas estão:

  • Linkedin;
  • Network;
  • Indicação;
  • Anúncio de vaga;
  • Captação de currículos no site.


Já no processo de seleção, as seguintes metodologias foram citadas:

  • Apenas entrevista;
  • Análise de currículo e experiências anteriores;
  • Avaliação das habilidades comerciais;
  • Seleção de currículos, dinâmica de grupos e entrevista final;
  • Avaliação do nível comportamental – testes de personalidade;
  • Teste de conhecimentos;
  • Análise da aderência ao projeto de implantação;
  • Entrevista com RH e, depois, com o gestor – decisão em conjunto;
  • Sem modelo específico, mas com o auxílio do RH para avaliação comportamental.

Porém,  a maioria dos gestores não indicou modelos bem estruturados, com estabelecimento de metas e objetivos para cada etapa.

Recrutamento comercial: Perfil do vendedor ideal para a empresa

Mas a questão é: ao fazer os processos citados acima (realizar testes e dinâmicas, avaliar o currículo, fazer entrevistas), o que os líderes de vendas procuram no profissional? Quais são as características e/ou habilidades que eles buscam no candidato durante o recrutamento comercial?
Na pesquisa, perguntamos aos gestores o que eles consideram como “o vendedor ideal”. As qualidades citadas a seguir foram as que mais se destacaram nas respostas.

  • Motivado, engajado e proativo;
  • Direcionado para fechamento;
  • Criativo e determinado;
  • Organizado e estratégico;
  • Alinhado ao perfil da empresa;
  • Com alto nível de conhecimento técnico;
  • Com experiência na área;
  • Com alta capacitação e conhecimento de mercado;
  • Bom comunicador e carismático;
  • Possui visão empreendedora;
  • Que tenha brilho nos olhos e paixão por vendas.

Você pode perceber que, entre as características citadas pelos gestores no que diz respeito ao perfil de vendedor ideal, grande parte está ligada à personalidade e ao comportamento do profissional – proativo, determinado, engajado, criativo, organizado etc.

Diferente dos conhecimentos técnicos, essas habilidades são mais difíceis de serem ensinadas depois da contratação. Por isso, é fundamental dar prioridade e prestar atenção nas características comportamentais já na hora da seleção do profissional.

Queremos saber:

  1. Qual é o modelo utilizado em sua empresa para recrutamento e seleção de profissionais da área comercial?
  2. Por que esse modelo é utilizado?
  3. Qual é o seu perfil de vendedor ideal?

Deixe um comentário com suas opiniões e dúvidas. Quanto mais conhecermos o seu ponto de vista, mais poderemos oferecer informações que possam ajudá-lo a recrutar um time campeão de vendas e/ou ajudar você, vendedor de alta performance, a encontrar o seu lugar. 

Sobre a Foursales

A Foursales é pioneira no recrutamento, seleção e assessment especializados exclusivamente em área comercial. Através de uma metodologia pioneira de avaliação de profissionais de vendas e marketing, auxilia clientes dos mais variados portes, segmentos e nacionalidades a garantirem os melhores profissionais destes departamentos em suas equipes.

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