A Foursales, maior empresa de recrutamento e seleção especializada em vendas e marketing na América Latina, realizou um fórum com seus consultores e especialistas para analisar as tendências da área comercial (Vendas & Marketing) e quais serão os seus desdobramentos em termos de cargos que serão mais procurados e ganharão mais destaque em 2023.
Intersecção entre Vendas e Marketing
Há alguns anos ainda era comum ver o departamento de Marketing bastante desconectado do departamento de Vendas. O primeiro possuía um foco maior em ações de branding e comunicação, e o segundo foco em prospecção e fechamento de negócios com os clientes. À medida que o modelo de Receita Previsível começa a ser implantado e mais utilizado, Marketing e Vendas começam a estar cada vez mais próximos e trabalhando com fluxo de informações mais compartilhado. Isso vem gerando uma mistura das duas disciplinas de forma acelerada nas etapas de topo e meio de funil.
“Percebemos uma interseção cada vez mais forte entre Vendas e Marketing, vagas que necessitam de skills 50% de Marketing e 50% de Vendas. A tendência é que isso se acentue em 2023 para as posições de Middle & Top Management, será mais comum a busca por gestores que olhem o funil de vendas sob as duas perspectivas, e não um gestor olhando sob cada perspectiva. Isso significa dizer que mais empresas criarão posições como Head/Gerente de Growth, Head/Gerente de Revenue ou Sales & Marketing Operations Manager. Posições que exigem do profissional um conhecimento tanto de geração, nutrição e qualificação de negócios, quanto de fechamento”, observa Maurício Spiandorello, Executive Director at Foursales.
Conhecimento em “T”
“Os profissionais puramente de Vendas são aqueles responsáveis pelo fundo do funil. Nos casos de vendas mais transacionais (preço e volume) essas funções vêm sendo substituídas por automações, sistemas e aplicativos. Isso não quer dizer que o papel do vendedor deixará de existir, isso quer dizer que os vendedores passam a desempenhar um papel estratégico no contato com o cliente, na venda de valor agregado e de projetos customizados. Por isso, vagas de Account Manager ou Executivo de Vendas, que são especialistas em um produto ou serviço e em um segmento específico de mercado, serão cada vez mais necessárias para as organizações”, aponta Pedro Zanol, Senior Partner & CSM at Foursales.
Esse conhecimento técnico de um produto/serviço atendendo um determinado segmento de mercado, é chamado de Conhecimento em T. Por exemplo, um vendedor especializado na venda de softwares de CRM para clientes do segmento de Varejo, ou ainda, um vendedor especializado na venda de máquinas para clientes do segmento moveleiro.
Ou seja, com essa super especialização da posição de vendedor, as empresas irão demandar que esses profissionais sejam especializados em um segmento de clientes, conhecendo profundamente as suas “dores”, ao mesmo tempo que sejam especialistas na solução/serviço que vendem.
Data-Driven Marketing
“Uma lógica também observada nas empresas é o aumento das posições de marketing dentro do funil de vendas. Uma vez que os clientes passam a ser muito mais prospectados, nutridos e qualificados através de meios digitais, os profissionais de marketing (mídia paga, conteúdo, social midia…) são mais demandados. E com essas posições, as conclusões e tomadas de decisão de vendas passam a ser baseadas em dados e análises”, explica Spiandorello.
As tendências apontam para profissionais de Inteligência de Mercado ou Business Intelligence, focados em dados, proporcionando insights para todas as equipes. Além de profissionais focados em automação. Sendo assim, pode-se afirmar que cargos como Gerente de Inteligência de Mercado, Especialista em Data Analytics, Especialista de Consumer Insights e Marketing Automation Specialist estarão em alta nas empresas no próximo ano.
Jornada do Cliente
Com a digitalização de várias etapas do funil de vendas, diminui-se a quantidade de relações humanas entre cliente e empresa. Ao passo que isso acontece, aumenta a necessidade das empresas estarem constantemente monitorando a experiência do cliente para que possam identificar o mais rápido possível suas insatisfações e/ou suas dúvidas e problemas. Por consequência disso, percebe-se o aumento cada vez maior de posições relacionadas a Customer Relationship Management, CRM Manager entre outras.
E-commerce e Marketplaces
Não é mais novidade que após a pandemia, muitos consumidores que antes não possuíam o hábito de fazer compras on-line, passaram a adaptar-se e hoje sentem-se totalmente confortáveis com esse modelo de compra.
“Quando tratamos de tendências, estamos entendendo o mundo a médio e longo prazo. Não significa que todos os segmentos já estão preparados para as mudanças, assim como nem todos os consumidores estão. No entanto, conseguimos ver que muitas empresas se adaptaram rapidamente e migraram para essa realidade on-line, muitas outras ainda estão iniciando e/ou aperfeiçoando esse processo. Elas ainda não chegaram na melhor formatação para estarem adequadas ao mundo presente e futuro da compra on-line”, analisa Eduardo Nogueira, Senior Partner & CSM at Foursales. “Com base nisso, ainda recebemos muitas demandas, e continuaremos recebendo em 2023, por profissionais ligados a E-commerce e Marketplace.”, pondera Nogueira.
Confira quais cargos de vendas e marketing estarão em alta em 2023:
- Head/Gerente de Growth
- Head/Gerente de Revenue
- Brand & Content Manager
- Sales Operations Manager
- Marketing Operations Manager
- CRM Manager
- Customer Relationship Manager
- Gerente de E-commerce
- Gerente de Marketplace
- Gerente de Inteligência de Mercado
- Especialista em Data Analytics
- Especialista de Consumer Insights
- Marketing Automation Specialist
- Especialista/Analista de Trade Marketing
- Especialista de Produto
- Pre Sales Consultant / Engineer
- Engenheiro de Aplicação
- Account Manager
- Vendedor Técnico