Ainda que subjetivas, as ações de RH trazem retornos substanciais tanto em capital humano quanto em capital econômico. Saiba como calculá-los.
Investir em boas contratações, em treinamento e em reorganização das rotinas de trabalho são formas de demonstrar resultados, prestar contas e, ainda, melhorar as estratégias do setor de RH a fim de alavancar seus resultados.
Embora medir o retorno sobre o investimento das ações de RH seja uma tentativa de mensurar, em números, algo que quase sempre é subjetivo, é essencial buscar por formas de metrificar resultados, possibilitando verificar de forma objetiva o retorno dessas ações e investimentos.
Confira, hoje, o que é o ROI e como essa ferramenta pode contribuir para uma melhor análise dos resultados das ações da empresa sobre a gestão, treinamentos e os demais investimentos na área do RH visando a melhoria contínua dos trabalhos.
Investimentos em RH trazem retornos substanciais para empresas dos mais diversos setores
Através de investimentos realizados em novas contratações e em treinamentos é possível levar mais valor para equipes de trabalho em diversos setores de uma empresa, incluindo o próprio RH.
É essencial frisar que a área de RH é um dos cores de uma empresa, pois supervisiona múltiplas frentes como a administração de recursos destinados a treinamentos e inovação, avaliação do trabalho, remuneração de equipes e, ainda, para a contratação de pessoal.
Em relação à contratação e ao treinamento, é essencial que a área de RH tenha os olhos atentos para novas tendências, melhorando o seu desempenho e, sobretudo, as contratações que necessitar fazer.
Ao fazer contratações acertadas
Investimentos em RH, sobretudo em capacitação e em inovação, melhoram de forma significativa a experiência da empresa em realizar novas contratações para as suas mais diversas áreas.
É essencial que a empresa contratante esteja sempre alinhada com tendências e necessidades do mercado, buscando de forma ativa por profissionais qualificados, que possam trazer aquele vigor tão fundamental para que ela possa se manter sempre ativa.
Em algumas contratações, no entanto, sobretudo aquelas relacionadas à gestão, pode ser essencial buscar por uma headhunter parceira, representando um investimento na própria forma do RH de gerir contratações.
Ao treinar equipes de trabalho
O treinamento de equipes de trabalho é um investimento que pode ser realizado tanto no RH quanto, através do RH, em outras áreas da empresa.
Através da inovação e da oferta constante de formação continuada, podemos perceber benefícios em múltiplas frentes, aumentando o rendimento das equipes de trabalho e, ainda, criando novas formas de executar tarefas, representando economia a longo prazo.
É importante destacar que todas as empresas podem inovar e que isso nem sempre tem relação direta com a implementação de tecnologias.
A inovação está relacionada com a forma de realizar um trabalho, que pode ser modificada de forma positiva ao longo do tempo, melhorando o desempenho de quem o executa.
Isso se dá através de metodologias ativas, instauração de procedimentos, que possam melhorar o fluxo do trabalho, a forma como os registros do próprio trabalho são criados e acompanhados e, ainda, diversos outros pontos que podem ser positivamente impactados.
Calcule o ROI das ações de RH da sua empresa
O ROI – Return over Investment – é uma formulação para que uma empresa possa calcular a lucratividade que um determinado tipo de investimento lhe trouxe.
Quando se trata dos investimentos realizados no RH, seja através de contratações ou de treinamentos, há sempre um retorno que pode ser, embora muitas vezes subjetivo, mensurável.
Através do ROI, que é o Retorno sobre Investimento, podemos tentar nos aproximar de um valor que possa determinar se uma ação trouxe lucros para uma empresa ou não.
O cálculo do ROI deve levar em conta as seguintes informações:
- Os valores investidos em uma determinada ação de treinamento ou em uma contratação específica;
- Os valores que podem ser percebidos como gerados diretamente por meio dessas ações de RH, sejam elas de treinamento ou de contratação.
A partir dessas informações, a formulação é simples:
(Retorno – Investimento) / Investimento = ROI
Para muitas empresas, a apuração do retorno sobre as ações de RH pode ser difícil de se apurar, sobretudo naquelas áreas que não tratam diretamente com montantes significativos em termos financeiros, como o setor de atendimento, por exemplo.
Nesse caso, é importante frisar que mesmo aquelas respostas mais objetivas podem ter – e certamente terão – um impacto positivo também nos números da empresa.
O que levar em conta no momento de calcular o ROI de uma ação realizada pelo RH de uma empresa?
Uma empresa presta serviços de TI e conta com um setor de teleatendimento, em que os chamados são registrados pelos operadores a fim de, então, registrar um ticket que é encaminhado para os técnicos responsáveis pela conta em questão.
O índice de SLA – Service Level Agreement -, o Acordo de Nível de Serviço, foi identificado como elevado e, através do RH, houve um investimento substancial em treinamento dessa equipe de trabalho, totalizando R$ 10 mil.
Diante desse caso em particular, o atendimento por si não gera um valor para a empresa, de forma direta, uma vez que não comercializa nada e nem oferece pacotes de serviços, apenas encaminha para o setor responsável que, por sua vez, executa ou não uma ação.
A economia, neste caso, ou o valor gerado, pode ser percebida através da celeridade na evolução de um ticket e, ainda, em um atendimento mais rápido por parte da TI, que apresenta um volume menor de cartões de atendimento em aberto.
Já em uma contratação, é possível perceber esse valor quando se contrata uma headhunter para encontrar o profissional mais adequado para uma determinada área de uma empresa.
Assumindo como exemplo essa mesma empresa de TI, constata-se que a aposentadoria de um dos seus gestores está próxima e que é o momento de buscar um profissional cujo perfil se adapte rapidamente ao trabalho.
Diferente do trabalho do RH interno, que abriria uma vaga, analisaria candidaturas, faria entrevistas e, por fim, uma contratação, a headhunter faz uma busca inversa, buscando, por seus próprios meios, perfis que correspondem às necessidades do cargo e da empresa.
Assim, embora o valor percebido possa ser difícil de mensurar, é possível, com o passar do tempo, verificar o retorno que esse profissional trouxe à empresa, comparando, por exemplo, a sua receita em dois períodos de tempo.
Concluindo…
As ações de RH têm um impacto profundo na estrutura de uma organização e podem ser mensuradas através do ROI, que é o retorno sobre investimento, ainda em situações em que o retorno pareça ser apenas subjetivo.
Seja através de investimentos realizados na contratação de pessoal ou no treinamento de equipes, as ações de RH devem sempre buscar algum tipo de retorno para a empresa, ainda que ele só possa ser percebido ao longo de um período de análise e em relação a resultados anteriores.
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