No cenário atual de recrutamento, a experiência da pessoa candidata, conhecida como candidate experience, tornou-se um dos elementos mais importantes para atrair e reter talentos. As empresas que priorizam essa experiência ganham uma vantagem competitiva significativa, pois demonstram, desde o início, que valorizam as pessoas.
“100% dos clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.” – Frase adaptada do Simon Sinek por Betina Einsfeld.
Pensar na experiência das pessoas candidatas, significa pensar em todas as interações e impressões que uma pessoa tem ao longo do processo de recrutamento. Desde a primeira visualização de uma vaga até o momento da contratação (ou não). E essa experiência não se limita ao que acontece durante as entrevistas. Portanto, a forma como a empresa se comunica, a clareza das informações fornecidas e a agilidade do processo são fatores que influenciam diretamente na percepção do candidato sobre a empresa.
3 Pilares para um bom Candidate Experience
Há três pilares principais que sustentam uma boa experiência do candidato:
- Em primeiro lugar está a facilidade. Nesse sentido, descomplicar os processos é necessário para garantir que eles sejam fáceis de usar e entender. Para isso, devemos fornecer descrições de vagas claras e objetivas.
- Outro pilar é o tempo. Garantir que o processo de candidatura e recrutamento seja rápido e eficiente é vital para manter o interesse e o engajamento dos candidatos. Ninguém quer ficar minutos (ou horas) se inscrevendo para uma vaga, ainda mais as novas gerações. Por isso que respeitar o tempo das pessoas é prioritário. O ideal é que a inscrição na vaga não demore mais do que cinco minutos, e já existem tecnologias que permitem a candidatura em menos de um minuto.
- O terceiro pilar é a empatia. Mostrar cuidado com as necessidades e experiências dos candidatos, mantendo um processo humanizado, é imprescindível. Sobretudo, isso envolve ser transparente, personalizar a comunicação e fornecer feedback claro e respeitoso, contribuindo para o bem-estar e a satisfação dos candidatos. Tratar as pessoas com consideração faz toda a diferença na construção de uma boa marca empregadora.
Tecnologia e feedback são fundamentais
Além dos pilares fundamentais, é crucial destacar o papel da tecnologia. A automação tem se tornado cada vez mais presente no recrutamento, facilitando tarefas como o agendamento de entrevistas e o envio de atualizações. No entanto, especialistas e pesquisas sublinham a importância de manter a interação humana ao longo de todo o processo. A automação pode aumentar a eficiência, mas jamais deve substituir a empatia e a personalização, especialmente porque cada candidato é único e suas experiências merecem um tratamento diferenciado.
Outro ponto essencial é o feedback. Fornecer uma resposta clara sobre a continuidade ou não do candidato no processo seletivo é o mínimo que empresas e profissionais comprometidos devem oferecer. Além disso, solicitar feedback dos candidatos ao longo do processo é uma prática valiosa, pois ajuda a identificar áreas de melhoria e a promover o aprimoramento contínuo. Afinal, os candidatos também são clientes e suas percepções são fundamentais para o sucesso do recrutamento.
Evento exclusivo sobre experiência do candidato
Caso queira saber mais sobre esse assunto, nos dias 24 a 26 de setembro acontecerá a Semana CAX. Um evento online e gratuito para RHs com foco em Candidate Experience, recrutamento estratégico e tecnologia. Faça parte e inscreva-se.
E por fim, caso não saiba por onde começar, aqui vão algumas dicas de iniciativas e práticas:
- Criar certificações para excelentes candidatos que participaram do processo. Como a Foursales faz: https://www.foursales-company.com/certifications
- Participar de pesquisas em candidate experience para ter dados e decisões mais assertivas. Exemplo: EREmedia, empresa dos EUA.
- Fazer um Playbook da Pessoa Candidata;
- Pool de talentos atualizado e funcionando de forma estratégica.
Seja tendo um processo bem estruturado desde o início, passando pelo crescimento e tecnologia, até pequenos detalhes, o candidate experience pode impactar os negócios de uma empresa. Em outras palavras, pensar e agir de forma estratégica fará com que as pessoas mais qualificadas queiram trabalhar na empresa, além de querer continuar e se desenvolver nela. Entender que pessoas candidatas são clientes é super necessário no mercado de contratação que é (ou pode ser) tão competitivo.
Este é um Guest Post escrito por Betina Einsfeld, Fundadora da Cadê Meu Feedback, empresa com tecnologia em candidate experience para empresas.