Para uma empresa se manter competitiva no mercado, é imprescindível ter um departamento de RH estratégico, capaz de agir e de se adaptar às mudanças no mundo e de se reinventar com frequência — sobretudo no contexto atual, que traz uma nova gama de novos desafios para os profissionais responsáveis por manter um ambiente de trabalho saudável e com funcionários engajados.
Junto com esses desafios, surgem também um mundo de novas oportunidades para os RHs influenciarem a forma como as organizações operam, atraem talentos e atuam em suas comunidades.
Um artigo da Harvard Bussiness Review apontou três áreas nas quais os departamentos de RH terão papel fundamental em auxiliar a construir o futuro:
- Futuro da empresa:
O RH tem uma oportunidade única de contribuir para que sua empresa se torne mais social, ou seja, com pessoas interessadas em trabalhar com inovação e agilidade para construir parcerias com as comunidades na qual a empresa está inserida, aumentando a confiança do público e a importância do negócio para o seu ecossistema. - Futuro da força de trabalho:
O conceito de “gestão da força de trabalho contingente”, também conhecido como “gig economy”, refere-se ao número de pessoas que ganham a vida trabalhando sem qualquer acordo formal de emprego. Com o crescente uso da robótica e tecnologias de automação, o número de trabalhadores contingentes e freelancers têm crescido de forma exponencial nos últimos anos. Estima-se que em 2020, 40% da força de trabalho já era contingente. Neste cenário, os líderes de RH possuem uma grande oportunidade de fazer mudanças na forma como atraem e retém talentos: investindo na construção de uma força de trabalho inclusiva, com variedade de perfis e habilidades, e criar novas experiências que estimulem o trabalho em equipe, a produtividade e ofereçam aprendizados contínuos. - O futuro de como o trabalho é feito:
A tecnologia tem mudado a forma como as relações de trabalho acontecem e os RHs precisam se preparar para lidar com o impacto dessas mudanças nos negócios no longo prazo. Para isso, os líderes de RH devem reimaginar como será o trabalho dentro da empresa com a chegada de novos recursos digitais e de automações. Será necessário adequar o modelo de RH para que ele se adapte a essas mudanças sem deixar de promover ambientes de trabalhos colaborativos.
Levando esses pontos em consideração, fica claro que os departamentos de Recursos Humanos precisam atuar de forma cada vez mais estratégica. Ou seja, tomar decisões assertivas baseadas em informações e dados, se planejar, se adaptar aos novos modelos de realização de processos, que visam otimizar tempo e recursos, para, assim, poderem causar maior impacto dentro suas companhias.
Uma estratégia bem elaborada de RH é o que dará insumos e energia para os colaboradores trabalharem de forma engajada visando elevar o potencial do negócio, gerar valor para a comunidade e promover inovações.
Isso não significa deixar as rotinas dá área, como se gerenciar holerites, pontos eletrônicos, benefícios, contratações e etc., de lado, mas sim incorporar as novas tecnologias para ajudar na realização dessas tarefas de forma mais eficiente ao mesmo tempo que buscando soluções de melhorias na área como um todo e trançando metas e planos de ação para o seu aperfeiçoamento.
Características de um RH estratégico
- Conhecimento de negócio:
Um RH estratégico conhece muito bem a sua empresa. Ele entende a cultura a fundo, sabe quais são as dificuldades operacionais e seus pontos fortes. - Análise de dados:
Tomar decisões embasadas é obrigatório para todo RH que quer atuar de forma mais estratégica em sua companhia. Existem vários softwares de gestão de pessoas que permitem que o RH identifique o progresso individual de cada colaborador, o perfil de cada um deles e descubra se existe características em comuns nos colaboradores com melhor desempenho. Essas informações podem ser muito valiosas na hora de criar treinamentos, procurar novos talentos ou gerir promoções e outros bônus relacionados à meritocracia.
O RH também pode utilizar os dados para avaliar a própria performance e propor melhorias.
- Engajamento dos colaboradores:
A retenção de talentos é tão importante quanto ser assertivo na contratação. Por isso, outra característica fundamental do RH estratégico é a preocupação contínua em melhorar a cultura de trabalho e gerar engajamento de seus funcionários. Não é à toa que, segundo estudos da Deloitte, uma grande aposta para 2021 é que as empresas precisarão, mais do que nunca, colocar o bem-estar e a preocupação dos seus colaboradores como foco de todas as suas decisões se quiserem continuar crescendo no futuro. - Uso de tecnologia de ponta:
A tecnologia é uma grande aliada na hora de agilizar processos da área. Utilizar softwares específicos para a gestão de pessoas, controles de folha de pagamento, gestão de orçamento, comunicação interna e, até mesmo, plataformas de otimização de processos de recrutamento e seleção podem poupar tempo e aumentar a eficácia dessas tarefas.
Esses pilares podem parecer simples, mas sabemos que na prática não é bem assim. Cada um deles requer tempo e planejamento para a sua implementação, mas, para ajudar a sua empresa a tornar esse processo mais fácil e rápido, separamos algumas soluções que podem contribuir:
Como ter um RH mais estratégico
Estabeleça OKRs
OKRs é uma sigla para “Objectives and Key Results” (Objetivos e Resultados-chave), uma metodologia de definição de metas amplamente utilizada por empresas como Google e Spotify. Primeiramente, o RH deve definir quais são as prioridades do departamento: onde se deseja chegar e em quanto tempo? Quais são os principais objetivos?
Com isso definido, deve-se pensar em quais metas estabelecer. A empresa deve descrevê-las de forma qualitativa. Elas deverão ser curtas e escritas com o propósito de engajar a equipe. Para cada meta, devem ser definidos 2 a 5 resultados que indicarão que ela foi atingida. Com esse processo, é possível quebrar objetivos grandes em metas mais simples, que podem ser atingidas de forma rápida e cujo resultado levará para o objetivo macro da organização.
Para essa metodologia funcionar, é preciso que todos os colaboradores estejam comprometidos com as metas e entendam a importância de cada uma para o objetivo final que está sendo buscado. Geralmente, os OKRs são reavaliados a cada trimestre, para avaliar o seu desempenho e se há necessidade de ajustes.
Crie indicadores de desempenho (KPIs)
É preciso definir como será os indicadores de desempenho do departamento. Os KPIs permitem entender o cenário atual da área e prever possíveis tendências ou problemas para o futuro.
Os indicadores podem ser focados em acompanhar o índice de turnover da empresa, o tempo gasto em processos seletivos, a produtividade do time, a nota de satisfação dos colaboradores, a participação em treinamentos ou em outros aspectos pertinentes.
Invista em Employer Branding
Employer Branding está ligado a um conjunto de ações que a empresa pode tomar visando gerar maior bem-estar e engajamento entre os seus colaboradores, ao mesmo tempo que construindo a sua reputação enquanto empregadora para um público externo que poderá vir a se tornar futuros funcionários.
Por meio de ações de Employer Branding, a empresa consegue impactar de forma positiva a produtividade dos colaboradores e torna-os defensores de sua marca. Essas ações podem ir desde planos bem definidos para crescimento de funcionários dentro da companhia, bonificações, benefícios, investimento em treinamentos e aprendizados contínuos até elaboração de comunicações internas e elaboração de novas políticas. O projeto deve ser sempre orientado seguindo os pilares da cultura organizacional.
Conheça recursos de Inteligência Artificial
Uma pesquisa identificou que o uso da Inteligência Artificial nos departamentos de RH pode torná-los significativamente mais eficiente, uma vez que permite que organizações analisem e diagnostiquem informações valiosas para tomadas de decisões. Segundo a pesquisa:
- 62% dos RHs que utilizam ferramentas de I.A. melhoraram suas tomadas de decisão baseadas em informações.
- 57% utilizam a ferramenta para melhorar a experiência dos colaboradores com a empresa.
- 51% usam a ferramenta esperando diminuir custos.
- Além disso, 67% dos recrutadores afirmam que o uso da I.A. os ajuda a salvar tempo na hora de procurar por candidatos ideais.
Os recursos de I.A. podem ser usados de diversas formas, como:
- Em plataformas de treinamento, adaptando os treinamentos de acordo com habilidades do colaborador, seus planos futuros, seu cargo atual e habilidades que precisam ser desenvolvidas.
- Enviando conteúdo personalizado para as equipes.
- Montando times de projetos de acordo com as habilidades de cada colaborador;
- Usando chatbots para responder perguntas de colaboradores ou até mesmo de candidatos a vagas.
- Otimizando ferramentas de triagem de currículos.
Utilize People Analytics
O People Analytics é uma ferramenta de indicadores de desempenho focado nas pessoas que trabalham na companhia.
Os dados coletados pelo uso do People Analytcis oferecem às lideranças informações importantes sobre o progresso de cada funcionário e também sobre onde há oportunidades de desenvolvimento. Além disso, algumas ferramentas conseguem prever quando há desmotivação por parte do colaborador ou sinais de que ele poderá vir a se tornar um turnover. Com isso, gestores podem agir para reverter a situação antes que ela aconteça.
Na Foursales, nós utilizamos um analytics próprio, desenvolvido especialmente para avaliar o potencial de profissionais de vendas e marketing. O software dispõe de uma ampla biblioteca de testes de conhecimento especializados em cada função de vendas e marketing e também de ferramentas exclusivas e inovadoras de people analytics.
Realidade Virtual
Alguns departamentos de RH já estão utilizando a realidade virtual como forma de melhorar a experiência de seus funcionários e de seus candidatos durante os processos seletivos.
Por meio de equipamentos de Realidade Virtual, uma pessoa pode ficar imersa em um ambiente tridimensional gerado por computador e interagir com esse ambiente e seus elementos como se estivesse realmente presente naquele local.
A Realidade Virtual pode ser utilizada em entrevistas, agilizando o processo, já que dispensa o candidato de deslocamento, e permitindo, por exemplo, já fazer um tour com o funcionário pelo local de trabalho durante a entrevista ou recriando alguma situação específica de trabalho para ver como o candidato se comporta.
Ela também pode ser usada para trazer mais a sensação de “contato humano” durante reuniões de negócios ou para tornar sessões de treinamentos mais interessantes e divertidas.
Terceirize Demandas
Terceirizar demandas é uma valiosa para quem quer deixar seu RH mais estratégico.
Um exemplo, é o processo de recrutamento e seleção. Esse processo pode demandar bastante tempo da equipe interna, uma vez que precisa ser feito com atenção e envolve várias etapas.
Contratando uma empresa de consultoria em recrutamento, a empresa garante que uma equipe especializada de headhunters que: irá auxiliá-la a entender suas reais necessidades e a definir o escopo da vaga; irá atrás dos melhores talentos para a posição em questão utilizando metodologias exclusivas e inovadoras; auxiliará nas etapas de entrevistas e permitirá que a companhia tenha mais assertividade na contratação.
Esse tipo de serviço, além de agilizar o processo de contratação, permite que a empresa encontre de forma mais fácil profissionais de alta competência e com o fit necessário para a vaga.
Aqui na Foursales, por exemplo, nós oferecemos serviços de consultoria especializada em encontrar os melhores talentos do mercado na área de vendas e marketing. Possuímos diversas soluções com foco em aumentar a qualidade dos recrutamentos por meio de tecnologias que otimizam as etapas de seleção e aumentam as chances de contratações assertivas para essas áreas.
Além dos serviços de recrutamento e seleção, é possível também encontrar empresas terceirizadas que irão cuidar de outras rotinas administrativas do RH, como: controle de ponto, elaboração da folha de pagamento e administração dos benefícios.
Esperamos que essas soluções possam auxiliar o seu RH e deixá-lo ainda mais estratégico.
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