Mad Men é uma série aclamada que oferece um olhar fascinante sobre a indústria da publicidade na década de 1960. A partir das aventuras de Don Draper e sua equipe, ela ilustra muitos aspectos do marketing e da publicidade, incluindo a busca por talentos. Atualmente, essas buscas são feitas com a ajuda de um headhunter.
No entanto, como as táticas e situações retratadas em Mad Men se comparam ao trabalho real de um headhunter de marketing hoje em dia?
Inspirados por essa reflexão, neste artigo vamos abordar como a série ilustra, no contexto da época, as estratégias de headhunting.
Além disso, você vai ler sobre:
- O trabalho de um headhunter
- A diferença entre headhunter e recrutador
- Lições aprendidas sobre recrutamento com “Mad Men”
- Como contratar um headhunter de marketing
Boa leitura!
O trabalho de um headhunter
O headhunter é um recrutador especializado que identifica e atrai talentos de alto nível para posições específicas. No contexto do marketing, eles desempenham um papel muito importante ao:
- Identificar talentos: Encontrar candidatos com habilidades específicas em marketing, publicidade e comunicação;
- Avaliar competências: Avaliar as competências técnicas e criativas dos candidatos;
- Analisar o fit cultural: Garantir que o candidato se encaixe na cultura e nos valores da empresa;
- Negociar: Ajudar na negociação de salários e benefícios para atrair os melhores talentos.
Além disso, este profissional também é responsável por estudar profundamente o mercado, manter um bom networking, conhecer as necessidades das empresas para atender as demandas e oferecer feedbacks constantes às contratantes.
A diferença entre headhunter e recrutador
Assim como citamos neste artigo, pode-se considerar um headhunter como uma versão avançada do recrutador. Na prática, suas atividades são semelhantes, mas o headhunter vai além, buscando não apenas candidatos, mas o candidato ideal.
Então, ao contrário dos recrutadores convencionais, ele não se limita a anúncios em sites de RH e realiza uma avaliação detalhada das habilidades e competências de cada talento. Essa abordagem é aplicada em todas as contratações, com destaque para posições de liderança e cargos diretivos, que são áreas de atuação mais frequentes para o headhunter.
Do mesmo modo, enquanto o recrutador muitas vezes é um funcionário fixo de uma única empresa, o headhunter costuma oferecer serviços especializados para diversas organizações.
Lições aprendidas sobre recrutamento com “Mad Men”
Ao longo de Mad Men, é possível identificar diversos elementos que compõem o recrutamento e gestão de talentos na prática. Dentre eles, podemos destacar:
1. Identificação da criatividade
Don Draper e sua equipe são constantemente desafiados a encontrar novas ideias e campanhas criativas para os projetos que realizam.
Por outro lado, no recrutamento de talentos, a criatividade é necessária para desenvolver estratégias que auxiliem o headhunter a encontrar os profissionais certos para uma organização.
Ademais, ela é essencial de ser encontrada em candidatos para vagas de marketing.
2. Avaliação de competências
A série mostra como os líderes avaliam as habilidades de escrita, design e apresentação tanto daqueles que já trabalham na agência quanto com as pessoas que desejam contratar.
No hunting, busque avaliar cuidadosamente as competências dos candidatos para encontrar o certo.
3. Cultura de trabalho
A cultura da Sterling Cooper é uma parte central da série, influenciando a maneira como os talentos são geridos e recrutados. Fora da ficção, a cultura organizacional também é determinante em um processo de recrutamento e seleção.
Por isso, conheça a cultura da empresa e certifique-se de que os candidatos se encaixam bem nela.
4. Competição
A indústria de publicidade é extremamente competitiva, com empresas lutando para atrair os melhores talentos. Na vida real, isso não é muito diferente. Hoje em dia, recrutar profissionais de destaque no mercado demanda estratégias que diferenciem a sua organização da concorrência e despertem nos talentos o desejo de integrar a equipe.
Portanto, esteja preparado para competir por bons profissionais, oferecendo pacotes atraentes e oportunidades de crescimento. A luta por talentos de topo em marketing nos dias atuais é tão intensa quanto nos anos 60.
Em suma, a série não só entretém, mas também oferece insights valiosos sobre o recrutamento de talentos em marketing. A partir de Mad Men, headhunters podem aprender sobre a importância da criatividade, da avaliação de habilidades e da compatibilidade cultural.
Dessa forma, ao aplicar essas lições, eles podem atrair e contratar os melhores talentos, ajudando suas empresas a prosperar no competitivo mundo do marketing.
Como contratar um headhunter de marketing?
Um recrutamento de marketing nem sempre conseguirá ser implementado com a agilidade necessária pela equipe de Recursos Humanos. Da mesma forma, é comum que o time de gestão de pessoas não possua todos os conhecimentos especializados requeridos para realizar o R&S de forma eficaz.
Todavia, para um processo seletivo assertivo, é recomendável contar com a expertise de um headhunter de marketing. Ele é fundamental para garantir que você terá ao seu lado os melhores profissionais do mercado.
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