O que faz e por que contratar um headhunter?

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Contratar um headhunter é uma forma de encurtar caminhos para encontrar o profissional certo para atender às expectativas da sua empresa em relação a uma vaga aberta

Seja para cargos operacionais ou estratégicos, a contratação de colaboradores é um processo que demanda atenção e tempo, a fim de minimizar os riscos relacionados à adesão de novos profissionais.

Dessa forma, contratar headhunters e consultorias especializadas é uma forma que a empresa tem de minimizar o tempo investido nos processos de recrutamento e seleção, além de representar também uma economia para o setor de RH, tanto em relação ao tempo que o processo demanda quanto à organização do trabalho da equipe.

No entanto, muitas dúvidas ainda surgem quando tratamos especificamente do que é, o que faz e quais são as exatas funções de um headhunter em um processo de R&S.  Neste post discutimos as principais diferenças entre um headhunter generalista e um especialista.

Assim, confira a seguir quais são as principais características desse profissional e como a contratação de um headhunter pode ser vantajosa para a sua organização.

O que é um headhunter?

Voltado para o recrutamento e para a seleção de candidatos para a ocupação de vagas estratégicas de uma empresa, o headhunter é um parceiro importante para empresas dos mais diversos portes. Seu trabalho pode ser compreendido como o de quem se dedica a caçar talentos no mercado de trabalho.

Atuando como um intermediário entre a organização e o profissional que será contratado, o headhunter faz uso de sua rede de contatos ou de um banco de talentos para identificar os perfis que melhor se encaixam nas competências profissionais e socioemocionais que a vaga exige.

Ele é, também, o que mais está ligado à contratação de profissionais que atuarão em postos de lideranças e que podem exigir alta qualificação e capacitação e, ainda, daqueles profissionais com características e habilidades muito específicas, que são mais raros de se encontrar nos portais de vagas de trabalho.

De que forma o headhunter trabalha?

O headhunter é, antes de qualquer coisa, um pesquisador. Com um olhar atento, observa as minúcias de uma vaga aberta, analisando quais são as expertises que se relacionam intimamente com aquilo que a empresa deseja suprir através de uma contratação.

Ao ter um escopo das qualificações e das competências fundamentais do profissional desejado, o headhunter busca em dados majoritariamente estatísticos. Ou seja, aqueles que obedecem a uma lógica que possibilita a comparação das diversas expertises associadas aos candidatos e que atingem de forma mais intensa os objetivos da empresa.

Em relação à avaliação do profissional, etapa que antecede o encaminhamento à organização, o headhunter concentra seus esforços em uma entrevista assertiva, que busca por aquelas melhores experiências do candidato, bem como aplicar testes que avaliam o raciocínio lógico e, ainda, o potencial do mesmo em relação à vaga aberta.

Quando se deve contratar um headhunter ao buscar uma vaga de trabalho?

Não só nos momentos em que uma empresa constata dificuldades para realizar novas contratações que o headhunter se faz necessário. 

Em algumas situações, a própria natureza da vaga aberta exige que algumas “forças” devem ser mobilizadas, conferindo maior celeridade e eficiência a um processo seletivo.

Veja, a seguir, algumas ocasiões em que contratar um headhunter é a melhor escolha para a sua organização:

Faça uma busca direcionada por analistas e executivos

Basta que uma empresa abra e publique uma vaga de trabalho para que diversos currículos comecem a ser cadastrados. Rapidamente, o que parecia ser uma experiência promissora, logo passa a representar uma grande dor de cabeça às equipes de recrutamento e seleção.

Então, o trabalho direcionado de um headhunter é proativo, e busca profissionais que se adequem às necessidades de uma empresa. Isso diminui consideravelmente o risco relacionado à contratação, o tempo que a vaga permanece aberta e, até mesmo, a exposição da instituição contratante.

Além disso, a busca direcionada tem como principal característica a possibilidade de poder comparar de forma mais aprofundada os dados trazidos pelos candidatos. Tal ação permite uma análise técnica dos mais diversos perfis profissionais, a fim de fazer uma contratação mais assertiva.

Busque de forma discreta ou sigilosa

Em determinados nichos de negócios, a abertura de uma vaga significa a vacância de um cargo e, por conseguinte, potencial instabilidade para seus investidores, bem como para o seu público consumidor.

Por conta disso, para muitas empresas a busca por um candidato para ocupar uma vaga de gestão, diretoria ou qualquer outra liderança deve ser feita de forma discreta ou, até mesmo, sigilosa, a fim de que se possa proteger os interesses do contratante.

Desse modo, através da contratação de um headhunter, é possível proteger os interesses da organização, buscando no mercado por profissionais com o perfil que melhor corresponda às necessidades da vaga e sem que seja necessário, em qualquer momento, divulgar qualquer dado do contratante. 

Contrate à distância

Através de um headhunter é possível, também, contratar um candidato em qualquer lugar do mundo, seja para suprir necessidades relacionadas à internacionalização de empresas ou, ainda, para cargos estratégicos em diferentes sedes de multinacionais ou com negócios fora do Brasil, respondendo aos negócios do país fora de sua região.

Para muitas organizações, apenas dessa forma seria possível captar talentos fora do território brasileiro, tanto por falta de capilaridade em ambiente internacional quanto por falta de parâmetros para comparação entre os potenciais candidatos.

Assim, um headhunter pode auxiliar empresas que enfrentam dificuldades ao contratar fora do Brasil, sobretudo por ter a possibilidade de realizar buscas ativas por banco de dados e, ainda, realizar um comparativo que possa apurar as expertises dos candidatos mais alinhados aos desejos do contratante.

As principais vantagens de contratar um headhunter

Embora a contratação de um headhunter seja, normalmente, para suprir as necessidades de uma empresa com contratações, as vantagens vão além dessas situações.

Seja para níveis operacionais ou analíticos, para cargos relacionados a postos de liderança, gerência, direção ou coordenação, contratar um headhunter traz benefícios múltiplos para uma empresa. Confira quais são os principais deles:

Economize tempo e recursos financeiros

A economia de tempo está diretamente relacionada aos recursos humanos que um processo de recrutamento e seleção demanda. Por conseguinte, o tempo em que sua equipe de RH acaba ficando deslocada de suas atividades cotidianas, demanda a reorganização dos fluxos de trabalho. Esta, por sua vez, pode causar comprometimentos financeiros para a empresa.

Diante disso, contratar um headhunter leva a uma melhor gestão do orçamento disponibilizado para recrutamento e seleção. Essa decisão também faz com que o tempo da sua equipe seja melhor utilizado nas atividades que já fazem parte do escopo de trabalho.

Além disso, o tempo necessário para encontrar o profissional mais adequado para ocupar a vaga aberta também tende a ser menor. Isso porque o headhunter atua de forma ativa, buscando por seus próprios meios os candidatos ao emprego.

Busque de forma mais direcionada e ativa

A busca por candidatos, quando realizada por um especialista, segue procedimentos quantitativos. Esse método tem como finalidade encontrar no mercado quais perfis mais se aproximam do ideal definido pela empresa.

Além da evidente economia de tempo e de recursos financeiros, melhor e mais eficiente pode se tornar a contratação, diminuindo também os riscos relacionados à adesão de novos profissionais na empresa.

Encontre o candidato ideal para o perfil da sua empresa

Encontrar um candidato com todas as competências socioemocionais e profissionais para ocupar uma vaga torna-se mais simples quando se tem o apoio de um headhunter.

Através de processos criteriosos, são realizadas análises quantitativas do perfil de diversos profissionais, entrecruzando dados para chegar naquele desejado pelo contratante.

Dessa forma, é possível atender de forma mais completa às necessidades da empresa, reunindo em um perfil as características fundamentais para exercer o cargo.

Otimize o orçamento para recrutamento e seleção

Destinando os recursos financeiros para uma única ação, estabelecida com o headhunter, também é possível melhorar a gestão do orçamento para recrutamento e seleção.

Dessa forma, torna-se viável garantir as melhores contratações de que sua empresa necessita sem comprometer os fluxos orçamentários.

Assim, há um melhor aproveitamento em termos financeiros, temporais e, ainda, uma contratação mais segura e exitosa para a empresa.

Como contratar um headhunter?

A contratação de um headhunter deve levar em conta algumas análises preliminares, sobretudo relacionadas com a expertise do prestador de serviço ou da empresa parceira.

Confira, agora, alguns pontos importantes para avaliar ao contratar um headhunter para o processo de recrutamento e seleção da sua empresa:

Avalie a expertise do headhunter

É fundamental avaliar a expertise do headhunter ou da empresa que pretende-se contratar para a realização de uma pesquisa no mercado de trabalho.

Verifique em quais segmentos a equipe está habituada a trabalhar, seus melhores cases, como tratam a confidencialidade e, ainda, com quais organizações já trabalharam.

A partir dessas informações, é possível avaliar se, sobretudo, as experiências anteriores são compatíveis com as demandas atuais da sua própria empresa.

Analise o tempo médio para realizar uma contratação

Antes de contratar um headhunter, é fundamental que o tempo médio de contratação da empresa seja compatível com a necessidade do seu negócio, a fim de não comprometer o fluxo de trabalho.

Toma-se o tempo médio de contratação através de alguns pontos, no entanto: nível do profissional a ser contratado, experiências anteriores, competências específicas e, ainda, o perfil descrito como o ideal para o headhunter.

Através desses pontos, há, então, a análise de múltiplos perfis de candidatos para saber quais deles correspondem aos pontos requisitados pela organização.

A partir dos pontos destacados como essenciais e desejáveis também decorre o tempo médio para a contratação. Uma vez que a vaga reúna um maior número de características fundamentais, maior tende a ser o tempo de seleção.

Observe a rede de contatos da empresa

Outro ponto essencial é buscar informações sobre a rede de contatos do headhunter ou da empresa, sobretudo em relação às organizações já atendidas.

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Concluindo…

Contratar um headhunter é uma forma de contribuir com a celeridade e eficiência nos processos de recrutamento e seleção da sua empresa.

Estabelecer parcerias estratégicas traz vantagens também relacionadas aos aspectos econômicos de um processo seletivo. Elas unificam orçamentos e, ainda, permitem a continuidade dos trabalhos do setor de RH.

No entanto, é fundamental que no momento de contratar um headhunter a empresa avalie de maneira criteriosa quais são as expertises da consultoria. Por fim, os recrutadores também devem analisar suas relações com o mercado para garantir o pleno atendimento à vaga aberta.

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