Como e por que contratar headhunters especialistas?

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O headhunter é um profissional da área de recrutamento e seleção dedicado à busca de talentos para determinados segmentos de mercado, posições ou empresas. Trata-se de um intermediário entre uma empresa contratante e candidatos a oportunidades de emprego, contratado para auxiliar a área de recursos humanos na busca por um ou mais perfis profissionais, podendo ter atuação especialista ou generalista, de acordo com sua área, metodologias de avaliação e tipos de processo seletivo que conduz.

Confira a seguir as principais diferenças entre os headhunters generalistas e especialistas, os principais motivos para optar pelo recrutamento especializado, e como contratá-los.

O headhunter generalista

O headhunter generalista é um profissional com ampla visão de mercado e de negócios, atuando no recrutamento de talentos em todos os segmentos e níveis organizacionais. Seu principal objetivo é encontrar o profissional disponível para as posições contratadas, poupando tempo e recursos na busca por talentos, desde as vagas de base até às estratégicas.

Por sua atuação generalista em diversos segmentos, áreas organizacionais e níveis de carreira, geralmente possui ferramentas avaliativas e metodologias padronizadas para todos os processos seletivos que conduz.

O headhunter especialista

O headhunter especialista é o profissional especializado em um segmento de mercado, região, ou mesmo em cargos de áreas específicas das organizações, como: T.I, RH, Finanças, Área Comercial, entre outras.

Headhunters especialistas utilizam ferramentas avaliativas, metodologia e referencial teórico direcionados à análise das particularidades profissionais do setor em que atuam. Além de analisar currículos, avaliam de forma profunda pontos relevantes da carreira e perfil de seus candidatos, como: experiência profissional, perfil psicológico, conhecimento de mercado, soft e hard skills e cases relevantes de carreira.

Por atuar de forma especializada, o objetivo desse profissional não é somente fechar o processo seletivo, mas transformar o recrutamento e seleção de seu cliente em uma ferramenta estratégica, trazendo maior porcentagem de acerto nos principais indicadores de recrutamento e seleção. O especialista possui maior networking na área, conhece as nuances do setor, e é capaz de avaliar e selecionar mais profissionais aderentes, em relação ao generalista.

Por que contratar headhunters especialistas?

O olhar dos especialistas, além de poupar tempo e recursos, traz resultados assertivos, com maior comprovação estatística ao selecionar os profissionais mais qualificados do mercado.

Entre os benefícios da contratação desse serviço, estão: menores índices de turnover, maior aderência cultural, processos seletivos mais ágeis e maior assertividade na entrega das short lists. Isso acontece pois as ferramentas avaliativas utilizadas são capazes de trazer insights objetivos e subjetivos para auxiliar as empresas na escolha dos melhores finalistas.

Como contratar headhunters especialistas?

Para contratar headhunters especialistas é importante observar os fatores a seguir:

  1. Tempo necessário para o fechamento da vaga:
    Deve ocorrer um alinhamento de expectativas prévio em relação ao andamento do processo seletivo, e a data em que a lista de finalistas deve ser entregue. É importante observar tanto a porcentagem de vagas entregue no prazo pelo profissional ou consultoria, quanto a porcentagem de assertividade (processos seletivos que precisaram ser refeitos).
  1. Metodologia de recrutamento e seleção;
    Procure entender qual é a metodologia aplicada no processo de recrutamento e seleção, e qual é a comprovação estatística dessas metodologias. Isso garante melhor assertividade na contratação dos melhores profissionais do mercado.
  1. Principais cases de sucesso
    Procure se informar sobre quais são os principais cases desse profissional ou consultoria atuando em seu segmento de mercado, e também quais são seus principais clientes.
  2. Percentual de reposição de candidatos contratados

Além do processo seletivo, é necessário avaliar quanto tempo os candidatos contratados ficam nas empresas clientes. A reposição desses profissionais gera perdas para a empresa em termos de tempo para selecionar outro candidato, treinamentos e investimentos de onboarding, além das perdas oriundas da vacância da posição.

Discutimos nesse post como calcular o retorno sobre investimento das ações de RH, para melhor direcionar investimentos, planejar contratações e a contratação de novos serviços, de modo a otimizar e atuar de forma estratégica.

Sobre a Foursales

A Foursales é uma consultoria de tecnologia e serviços de recrutamento, seleção e assessment especializada em recrutar, selecionar e avaliar profissionais de vendas e marketing. 

Possuímos uma metodologia de alta amostragem avaliativa, que mapeia, tria e avalia rigorosamente três vezes mais profissionais em relação a outras empresas de recrutamento e seleção do mercado. Além disso, oferecemos soluções tecnológicas exclusivas para todas as suas necessidades de recrutamento, seleção e avaliação de área comercial.
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