O headhunter é um profissional da área de recrutamento e seleção dedicado à busca de talentos para determinados segmentos de mercado, posições ou empresas. Trata-se de um intermediário entre uma empresa contratante e candidatos a oportunidades de emprego, contratado para auxiliar a área de recursos humanos na busca por um ou mais perfis profissionais, podendo ter atuação especialista ou generalista, de acordo com sua área, metodologias de avaliação e tipos de processo seletivo que conduz.
Confira a seguir as principais diferenças entre os headhunters generalistas e especialistas, os principais motivos para optar pelo recrutamento especializado, e como contratá-los.
O headhunter generalista
O headhunter generalista é um profissional com ampla visão de mercado e de negócios, atuando no recrutamento de talentos em todos os segmentos e níveis organizacionais. Seu principal objetivo é encontrar o profissional disponível para as posições contratadas, poupando tempo e recursos na busca por talentos, desde as vagas de base até às estratégicas.
Por sua atuação generalista em diversos segmentos, áreas organizacionais e níveis de carreira, geralmente possui ferramentas avaliativas e metodologias padronizadas para todos os processos seletivos que conduz.
O headhunter especialista
O headhunter especialista é o profissional especializado em um segmento de mercado, região, ou mesmo em cargos de áreas específicas das organizações, como: T.I, RH, Finanças, Área Comercial, entre outras.
Headhunters especialistas utilizam ferramentas avaliativas, metodologia e referencial teórico direcionados à análise das particularidades profissionais do setor em que atuam. Além de analisar currículos, avaliam de forma profunda pontos relevantes da carreira e perfil de seus candidatos, como: experiência profissional, perfil psicológico, conhecimento de mercado, soft e hard skills e cases relevantes de carreira.
Por atuar de forma especializada, o objetivo desse profissional não é somente fechar o processo seletivo, mas transformar o recrutamento e seleção de seu cliente em uma ferramenta estratégica, trazendo maior porcentagem de acerto nos principais indicadores de recrutamento e seleção. O especialista possui maior networking na área, conhece as nuances do setor, e é capaz de avaliar e selecionar mais profissionais aderentes, em relação ao generalista.
Por que contratar headhunters especialistas?
O olhar dos especialistas, além de poupar tempo e recursos, traz resultados assertivos, com maior comprovação estatística ao selecionar os profissionais mais qualificados do mercado.
Entre os benefícios da contratação desse serviço, estão: menores índices de turnover, maior aderência cultural, processos seletivos mais ágeis e maior assertividade na entrega das short lists. Isso acontece pois as ferramentas avaliativas utilizadas são capazes de trazer insights objetivos e subjetivos para auxiliar as empresas na escolha dos melhores finalistas.
Como contratar headhunters especialistas?
Para contratar headhunters especialistas é importante observar os fatores a seguir:
- Tempo necessário para o fechamento da vaga:
Deve ocorrer um alinhamento de expectativas prévio em relação ao andamento do processo seletivo, e a data em que a lista de finalistas deve ser entregue. É importante observar tanto a porcentagem de vagas entregue no prazo pelo profissional ou consultoria, quanto a porcentagem de assertividade (processos seletivos que precisaram ser refeitos).
- Metodologia de recrutamento e seleção;
Procure entender qual é a metodologia aplicada no processo de recrutamento e seleção, e qual é a comprovação estatística dessas metodologias. Isso garante melhor assertividade na contratação dos melhores profissionais do mercado.
- Principais cases de sucesso
Procure se informar sobre quais são os principais cases desse profissional ou consultoria atuando em seu segmento de mercado, e também quais são seus principais clientes. - Percentual de reposição de candidatos contratados
Além do processo seletivo, é necessário avaliar quanto tempo os candidatos contratados ficam nas empresas clientes. A reposição desses profissionais gera perdas para a empresa em termos de tempo para selecionar outro candidato, treinamentos e investimentos de onboarding, além das perdas oriundas da vacância da posição.
Discutimos nesse post como calcular o retorno sobre investimento das ações de RH, para melhor direcionar investimentos, planejar contratações e a contratação de novos serviços, de modo a otimizar e atuar de forma estratégica.
Sobre a Foursales
A Foursales é uma consultoria de tecnologia e serviços de recrutamento, seleção e assessment especializada em recrutar, selecionar e avaliar profissionais de vendas e marketing.
Possuímos uma metodologia de alta amostragem avaliativa, que mapeia, tria e avalia rigorosamente três vezes mais profissionais em relação a outras empresas de recrutamento e seleção do mercado. Além disso, oferecemos soluções tecnológicas exclusivas para todas as suas necessidades de recrutamento, seleção e avaliação de área comercial.
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