O papel do RH vem se ressignificando nos últimos anos, deixando de ser meramente burocrático para ganhar uma função de protagonista na construção de estratégias dentro das empresas. Isso se deve ao fato de que as companhias estão mais conscientes de que as pessoas são os ativos mais valiosos, afinal, são elas que trazem inovação e contribuem para as organizações crescerem e se manterem competitivas no mercado. Por isso, utilizar tecnologias para recrutamento e seleção faz toda a diferença na contratação das pessoas certas.
Com o aumento da competitividade entre as indústrias, é preciso mais do que nome e marca para uma empresa conseguir atrair os talentos esperados. A experiência que o candidato terá ao passar por um processo de R&S pode influenciar muito na escolha dele pela companhia.
Isso pode ser comprovado por um estudo conduzido pela CareerBuilder, onde quase 70% dos candidatos afirmaram usar a sua experiência durante o processo seletivo para determinar o que eles podem esperar da empresa uma vez que contratados. Se a experiência for ruim, existem grandes chances de a oferta de trabalho ser declinada.
Por isso, atualmente existem diversas tecnologias capazes de contribuir para que os times de RH otimizem suas etapas de recrutamento e seleção, tornando o processo mais ágil, eficaz e atrativo, aumentando as chances de avaliar e contratar o profissional certo, e reduzindo os custos envolvidos.
Neste artigo, te apresentaremos 12 ferramentas inovadoras para otimizar os processos seletivos da sua organização.
Boa leitura!
12 tecnologias para recrutamento e seleção que otimizarão as suas contratações
1. Automação de marketing de recrutamento
Em primeiro lugar, a automação de marketing de recrutamento envolve um conceito chamado de “Inbound Recruiting”. Esta é uma estratégia para atrair candidatos de forma proativa e contínua por meio de conteúdos que despertem o interesse do candidato e façam com que ele queira se aplicar para vagas na empresa em questão.
Dessa forma, a sua empresa pode, por exemplo, fazer conteúdos com depoimentos de funcionários atuais sobre como é o dia a dia no escritório. Além disso, pode contar sobre os benefícios, os reconhecimentos recebidos pela empresa, o desenvolvimento de projetos a partir da visão do próprio time envolvido, e outros assuntos que possam ser pertinentes para um possível candidato.
Com essa estratégia, a organização desenvolve sua marca e reputação como empregadora para atrair novos talentos. Para isso, ela pode se utilizar de softwares que automaticamente divulguem as vagas e os conteúdos em sites de emprego, redes sociais ou via e-mail marketing. A partir dessa ferramenta, além de tornar a procura por candidatos um processo mais proativo, a companhia consegue analisar facilmente a performance das vagas.
Do mesmo modo, algumas empresas também utilizam esse serviço para criar uma régua de relacionamento com seus candidatos durante o processo seletivo. Elas enviam e-mails contanto um pouco sobre a organização, seus valores e cultura, enquanto a fase de entrevistas não começa. Esta é uma forma de educá-los sobre a organização e, até mesmo, prospectar futuros clientes, ao mesmo tempo em que evita que os candidatos se sintam “esquecidos” caso o processo de recebimento de currículos e triagem seja um pouco demorado.
2. Chatbots
Os Chatbots têm se tornado uma ferramenta cada vez mais popular no marketing. Contudo, também podem ser muito úteis para tornar o processo de recrutamento mais atrativo, leve e engajador. Eles podem auxiliar na triagem de candidatos, atualizá-los do status do processo e, até mesmo, guiá-los para as vagas disponíveis que mais estão alinhadas ao perfil deles.
Então, se o desenvolvimento dos chatbots for bem feito, eles contribuirão para a construção de confiança entre empresa e candidatos, elevando assim as chances de engajamento e conversão durante o funil. Porém, também é preciso ter cuidado. Se eles se forem desenvolvidos sem a devida atenção, podem acabar com informações desatualizadas ou erradas, tornando o processo frustrante para ambas as partes.
3. Recrutamento Programático
O Recrutamento Programático permite usar a tecnologia para comprar e otimizar espaços online para divulgação de vagas de emprego. Com essa ferramenta, fica mais fácil garantir que o anúncio da sua empresa esteja sendo visto pelos candidatos certos e no momento correto, gerando resultados mais consistentes e usando o seu orçamento de forma eficaz.
Além disso, os softwares disponíveis para esse tipo de atividade permitem que a compra de anúncios e a personalização do público-alvo sejam feitas de forma simples e intuitiva. Ademais, com o tempo, essas ferramentas são capazes de mostrar quais perfis a sua organização mais tende a contratar e que desempenham melhor. Isso permite que no futuro os filtros para seleção de candidatos sejam ainda mais refinados.
Outros benefícios dessa ferramenta incluem:
- Atrair candidatos engajados.
- Fortalecer a reputação da empresa enquanto empregadora mesmo entre candidatos que podem não estar interessados no momento.
- Aumentar o alcance do marketing de recrutamento da companhia;
- Diminuir o tempo gasto em formas manuais de contato com candidatos;
- Facilitar a construção de bancos de talentos com candidatos qualificados, mas que não foram selecionados no momento;
- Reduzir os custos de recrutamento, tornando o gasto com publicidades mais efetivo.
4. Big Data
Big Data é um termo que se refere a um conjunto de ferramentas de TI que permite capturar e analisar uma quantidade grande de dados.
Com essa ferramenta, as companhias conseguem filtrar e analisar informações relevantes sobre os seus colaboradores atuais e sobre os candidatos, entendendo perfis, comportamentos e preferências de cada um deles.
Do mesmo modo, é possível utilizar o Big Data para entender o que os colaboradores de alto desempenho mais têm em comum em termos de perfil e comportamento. Com essa informação, é possível saber durante o recrutamento quais perfis têm mais fit cultural e irão se encaixar melhor dentro da empresa.
Mais tarde, a organização também pode utilizar essas informações para traçar estratégias de retenção de talentos.
5. Filtros de gerenciamento de candidatos
Alguns bancos de talento e plataformas de emprego permitem que a organização crie filtros personalizados para a escolha do candidato. Dessa forma, o RH pode selecionar palavras-chave ligadas às habilidades, experiências ou perfis comportamentais que está procurando para a vaga.
Em suma, esse filtro irá ordenar as candidaturas que a empresa receber em ordem de “mais fit” para “menos fit”.
6. Testes comportamentais e de aptidões
Os aspectos comportamentais dos candidatos precisam pesar tanto quanto os aspectos técnicos na hora da contratação. Eles devem ser levados em consideração porque comportamento e fit cultural são, atualmente, algumas das principais causas de demissões e turnovers dentro das empresas.
Portanto, utilizando testes comportamentais, a organização consegue entender melhor a personalidade do candidato e as habilidades que são seus pontos fracos ou fortes.
Ademais, existem várias tecnologias para recrutamento e seleção que permitem que as companhias apliquem testes para compreender o perfil comportamental do candidato e outras aptidões. São testes geralmente rápidos e que permitem fazer uma triagem mais eficaz de quais aplicantes são os mais adequados para a vaga.
7. Blockchain
Apesar de ser uma tecnologia que ainda não é muito usada pelo setor de RH, o blockchain tem um grande potencial de revolucionar o processo de recrutamento e seleção de candidatos.
De acordo com Abakar Saidov, CEO da Beamery, “a beleza do blockchain é que as empresas podem recuperar dados de candidatos verificados, mantendo-os anônimos e aderindo aos regulamentos de privacidade de dados. Ter dados verificáveis é fundamental porque os departamentos lidam com informações críticas, como verificação de antecedentes, instituições educacionais, histórico de salários e muito mais. E os dados precisos dos candidatos são essenciais para a tomada de decisões de contratação assertivas”.
Desse modo, o blockchain ser utilizado para:
- Verificar de uma forma segura a veracidade das informações presentes currículos recebidos;
- Confirmar o histórico profissional do candidato. Com a tecnologia de blockchain, a organização consegue verificar em detalhes as funções do candidato em seus empregos antigos, sem precisar entrar em contato com as antigas lideranças do candidato para confirmar as informações;
- Garantir a segurança dos dados dos candidatos de acordo com a Lei Geral de Proteção aos Dados. O Blockchain aumenta a segurança dos dados dividindo as informações em pequenos pedaços e distribuindo-os por uma rede inteira de computadores. Com isso, não só fica difícil haver uma perda de dados, pois cada computador terá uma cópia, como também torna praticamente impossível dos dados serem hackeados.
8. Long-list
O Long-List é uma tecnologia que mistura a postagem de vagas com mapeamento proativo de candidatos, onde é possível garantir uma quantidade mínima de candidatos que preencham todos os requisitos da vaga.
A partir disso, o departamento de RH otimiza o processo de triagem e garante que apenas aplicantes verdadeiramente qualificados sigam em frente no processo de seleção. Essa estratégia aumenta as chances de uma contratação de sucesso na primeira tentativa, evitando o desgaste de várias rodadas de busca e triagem.
9. Software ATS
Conhecido também como “Sistema de Rastreamento de Candidatos”, o ATS é uma tecnologia que auxilia no recrutamento automatizando e padronizando as tarefas envolvidas no processo.
Com esse software, as empresas podem marcar entrevistas, enviar feedbacks, acompanhar o progresso das etapas e informar os candidatos de todas as atualizações no decorrer do processo.
Aqui na Foursales, nós utilizamos um software ATS exclusivo, desenvolvido especialmente para o recrutamento de times de marketing e vendas. Através dessa ferramenta nós conseguimos otimizar mais 80% das etapas de recrutamento e seleção.
10. Entrevistas por vídeos
Se modernizar e encontrar soluções online tornou-se uma demanda obrigatória no contexto atual. Antes, muitos profissionais de RH tinham receio de fazer entrevistas online, mas essa é uma forma de acelerar o processo de R&S de forma significativa. Isso porque, sem o fator deslocamento, fica mais fácil conciliar as agendas.
Entretanto, não adianta conduzir um processo de recrutamento ágil e eficaz, mas permitir que o processo de admissão continue burocrático.
Para resolver isso, existem hoje no marcado diversos softwares de admissão que visam a desburocratização do processo, tornando-o rápido e possibilitando ao colaborador entregar os documentos e dados necessários de forma 100% digital.
Além da parte burocrática, muitas dessas plataformas irão permitir que a empresa monte apresentações de boas-vindas ou crie manuais com orientações para os novos membros do time, tornando a entrada deles na empresa mais fácil e os impactando de forma positiva.
11.Softwares de admissão
Não adianta conduzir um processo de recrutamento ágil e eficaz, mas permitir que o processo de admissão continue burocrático.
Existem hoje no mercado diversos softwares de admissão que visam a desburocratização do processo, tornando-o rápido e possibilitando ao colaborador entregar os documentos e dados necessários de forma 100% digital.
Além da parte burocrática, muitas dessas plataformas irão permitir que a empresa monte apresentações de boas-vindas ou crie manuais com orientações para os novos membros do time. Essas ações tornarão a entrada deles mais fácil e os impactarão de forma positiva.
12. Marketplace de Candidatos
Por fim, vamos falar do Marketplace de Candidatos. Essa é uma das novas tecnologias para recrutamento e seleção, recém lançada pela Foursales.
Em suma, essa ferramenta permite que as organizações tenham acesso a um banco de dados robusto e sistematizado de profissionais de marketing e vendas. Além disso, ela permite encontrar profissionais de alta performance, validar rapida e eficientemente a compatibilidade deles com a vaga disponível, e verificar se há interesse na participação do processo seletivo.
Concluindo, esperamos que tenha gostado das tecnologias para recrutamento e seleção apresentadas. Elas não somente facilitam a rotina do profissional de RH, como também ajudam a aproximar ainda mais empresa e candidato, gerando um impacto positivo em toda a experiência do processo de R&S.
Não deixe conferir também o nosso artigo com as 9 ferramentas que todo RH precisa conhecer.