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Trade Marketing Digital: o que é e como aplicar no seu negócio

7 minutos para ler

O Trade Marketing Digital é uma estratégia que surgiu para melhorar a experiência dos consumidores nas lojas virtuais, de modo a diminuir as desistências durante a jornada de compra.

Enquanto o Trade Marketing Tradicional é responsável por conhecer o cliente e oferecer uma vivência diferenciada nas lojas físicas, o Digital tem como objetivo atrair e fidelizar o comprador no ponto de venda online, além de integrar os canais virtuais com os offline.

Não é mais novidade que, após a pandemia, muitos consumidores que antes não possuíam o hábito de fazer compras online, passaram a se adaptar e hoje se sentem totalmente confortáveis com esse modelo de compra. 

Por isso, foi preciso começar a pensar em soluções que tornem essa experiência a melhor possível para o cliente, levando em consideração que agora ele é omnichannel. Isso significa que, atualmente, o consumidor está disposto a comprar tanto na loja física quanto na digital.

Dessa forma, tendo em vista que os consumidores passaram a transitar entre os ambientes físicos e virtuais, investir no Trade Marketing Digital também pode ajudar a sua empresa a atrair mais clientes para o ponto de venda presencial.

Os pilares do Trade Marketing Digital

Agora que você já conhece essa estratégia de Marketing, é hora de aprender sobre os pilares essenciais para que ela seja colocada em prática de maneira eficiente. São eles:

Otimização das vitrines digitais

Invista em sites acessíveis, otimizados e intuitivos ao seu consumidor. Essas páginas precisam ser desenvolvidas de forma que funcionem muito bem tanto na navegação pelo celular quanto nos outros dispositivos móveis.

A loja virtual da sua empresa precisa facilitar a jornada de compra o máximo possível para os clientes. Isso evitará o abandono do carrinho e fará com que ele indique sua marca e volte a comprar outras vezes.

Merchandising digital

É fundamental que as informações contidas na loja virtual da sua empresa sejam constantemente atualizadas e contenham imagens reais e atrativas dos produtos.

Além disso, não se esqueça de apresentar os dados técnicos e outros esclarecimentos que ajudem a alavancar as vendas. Isso colabora não somente para uma melhor experiência de compra, mas também constrói a confiança do consumidor no serviço que você vende.

Ações promocionais

Desenvolva estratégias de marketing que vão atrair o público-alvo para o site da sua marca. 

Ofereça descontos, vantagens e outros atrativos que os incentive-os a visitar seus canais de venda, tanto os físicos quanto os virtuais.

Foco no consumidor omnichannel

Sua empresa precisa se comunicar com os consumidores de maneira personalizada e dinâmica, para que eles tomem a decisão de compra.

Atualmente, eles se tornaram multicanais, ou seja, estão conectados a várias plataformas buscando a melhor experiência de consumo.

Por isso, descubra em quais meios o seu público-alvo está e entregue uma experiência digital satisfatória, de modo que ele tenha uma boa percepção sobre o seu negócio e tenha vontade de realizar outras compras.

Integração do online e offline

Ser omnichannel é fazer com que os canais online e offline da sua marca sejam conectados

Permita que o cliente escolha o melhor meio para ele e facilite essa tomada de decisão ao oferecer uma ótima vivência em todas as plataformas em que sua empresa está.

Como aplicar o Trade Marketing Digital?

Entenda a jornada do cliente

Aprender como funciona a jornada de compra é essencial para que você consiga identificar quais ações estão gerando resultado na sua estratégia de Trade Marketing Digital. 

Uma vez que cada etapa do processo de venda é bem definida, você consegue analisar o que precisa ser melhorado, quais planos precisam ser modificados e evitar mais desistências ao longo do caminho. 

Isso faz com que a experiência do cliente seja otimizada e o seu ROI aumente.

Esteja atento à concorrência

Saber como as marcas concorrentes trabalham é muito importante para que você entenda o que deve fazer de diferente delas e quais pontos de melhoria devem ser trabalhados no seu negócio.

Assim, é possível elaborar estratégias que façam o seu negócio se destacar no mercado e levem os clientes da concorrência a conhecerem os serviços que você vende.

Invista em Inbound Marketing

Otimize a presença digital da sua empresa através das estratégias de vendas B2B. 

O Inbound Marketing tem como objetivo atrair e converter clientes através da produção de conteúdos de qualidade. Esse método utiliza canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para que as empresas sejam encontradas pelo seu público-alvo.

Aprenda com os cases de sucesso

Estude como as marcas de sucesso investem no Trade Marketing e como elas se posicionam em determinados canais.

Ao conhecer os cases de sucesso, você entende quais foram as estratégias utilizadas por eles e absorve o que é viável para o seu negócio.

A influência do Trade Marketing Digital no mercado de trabalho

Quando tratamos de tendências, estamos entendendo o mundo a médio e longo prazo. Não significa que todos os segmentos já estão preparados para as mudanças, assim como nem todos os consumidores estão.

No entanto, conseguimos ver que muitas empresas se adaptaram rapidamente e migraram para essa realidade online, muitas outras ainda estão iniciando e/ou aperfeiçoando esse processo.

Com o aumento da migração de empresas para os canais de venda virtuais, o profissional de trade marketing digital se torna cada vez mais relevante. 

Esse profissional é encarregado de planejar e executar estratégias de marketing para o e-commerce, com responsabilidades que incluem criar estratégias de promoção de produtos, gerenciar canais de vendas online, monitorar o desempenho de campanhas e analisar dados de mercado para identificar oportunidades de crescimento.

Se tratando de tendência, essa necessidade aumentará nos próximos anos. Em nossa Pesquisa de Cargos e Salários de Vendas e Marketing 2023, nossos especialistas destacam a maior procura por Gerente de E-commerce, Gerente de Operações de E-commerce, Analista de Performance, Executivos de Marketplaces e Trade Marketing Digital. 

Observamos claramente uma competição muito grande por esses profissionais, que são oriundos de empresas naturalmente digitais, por empresas mais tradicionais que almejam adquirir esse know-how para montar seus departamentos de vendas online, sejam elas B2C ou B2B.

Confira os cargos de Vendas e Marketing em alta em 2023.

Conclusão

Se hoje em dia os consumidores estão presentes em vários canais ao mesmo tempo, as empresas que adaptam suas estratégias para alcançar o público-alvo também de forma virtual possuem mais chances de crescer no mercado.

Dessa forma, o Trade Marketing Digital se torna fundamental para que a experiência de compra dos clientes seja a mais otimizada possível e que todas as etapas da jornada do consumidor sejam bem executadas. 

Assim, seu negócio se tornará relevante para os seus clientes, atraindo cada vez mais o público-alvo e um relacionamento de confiança será construído com eles.

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