Recrutar e reter bons profissionais em uma empresa não é uma tarefa simples. Da mesma forma, orientá-los a identificar as trajetórias mais promissoras para impulsionar a carreira na área comercial demanda estar constantemente atualizado sobre as principais tendências de vendas e marketing.
Como especialistas no assunto, queremos te ajudar a cumprir essas missões com excelência. Por essa razão, na Pesquisa de Cargos e Salários de 2024, desenvolvida em parceria com o Salesjobs, mapeamos as oito tendências que irão moldar vendas e marketing nos próximos anos.
Neste artigo, apresentaremos a você uma visão abrangente dessas tendências e os cargos que ganham evidência a partir delas, fornecendo insights valiosos para aprimorar suas estratégias profissionais.
Boa leitura!
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O estudo realizado pela Foursales aponta que, das oito tendências de vendas e marketing para 2024, cinco já haviam sido sinalizadas anteriormente pelos nossos especialistas e continuam pertinentes para este ano.
As três novas tendências, por sua vez, referem-se ao UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário), ABM (Account-Based Marketing) e Inteligência Artificial (IA).
A seguir, conheça mais sobre cada uma delas:
1. Intersecção entre vendas e marketing
Recentemente, publicamos um artigo explicando porque você deve integrar vendas e marketing no seu negócio em 2024. Há alguns anos, estes setores trabalhavam de forma desconexa, mas o surgimento do modelo de Receita Previsível os integrou, resultando em um compartilhamento mais efetivo de informações e processos.
Como resultado, a crescente convergência entre vendas e marketing está criando funções que demandam habilidades equilibradas em ambas as áreas. A previsão é que essa tendência, identificada pelos especialistas da Foursales em 2023, ganhe ainda mais destaque em 2024, especialmente em cargos de Middle & Top Management.
Ou seja, a procura por líderes capacitados para visualizar o funil de vendas de forma holística, integrando as perspectivas dos dois setores, se tornará mais prevalente. Assim, são criados cargos como Head/Gerente de Growth, Head/Gerente de Revenue e Sales & Marketing Operations Manager.
De acordo com a Pesquisa de Cargos e Salários, esses papéis exigem dos profissionais expertise tanto na geração, nutrição e qualificação de leads quanto no fechamento de negócios.
Em suma, o desafio predominante continua sendo superar as barreiras existentes entre Vendas e Marketing e unir essas áreas por meio de ferramentas automatizadas.
2. Conhecimento em T
Diversas automações vêm sendo aplicadas em demandas de vendas mais transacionais. Por isso, o vendedor passa a atuar como um agente estratégico focado em estabelecer relações com os clientes e oferecer soluções personalizadas.
Diante deste contexto, o “Conhecimento em T” se torna uma tendência de vendas e marketing. Ele nada mais é do que uma competência técnica voltada para um setor específico em um produto ou serviço.
Isso significa que posições como as de Account Manager ou Executivo de Vendas assumem um papel crucial nas organizações, exigindo especialistas que possuam conhecimento aprofundado não apenas no produto ou serviço, mas também em um segmento específico de mercado.
Como resultado, entende-se que a crescente especialização entre os profissionais de vendas é uma das tendências principais para os próximos anos.
Além disso, é importante observar que a remuneração desses especialistas é consideravelmente mais elevada em comparação com os executivos de vendas convencionais. Isso reflete a alta demanda pelos conhecimentos e habilidades que eles possuem em estabelecer conexões valiosas em diversos clientes dentro de seus segmentos de atuação.
3. Marketing focado em dados
Nas organizações, nota-se uma inclinação para o aumento das posições de marketing ao longo do funil de vendas. À medida que os clientes são cada vez mais prospectados, nutridos e qualificados por meio de canais digitais, a procura por profissionais de marketing está em ascensão.
Isso se deve ao fato de que conclusões e decisões de vendas passam a ser fundamentadas em dados concretos e análises aprofundadas e, por essa razão, tais posições desempenham um papel essencial.
Como resultado, as projeções da Pesquisa de Cargos e Salários indicam uma demanda crescente por profissionais especializados em Inteligência de Mercado ou Business Intelligence, dedicados à interpretação de dados para oferecer insights valiosos a todas as equipes.
Além disso, os especialistas em automação também estão ganhando destaque. Assim, prevê-se que as seguintes funções estejam em alta nas empresas em 2024:
- Gerente de Inteligência de Mercado;
- Especialista em Data Analytics;
- Especialista em Consumer Insights;
- Marketing Automation Specialist.
4. Jornada do cliente
Muito se tem discutido nas áreas de vendas e marketing sobre a importância de monitorar a experiência dos consumidores. Acompanhar constantemente a jornada dos clientes é fundamental para identificar eventuais insatisfações, dúvidas e problemas.
Além disso, o customer experience evoluiu para um modelo omnichannel, demandando uma atenção e otimização contínua em todas as fases de interação. Dessa forma, ao garantir a excelência em todos os pontos de contato com a empresa, as probabilidades de aumentar o Lifetime Value do consumidor são ampliadas, gerando impactos positivos nos resultados da organização.
Diante deste contexto, portanto, há um aumento significativo nos cargos de Customer Success, Customer Engagement, CRM Manager, entre outros. Ainda, outras posições como as de UX Designer e UI Designer, também relacionadas à jornada do cliente, estão em ascensão em 2024.
5. LGPD
Em 2023, publicamos um material abordando como a Lei Geral de Proteção de Dados mudará a atuação do setor comercial. As restrições estabelecidas na LGPD em 2020, a depender da velocidade em que serão aplicadas, poderão surgir efeitos diretos nos cargos e salários ainda em 2024, o que a torna uma das grandes tendências de vendas de vendas e marketing.
Como exemplo, a Pesquisa de Cargos e Salários cita a limitação do uso de cookies, que impactará as estratégias de mídia paga. Consequentemente, ela despertará a necessidade de criar canais próprios de vendas ancorados em comunidades e na geração de conteúdo social.
Dentro desse cenário, funções focadas na criação de conteúdo de alta qualidade, como Content Manager, e na construção de comunidades engajadas, como Community Manager e Social Media Manager, desempenharão um papel ainda mais importante nos próximos anos.
Em suma, à medida que as regulamentações de proteção de dados evoluem, as posições que priorizam a geração de conteúdo autêntico e a construção de comunidades consolidarão sua relevância estratégica no cenário empresarial.
6. Conteúdo Gerado pelo Usuário
O User Generated Content (UGC), também conhecido como Conteúdo Gerado pelo Usuário, se refere ao material produzido de maneira voluntária pelos próprios consumidores, seja por meio de avaliações, comentários ou vídeos.
Essa tendência de vendas e marketing tem como premissa a ideia de que usuários na internet estão, o tempo todo, influenciando outras pessoas ao falar sobre um determinado produto ou serviço. Nessas ações, as marcas encontraram uma oportunidade poderosa de divulgação, fidelização e construção de um relacionamento autêntico com os consumidores.
Por esse motivo, nos próximos anos, espera-se que essa tendência tenha um impacto direto nos cargos de Vendas e Marketing. Os profissionais de marketing precisarão adotar estratégias mais focadas na criação de plataformas que incentivem e promovam o Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC), transformando os clientes em defensores da marca.
Além disso, funções como Content Manager, Community Manager e Social Media Manager se tornarão ainda mais necessários na produção de conteúdo próprio e na curadoria e amplificação do UGC.
Já no setor de vendas, os profissionais não podem negligenciar essa tendência crescente e devem trabalhar ativamente para incorporar narrativas autênticas em suas abordagens.
Por fim, conforme os consumidores se envolvem ativamente na criação de conteúdo, as empresas que conseguirem capitalizar essa tendência experimentarão vantagens não apenas em relação à confiança do cliente, mas também na amplificação de suas estratégias comerciais.
7. Account-Based Marketing
Apesar de já ser conhecida há algum tempo, nota-se um crescimento considerável de organizações atuando de maneira efetiva na metodologia Account-Based Marketing (ABM).
O avanço do ABM marca uma transformação significativa nas estratégias de vendas e marketing de empresas B2B. A partir de agora, as abordagens passam a ser personalizadas e concentradas em contas pré-definidas e de alto valor.
Assim, executar essa tendência de vendas e marketing demanda colaboração entre diversas equipes, especialmente dessas áreas. Nesse cenário, os cargos que se destacam nas empresas para garantir o êxito desse modelo de atuação são:
- Gerente de Contas ou Executivo de Contas;
- Analista de Dados ou Cientista de Dados;
- Especialista em Conteúdo;
- Coordenador de Eventos ou Ativações;
- Especialista em Automação de Marketing;
- Analista de Performance/ROI (Retorno sobre Investimento);
- Head of ABM.
Em conclusão, é importante enfatizar que as organizações que implementarem com sucesso o ABM terão a oportunidade de estabelecer relacionamentos mais significativos com contas estratégicas, otimizando assim o retorno sobre o investimento.
8. Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial vem apresentando inovações notáveis nos últimos anos, e sua implementação no mundo corporativo está moldando a atuação de diversos setores, inclusive vendas e marketing.
Embora o uso e a implementação de IA estejam em estágios iniciais, já é viável identificar algumas tendências de aplicação dessa tecnologia que influenciarão as áreas de Vendas e Marketing em 2024. Confira:
- Personalização ainda mais avançada nas estratégias, com o auxílio de algoritmos que analisam grandes volumes de dados para identificar padrões e preferências individuais dos clientes;
- Automação do processo de vendas para otimizar tarefas como qualificação de leads e gestão de pipeline, para que as equipes comerciais se concentrem no relacionamento com o consumidor;
- Uso de chatbots e assistentes virtuais para aprimorar a eficiência do processo de conversão. Eles são capazes de lidar com interações iniciais, responder a perguntas frequentes e encaminhar leads qualificados para as equipes de vendas;
- A análise preditiva alimentada por IA pode oferecer insights mais avançados sobre o comportamento do cliente, antecipando necessidades e identificando oportunidades de vendas;
- Segmentação avançada de audiência, que possibilita que as estratégias de marketing se concentrem em grupos mais específicos, levando em consideração comportamentos, preferências e histórico de interações;
- Previsão de receita aprimorada, que oferece insights mais precisos sobre o desempenho futuro com base em dados históricos e tendências de mercado;
- Integração de plataformas e dados, que promovem uma compreensão mais abrangente do ciclo de vida do cliente e viabilizando uma colaboração mais eficaz entre as equipes.
Por outro lado, é importante ressaltar que a implementação de automações que substituem funções anteriores do time comercial não significa a possibilidade de eliminação imediata dos cargos.
Atualmente, é preciso que as empresas priorizem o treinamento de suas equipes nas habilidades necessárias para utilizar essas tecnologias, em vez de optarem por substituí-las por completo.
Entretanto, essa tendência de vendas e marketing com os propósitos mencionados, deverá resultar em um aumento na demanda por profissionais em áreas como: Business intelligence, Automação de Vendas & Marketing, Customer Insights, Data Analyst/Cientista de Dados, Machine Learning Engineer, entre outras.
Saiba mais sobre a Pesquisa de Cargos e Salários 2024
Agora que você já sabe quais são as oito tendências de vendas e marketing para 2024, é hora de abordar outras questões valiosas para o sucesso do seu negócio neste ano.
Na Pesquisa de Cargos e Salários 2024 você também confere:
- Análise Abrangente: Explore o cenário salarial de mais de 460 cargos de Vendas e Marketing, nos 28 principais segmentos e subsegmentos do mercado. Uma visão completa para embasar suas decisões estratégicas.
- Política Salarial Competitiva: Tenha acesso a dados para estabelecer uma política salarial competitiva, atraindo e engajando os melhores talentos do mercado.
- Plano de Cargos e Salários: Implemente um plano atrativo e alinhado ao seu mercado, garantindo uma estrutura que promova o crescimento e a satisfação dos colaboradores.
Não perca a oportunidade de descobrir como os organogramas e salários em Vendas e Marketing devem evoluir nos próximos anos.
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