Plano de Cargos e Salários: como e o que fazer para implementá-lo com sucesso

6 minutos para ler

Reter bons profissionais e incentivá-los a entregar resultados com excelência é fundamental para o crescimento de uma empresa. Contudo, para que isso seja feito de maneira eficiente, é importante que a distribuição das funções e a remuneração de cada uma delas seja feita de forma justa e organizada. Para isso, existe o plano de cargos e salários.

O que é o Plano de Cargos e Salários?

Este conceito está relacionado a uma política interna, que tem como principal objetivo organizar as ocupações existentes em uma corporação e garantir que a remuneração destas esteja segundo o proposto pelo mercado.

Além disso, o plano de cargos e salários é responsável por definir quais critérios serão utilizados para o desenvolvimento profissional de um colaborador na empresa e como isso pode ser colocado em prática de maneira democrática.

O que acontece quando não se tem um plano de cargos e salários?

Um plano de cargos e salários envolve a estruturação das funções na empresa, a partir da definição de três questões essenciais: o que cada colaborador precisa fazer, entregar e saber.

O fazer está relacionado às funções e responsabilidades de cada colocação, enquanto a entrega diz respeito ao desempenho e resultados esperados e o saber às competências técnicas e comportamentais requeridas.

Quando a empresa não possui esse planejamento pré-estabelecido, ela não consegue lidar com questões fundamentais, como explicar as diferenças salariais entre um funcionário e outro.

Dessa forma, as equipes não saberão o que precisam fazer para evoluir salarialmente e se desenvolver profissionalmente na corporação.

Isso não somente provocará sentimentos de injustiça, mas abrirá espaço para favoritismos, afetará o clima organizacional e, por consequência, prejudicará a produtividade do colaborador.

Benefícios de um plano de cargos e salários

Por outro lado, quando se tem uma arquitetura de cargos bem definida e um plano de salários alinhado a isso, tudo fica mais fácil.

Isso significa que os gestores terão um controle maior do gerenciamento de custos da folha de pagamento e saberão justificar as diferenças salariais.

Assim, a empresa conseguirá praticar a meritocracia, o grau de confiança dos profissionais na organização aumentará e os riscos trabalhistas serão minimizados.

3 itens essenciais em um plano de cargos e salários

Agora que você já conhece os benefícios de um plano de cargos e salários, é hora de entender o que é preciso para que ele seja considerado um sucesso. Considere esses três itens essenciais:

  • Quando uma empresa tem controle dos seus custos salariais;
  • Quando ela possui estabilidade para aumentar a remuneração e tomar decisões de promoção;
  • Quando os colaboradores confiam no sistema organizacional.

Contendo essas três características, seu planejamento será eficiente, a gestão de pessoas do seu negócio será conduzida com transparência e objetividade e os funcionários terão maiores expectativas de carreira na empresa.

Como implementar

Existem diversos métodos para implementar o plano de cargos e salários em uma organização, mas a mais utilizada é a metodologia de pontos. Ela é mais objetiva, analítica e pode ser montada com réguas de pontuação específicas para cada área do seu negócio.

Além disso, existem os métodos não quantitativos. Estes são aconselhados para as empresas que possuem um número pequeno de cargos. São eles:

  • Comparação binária, onde há comparação de cargos para entender quais são mais complexos que outros;
  • Método de escalonamento, com a escala de crescimento e complexidade;
  • Método de curva de maturidade, pouco utilizado e mais ligado a empresas de pesquisa.

Poucos profissionais se especializam em cargos e salários, muitas vezes por envolver lógica matemática, mas os resultados obtidos por esses planejamentos valem o esforço.

Passo a passo para implementar o método de pontos

1) Descrição dos cargos da empresa

A descrição dos cargos é a base estrutural da gestão de pessoas. Aqui, as estruturas da empresa são desenhadas com cada área, os cargos que as compõem e a sequência de carreira.

2) Régua de avaliação 

Depois, é importante definir uma régua de avaliação segundo o grau de complexidade de cada função.

Para cada fator estabelecido nesta régua, como problemas e soluções, grau de autonomia, grau de impacto nos processos e grau de demanda de especialização técnica, uma fórmula define o peso que eles possuem na pontuação. 

3) Elaboração da tabela salarial

Ela é formada por um conjunto de faixas, onde cada conjunto corresponde a uma quantidade de pontos.

Assim, por meio de fórmulas, é feito o encontro do valor de pontos com o valor dos salários, para montar a hierarquia coerente de evolução salarial conforme a complexidade do cargo.

4) Definição da política

A política de cargos e salários está relacionada às regras, aos critérios e procedimentos para contratação, promoção e o surgimento de novos cargos.

A partir de normas bem definidas, a gestão de pessoas não se torna desorganizada e nem age com favoritismo com alguns funcionários.

5) Analise o cenário da sua empresa

Quando uma empresa não possui um plano de cargos e salários, é normal que ela acabe não cumprindo algumas diretrizes a respeito de piso salarial.

Por isso, é importante analisar o cenário do seu negócio e o que pode ser feito para que a remuneração seja a mais correta possível.

Para fazer essas adequações, observe as pessoas que ocupam os cargos e quais salários possuem prioridade, em um primeiro momento, em consonância com o orçamento e a área administrativa financeira.

Ao começar a executar o planejamento de adaptações, você já possui um plano de cargos e salários.

É importante garantir que ele aconteça na prática e fazer a manutenção dele. Não se esqueça de que esse plano é vivo e precisará passar por modificações no decorrer do percurso, alinhadas com a evolução da empresa.

É importante lembrar, também, da importância de atualizar a tabela salarial, de acordo com as atualizações do mercado de trabalho. Caso essas revisões não sejam feitas, todo o planejamento realizado anteriormente será desperdiçado.

Aprenda mais sobre plano de cargos e salários

Depois de aprender sobre o conceito, os benefícios e como implementar um plano de cargos e salários na sua empresa, que tal aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o assunto?

O Gestão de Pessoas, programa da The Foursales Company sobre tendências e boas práticas de RH, contou com a presença de uma especialista no tema.

Denise Lustri, Fundadora da Cohros, falou de maneira muito didática sobre como implantar um plano de carreira segundo a realidade do seu negócio. Confira o episódio na íntegra aqui.

Compartilhe esse artigo:
Posts relacionados