ChatGPT em RH: 7 formas de utilizar o chatbot no setor

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Nos últimos anos, as ferramentas de Inteligência Artificial passaram por muitos avanços e estão cada vez mais acessíveis. A mais nova ferramenta que está dando o que falar é o ChatGPT, um chatbot que utiliza IA para responder em tempo real os mais variados assuntos. Mas como utilizar o ChatGPT em RH?

Em apenas dois meses de funcionamento, o ChatGPT conquistou 100 milhões de usuários, que se encantaram com as diversas funcionalidades que a ferramenta oferece. A área de recursos humanos não fica de fora, e neste artigo iremos te contar 7 formas de utilizar o ChatGPT para otimizar os processos em RH.

O que é o ChatGPT

O ChatGPT, que significa “Generative Pre-Trained Transformer”, é um modelo de linguagem baseado em deep learning (aprendizagem profunda), uma das vertentes da inteligência artificial.

Como Começar a utilizar o ChatGPT

Para utilizar o Chat GPT, o primeiro passo é acessar o site oficial através do link: https://openai.com/blog/chatgpt. Devido ao grande número de acessos, pode haver instabilidade na plataforma, portanto, tenha paciência. Ao entrar no site, clique em “Try ChatGPT” e realize o seu cadastro.

Após o login, você será direcionado para a página principal. Nessa página, você encontrará exemplos de como utilizar o ChatGPT e um campo na parte inferior da tela onde poderá inserir a sua pergunta ou tópico de interesse. Além disso, você terá acesso às suas últimas conversas com o chatbot e algumas opções básicas no menu lateral inferior.

A partir desse momento, o uso do ChatGPT é bastante intuitivo. Basta inserir a sua pergunta e aguardar a resposta. O robô utilizará as informações disponíveis na internet sobre o assunto e basear-se-á nas respostas anteriores dos usuários para fornecer uma explicação simplificada.

ChatGPT em RH – 7 formas de utilizar o Chatbot no setor

1. Criação de Job Descriptions

A elaboração de descrições de vagas, ou job descriptions, é uma etapa crucial em processos seletivos. O ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para recrutadores que desejam obter insights para elaborar descrições de vagas para cargos sobre os quais possuem pouco conhecimento.

Faça um teste, basta enviar “Quero uma descrição de vaga de Coordenador de Trade Marketing”. Caso já tenha alguns requisitos e competências em mente, não deixe de mencioná-los. A ferramenta irá compilar todas as informações em um descritivo de vaga.

2. Sugestões de Perguntas para Entrevista de Emprego 

O ChatGPT pode ser uma boa alternativa para se ter novas ideias de perguntas para entrevistas e fugir do simples e tradicional. 

Um exemplo de como acionar esse recurso: “Me dê ideias de perguntas de entrevista para um candidato a vaga de Business Partner, para o segmento de bens de consumo”.

3. Criação de Desafio Técnico para Candidatos

Durante o processo seletivo, uma das etapas mais importantes para filtrar os candidatos é a aplicação de testes que simulem o dia a dia da vaga a ser preenchida. No entanto, para cargos com linguagem técnica complexa, pode ser desafiador para o RH criar esses testes. O ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar no desenvolvimento de testes específicos para esses casos.

No entanto, é importante ressaltar que é essencial que o responsável pelo setor da vaga em aberto revise e valide o teste antes da aplicação aos candidatos.

4. Consulta de palavras-chave para vagas

Ao criar uma vaga nos portais de emprego, é comum definir palavras-chave para garantir que a vaga seja exibida para o público correto. O ChatGPT pode ajudar nessa tarefa. Com um simples comando, é possível obter uma lista completa das principais palavras-chave relacionadas ao cargo que desejar.

Por exemplo: “Quais palavras-chave colocar na divulgação de uma vaga de SDR?”.

5. Elaboração de PDI para colaboradores 

O ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a criar Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) para colaboradores. Ao identificar as habilidades e competências necessárias para um profissional atingir seus objetivos de carreira e, a partir disso, orientar o desenvolvimento de um PDI personalizado.

Além disso, a ferramenta pode ser utilizada para sugerir treinamentos, cursos e atividades de desenvolvimento específicos para as necessidades identificadas.

Faça o teste perguntando a plataforma: “Quais habilidades um Analista de Vendas precisa para ser promovido?”.

6. Elaboração de comunicados 

O ChatGPT oferece a possibilidade de desenvolver e-mails sobre praticamente qualquer assunto, e isso vale para comunicados de Recursos Humanos. É só passar as principais informações para o chatbot e deixar que ele cuide do resto.

Assim, para economizar o tempo que seria gasto no desenvolvimento de e-mails, comunicados e materiais de orientação, os profissionais de RH podem contar com a ajuda desta ferramenta para a produção de textos.

7. Ideias para melhorar indicadores de RH

O RH pode solicitar ao ChatGPT insights para melhorar métricas de RH, como produtividade e turnover. Um exemplo de como solicitar essas respostas é: “Estou com problemas de produtividade em meus colaboradores, me dê 5 ideias para melhorá-la”.

Conclusão sobre o uso do ChatGPT em RH

O ChatGPT oferece inúmeras utilidades para descomplicar tarefas de Recursos Humanos, desde que os profissionais saibam utilizar a ferramenta de forma efetiva, extraindo os insights certos para otimizar seus processos.

Com a habilidade de gerar textos naturais e coerentes, o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa em RH, para recrutar e selecionar candidatos, aprimorar a comunicação interna, e melhorar indicadores.

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