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Case Clarios: o diferencial da metodologia Foursales

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A Clarios é a maior fabricante de baterias automotivas do planeta Terra e tem as tecnologias mais avançadas para praticamente todos os tipos de veículos. É a líder global em soluções de armazenamento de energia, alimentando um em cada três veículos do mundo. Uma empresa com essa reputação requer os melhores profissionais e por isso escolheu a Foursales, especialista em Executive Search para a área de vendas e marketing, para encontrar seu novo Diretor Comercial. 

Assista o case em vídeo:

Para atender a essa demanda a Foursales utilizou a metodologia padrão que tem dois pilares principais: alto volume amostral e alta densidade avaliativa. “Para se ter uma ideia, no processo seletivo tivemos 827 candidatos e 86 deles avançaram para etapas de análise de aprofundamento”, explicou Maurício Spiandorello, Diretor Executivo da Foursales. 

O grande diferencial foi a especialização da Foursales em atender exclusivamente a área comercial, o que possibilita um profundo conhecimento das demandas desse setor. Além disso, o consultor responsável deste processo, Pedro Zanol, também já tinha vasto conhecimento do segmento automotivo, inclusive já havia atendido outros processos em empresas da Argentina, do México e dos Estados Unidos. “Surpreendentemente uma estratégia que adotamos nesse processo foi a de aumentar a busca para demais setores, não necessariamente encontrar alguém que tivesse experiência na área automotiva, mas que tivesse amplo conhecimento na área comercial e pudesse ampliar a visão da organização”, elucidou Zanol. 

“O desafio que traçamos para essa posição era de alguém que tivesse sólida experiência nas disciplinas de vendas, na estruturação de um time comercial e que tivesse alta capacidade em agregar valor para a organização” expôs, Alex Pacheco, VP e General Manager da Clarios. “A Foursales nos entregou cinco candidatos finalistas de diferentes setores, o que trouxe uma riqueza de pensamentos e de opções para escolhermos o perfil mais adequado, e curiosamente escolhemos uma pessoa que não era da área automotiva”, complementou Pacheco. 

O trabalho realizado teve muita confiança de ambas as partes e uma escuta ativa que procurou entender a fundo todos os pontos de atenção que o novo profissional deveria ter para realizar um trabalho de excelência na organização. Nessa procura, ainda tivemos uma agradável surpresa. “Nós apresentamos uma shortlist tão qualificada, que apresentava candidatos com fit cultural e que resolveriam os problemas apresentados dentro do processo de transformação que a Clarios estava passando, que os tomadores de decisão entenderam que uma nova pessoa também agregaria bons resultados para a organização, mais especificamente para cuidar da marca líder deles, a Heliar, assim conseguimos complementar o processo e incluir um nova pessoa para um outro cargo”, expôs Zanol.

“Nós tínhamos uma necessidade de negócio latente e que um dos candidatos trouxe as respostas que eu precisava para aquele momento. Além disso, possibilitou que dentro de nossa agenda de diversidade trouxéssemos a primeira Diretora Nacional de Vendas para dentro de nossa estrutura, e uma pessoa que, com certeza, tem o potencial para o plano de sucessão dos próximos anos”, elucidou Marcelo Barreto, Diretor Comercial da Clarios. 

“Além de encontrarmos um profissional com todas as competências que precisávamos, com um mindset colaborativo, conseguimos dar força para o nosso pilar de Diversidade & Inclusão”, enfatizou Ursula Bueno, HR Manager da Clarios. 

Após algum tempo a parceria entre Foursales e Clarios continua fortalecida e além das posições contratadas continuamos com mais vagas abertas, procurando os melhores profissionais do mercado para essa empresa que é uma referência mundial.

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