Entrevistas de emprego: como validar informações e identificar mentirosos

6 minutos para ler

A Foursales, maior empresa de Executive Search especializado em Vendas & Marketing da América Latina, ao longo da sua história já avaliou mais de 100 mil profissionais comerciais nos cinco diferentes continentes. Em função deste vasto conhecimento acumulado, a Foursales desenvolveu e aperfeiçoou técnicas para validar a veracidade de informações durante as entrevistas de emprego, bem como identificar as mentiras contadas por candidatos. 

Não é incomum que muitas pessoas que estão concorrendo a vagas e buscando ser aprovadas em processos seletivos compartilhem informações incorretas ou exageradas em seus currículos, e também durante a entrevista. Sabendo desse contexto, cabe ao recrutador se certificar de que está construindo sua análise/avaliação com base em informações que realmente são verdadeiras. “Faz parte da função do recrutador sempre assumir uma postura investigativa. Na minha opinião, o bom entrevistador é aquele que não tem medo de perguntar, que aprofunda as questões e que não chega a conclusões finais antes de conferir os dados e fatos”, afirma Maurício Spiandorello, Executive Director da Foursales.

“Muitos recrutadores ignoram as etapas pré-entrevista. Antes de qualquer entrevista de emprego é imprescindível validar as informações que constam no currículo do candidato, pesquisar sobre as empresas que ele trabalhou, os cargos que ele exerceu, e avaliar os mercados em que ele já atuou. É preciso fazer o dever de casa, saber indicadores médios dos segmentos de atuação passada do candidato antes de iniciar a conversa com ele. Ter um mínimo de conhecimento sobre o tema para não ser enganado”, elucida Luiz Aquebbate, Senior Associate Consult da Foursales. 

Feita a preparação, na hora da entrevista é fundamental que o recrutador saiba “quebrar o gelo”, criando um ambiente tranquilo e sem tanta formalidade. É claro que a depender do país onde você está recrutando, você tem mais ou menos liberdade para isso. Nos EUA, por exemplo, é proibido fazer qualquer pergunta de cunho pessoal para o candidato em entrevistas de emprego.

No entanto, procure sempre começar com temas que não tem nenhuma relação com a entrevista, comece conversando em vez de já começar entrevistando, essa é a hora de “desarmar” o candidato, de ir conhecendo os seus trejeitos, sua linguagem corporal, e a sua maneira de se comunicar. É importantíssimo deixar o candidato à vontade, e assim, mostrar que trata-se de um ambiente seguro, no qual não é necessário que ninguém impressione ninguém. 

Neste contexto, é muito mais provável que o candidato construa uma retórica mais sincera e verdadeira com o entrevistador. “Quanto mais protocolar for a entrevista, mais o candidato tende a ficar focado em impressionar o entrevistador. Quando é criado um ambiente mais amigável, a pessoa se desarma com mais facilidade e tende a ser mais verdadeira”, expõe o diretor executivo. 

Um dos diferenciais dos headhunters da Foursales, é a capacidade que possuem de criar vínculos com os candidatos. “Acredito que uma das principais habilidades de um bom entrevistador é saber criar uma conexão verdadeira com o entrevistado. Quando conseguimos fazer o candidato entender que estamos também interessados em auxiliá-lo na construção da sua carreira, não apenas em resolver nosso problema de fechar a vaga, já conquistamos muito mais empatia e o ímpeto de mentir diminui”, explica Spiandorello.

Para encontrar os melhores candidatos é necessário entender mais sobre seus anseios, objetivos de carreira, e outros aspectos que vão além dos hard skills. Na opinião de Luiz Aquebbate também cabe ao entrevistador sempre tomar as rédeas da entrevista. “O recrutador deve estar atento quando o candidato parece não querer aprofundar algumas questões, e dar respostas mais vagas para algumas perguntas. Essa atenção permite que o entrevistador volte no tema e explore novas perguntas para buscar mais informações e até mesmo os motivos pelos quais o candidato não quer se estender naquele tema”, observa o consultor.

Uma das etapas obrigatórias nos processos seletivos da Foursales é a tomada de referências com ex-gestores dos candidatos. “Quando perguntamos ao entrevistado o que ele imagina que seu ex-gestor responderia sobre pontos de melhorias em seu trabalho ou comportamento, fica muito mais difícil que ele minta, pois essas explicações serão validadas por outra pessoa”, exemplifica Aquebbate.

“Outro costume que temos é guardar números e dados compartilhados pelo candidato em momentos que ele fala sobre seus ‘achievements’ de carreira, deixando a entrevista correr para que 30-40 min depois a gente volte no mesmo tema para validar se o candidato trará os mesmos números e os mesmos dados da primeira vez em que respondeu a pergunta. É possível também fazer afirmações expondo números diferentes do que foram ditos por ele para verificar se o entrevistado corrige a informação. Essa é uma técnica muito eficaz para identificar falsas declarações”, relata o Spiandorello.

Um bom recrutador tem uma base de conhecimento do mercado em que está recrutando. Conhecer o setor e segmento de mercado, os principais players que o integram e os números relacionados a ele, é fundamental para que o entrevistador consiga colocar em perspectiva os indicadores que o candidato lhe trará.

 “Na Foursales, nós sempre falamos sobre cases de carreira e resultados atingidos pelos candidatos. Com isso, conseguimos comparar os resultados de um candidato com os resultados de outros candidatos do mesmo setor e, mais uma vez, validamos as informações. Se alguém expõe números discrepantes dos outros, já é um sinal de alerta”, explica o consultor. 

Esses exemplos de como validar informações e identificar mentirosos são conquistados pela experiência dos recrutadores. Quanto mais entrevistas de emprego realizadas, mais fácil é identificar essas questões. 

Nos processos seletivos conduzidos pela Foursales, consultoria de R&S do grupo The Foursales Company, que é especialista em posições de vendas e marketing, os consultores são treinados e reciclados para estarem sempre preparados para esse tipo de investigação.

Caso a sua empresa esteja precisando buscar os melhores talentos para transformar o seu negócio, mas esteja insegura na condução deste processo seletivo, entre em contato com a Foursales que nós estamos preparados para lhe ajudar. 

Foursales
Compartilhe esse artigo:
Posts relacionados