O que faz e por que contratar um headhunter?

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Contratar um headhunter é uma forma de encurtar caminhos para encontrar o profissional certo para atender às expectativas da sua empresa em relação a uma vaga aberta

Seja para cargos operacionais, seja para cargos estratégicos, a contratação de colaboradores é um processo que demanda atenção e tempo a fim de minimizar os riscos relacionados à adesão de novos profissionais.

Contratar headhunters e consultorias especializadas é uma forma que a empresa tem de minimizar o tempo investido nos processos de seleção e recrutamento, além de representar também uma economia para o setor de RH, tanto em relação ao tempo que o processo demanda quanto em relação à organização do trabalho da equipe.

No entanto, muitas dúvidas ainda surgem quando tratamos especificamente do que é, o que faz e quais são as exatas funções de um headhunter em um processo de recrutamento e seleção.  Neste post discutimos as principais diferenças entre um headhunter generalista e um especialista.

Confira, a seguir, quais são as principais características desse profissional e de quais formas a contratação de um headhunter pode ser vantajosa para a sua empresa.

O que é um headhunter?

Voltado para o recrutamento e para a seleção de candidatos para a ocupação de vagas estratégicas de uma empresa, o headhunter é um parceiro importante para empresas dos mais diversos portes e seu trabalho pode ser compreendido como o de quem se dedica a caçar talentos no mercado de trabalho.

Atuando como um intermediário entre a empresa e o profissional que será, por fim, contratado, o headhunter faz uso de sua rede de contatos ou de um banco de talentos a fim de identificar aqueles perfis que melhor podem estar relacionados com as competências profissionais e socioemocionais que a vaga exige.

O headhunter é, também, aquele profissional que mais está ligado à contratação de profissionais que atuarão em postos de lideranças e que podem exigir alta qualificação e capacitação e, ainda, daqueles profissionais com características e habilidades muito específicas, que são mais raros de se encontrar nos portais de vagas de trabalho.

De que forma o headhunter trabalha?

O headhunter é, antes de qualquer coisa, um pesquisador. Com um olhar atento, observa as minúcias de uma vaga aberta, analisando quais são as expertises que se relacionam intimamente com aquilo que a empresa deseja suprir através de uma contratação.

De posse de um escopo das qualificações e das competências fundamentais para que a um profissional atender plenamente às necessidades manifestadas pela empresa, o headhunter se lança em uma busca focada em dados majoritariamente estatísticos: ou seja, aqueles que obedecem a uma lógica que possibilita a comparação das diversas expertises associadas aos candidatos e que atingem de forma mais intensa os objetivos da empresa.

Em relação à avaliação do profissional, etapa que antecede o encaminhamento à empresa, o headhunter concentra seus esforços em uma entrevista assertiva, que busca por aquelas melhores experiências do candidato, bem como busca aplicar testes que avaliam o raciocínio lógico e, ainda, o potencial do candidato em relação à vaga aberta em si.

Quando se deve contratar um headhunter ao buscar uma vaga de trabalho?

Não só nos momentos em que uma empresa constata dificuldades para realizar novas contratações que o headhunter se faz necessário. 

Em algumas situações, a própria natureza da vaga aberta exige que algumas “forças” devem ser mobilizadas, conferindo maior celeridade e eficiência a um processo seletivo.

Veja, a seguir, algumas ocasiões em que contratar um headhunter é a melhor escolha para a sua empresa:

Faça uma busca direcionada por analistas e executivos

Basta que uma empresa abra e publique uma vaga de trabalho para que diversos currículos comecem a ser cadastrados e, rapidamente, o que parecia ser uma experiência promissora logo passa a representar uma grande dor de cabeça às equipes de seleção e recrutamento.

A busca direcionada praticada por um headhunter é um trabalho pró-ativo, que tem por fundamento buscar por profissionais que possam se adequar às necessidades de uma empresa, o que diminui consideravelmente o risco relacionado à contratação, o tempo que a vaga permanece aberta e, até mesmo, a exposição da empresa contratante.

Além disso, a busca direcionada tem como principal característica a possibilidade de poder comparar de forma mais aprofundada os dados trazidos pelos candidatos, permitindo uma análise técnica dos mais diversos perfis profissionais, a fim de fazer uma contratação mais acertada.

Busque de forma discreta ou sigilosa

Em determinados nichos de negócios, a abertura de uma vaga significa a vacância de um cargo e, por conseguinte, potencial instabilidade para seus investidores, bem como para o seu público consumidor.

Por conta disso, para muitas empresas a busca por um candidato para ocupar uma vaga de gestão, diretoria ou qualquer outra liderança deve ser feita de forma discreta ou, até mesmo, sigilosa, a fim de que se possa proteger os interesses da empresa contratante.

Através da contratação de um headhunter é possível proteger os interesses da empresa, buscando no mercado por profissionais com o perfil que melhor corresponda às necessidades da vaga e sem que seja necessário, em qualquer momento, divulgar qualquer dado do contratante. 

Contrate à distância

Através de um headhunter é possível também contratar um candidato em qualquer lugar do mundo, seja para suprir necessidades relacionadas à internacionalização de empresas ou, ainda, para cargos estratégicos em diferentes sedes de empresas multinacionais ou com negócios fora do Brasil, respondendo aos negócios do país fora de sua região.

Para muitas empresas, apenas dessa forma seria possível captar talentos fora do território brasileiro, tanto por falta de capilaridade em ambiente internacional quanto por falta de parâmetros para comparação entre os potenciais candidatos.

Um headhunter pode auxiliar empresas que enfrentam dificuldades ao contratar fora do Brasil, sobretudo por ter a possibilidade de realizar buscas ativas por banco de dados e, ainda, realizar um comparativo que possa apurar as expertises dos candidatos mais alinhados aos desejos da empresa.

As principais vantagens de contratar um headhunter

Embora a contratação de um headhunter seja normalmente relacionada à situações em que esse esforço é mobilizado para suprir necessidades de uma empresa em relação às suas equipes e processos internos de contratação para cargos estratégicos, seja para alcançar profissionais com qualificações e expertises mais incomuns, contratar um headhunter traz vantagens que vão além dessas situações mais específicas.

Seja para níveis operacionais ou analíticos, seja para cargos relacionados a postos de liderança, gerência, direção ou coordenação, contratar um headhunter traz benefícios múltiplos para uma empresa. Confira quais os principais deles:

Economize tempo e recursos financeiros

A economia de tempo está diretamente relacionada aos recursos humanos que um processo de recrutamento e seleção demanda e, por conseguinte, o tempo em que sua equipe de RH acaba ficando deslocada de suas atividades cotidianas e rotineiras a fim de acompanhá-lo, demandando a reorganização dos fluxos de trabalho que, por sua vez, pode causar comprometimentos financeiros para a empresa.

Diante disso, contratar um headhunter leva a uma melhor gestão do orçamento disponibilizado para recrutamento e seleção, além de também fazer com que o tempo da sua equipe possa ser melhor utilizado nas atividades que já fazem parte do escopo de trabalho.

Além disso, o tempo necessário para encontrar o profissional mais adequado para ocupar a vaga aberta também tende a ser menor, uma vez que um headhunter atua de forma ativa, buscando por seus próprios meios os candidatos ao emprego.

Busque de forma mais direcionada e ativa

A busca por candidatos, quando realizada por um headhunter, segue procedimentos quantitativos a fim de encontrar no mercado de trabalho quais são os perfis que mais se aproximam daquele definido por uma empresa como o ideal para a ocupação de uma vaga aberta.

Além da evidente economia de tempo e de recursos financeiros, conforme a busca se torna mais apurada e ferramentas de análise de dados são integradas à ela, melhor e mais eficiente pode se tornar a contratação, diminuindo também os riscos relacionados à adesão de novos profissionais nas fileiras da empresa.

Encontre o candidato ideal para o perfil da sua empresa

Encontrar um candidato que tenha todas as competências socioemocionais e profissionais para ocupar uma vaga aberta é uma tarefa mais simples quando se tem o apoio de um headhunter, sobretudo pela maneira como a pesquisa é realizada a fim de encontrar o melhor candidato.

Através de processos criteriosos é possível realizar uma análise quantitativa do perfil de diversos profissionais, entrecruzando dados a fim de se chegar naquele que melhor se aproxima do que é esperado pela empresa contratante.

Dessa forma, é possível atender de forma mais completa às necessidades da empresa, reunindo em um perfil as competências e habilidades fundamentais para que o cargo possa ser exercido em sua plenitude.

Otimize o orçamento para recrutamento e seleção

Destinando os recursos financeiros para uma única ação, que é aquela estabelecida com o headhunter, também é possível melhorar a gestão do orçamento para recrutamento e seleção.

Dessa forma é possível garantir as melhores contratações de que sua empresa necessita sem comprometer os fluxos orçamentários, tampouco deslocando funcionários de suas funções no RH a fim de participar de forma ativa do processo de seleção de candidatos.

Assim, há um melhor aproveitamento em termos financeiros, temporais e, ainda, uma contratação mais segura e exitosa para a empresa.

Como contratar um headhunter?

A contratação de um headhunter deve levar em conta algumas análises preliminares, sobretudo relacionadas com a expertise do prestador de serviço ou da empresa parceira.

Confira, agora, alguns pontos para se ter em vista no momento de avaliar e de contratar um headhunter para o processo de seleção e recrutamento da sua empresa:

Avalie a expertise do headhunter

É fundamental avaliar de forma criteriosa a expertise do headhunter ou da empresa que pretende-se contratar enquanto parceira para a realização de uma pesquisa no mercado de trabalho.

Verifique em quais segmentos a equipe está habituada a trabalhar, quais são os seus melhores cases, como tratam aspectos de confidencialidade e, ainda, com quais empresas já foram estabelecidas parcerias.

Através dessas informações é possível avaliar a expertise do parceiro e se, sobretudo, as experiências anteriores são compatíveis com as demandas atuais tanto do mercado quanto da sua própria empresa.

Analise o tempo médio para realizar uma contratação

Antes de contratar um headhunter é fundamental que o tempo médio de contratação que a empresa ou o parceiro relata seja compatível com a necessidade da sua empresa, a fim de não comprometer o fluxo de trabalho que necessita ser desenvolvido. 

Toma-se o tempo médio de contratação através de alguns pontos, no entanto: nível do profissional a ser contratado, experiências anteriores, competências específicas e, ainda, o perfil descrito como o ideal para o headhunter.

Através desses pontos, há, então, a análise de múltiplos perfis de candidatos possíveis e, então, a investigação necessária para saber quais deles correspondem com mais pontos requisitados pela empresa.

A partir dos pontos destacados como essenciais e desejáveis também decorre o tempo médio para a contratação, no entanto. Uma vez que a vaga reúna maior número de características fundamentais para a vaga, maior tende a ser o tempo de seleção.

Observe a rede de contatos da empresa

Outro ponto essencial é buscar informações sobre a rede de contatos do headhunter ou da empresa prestadora do serviço, sobretudo em relação àquelas empresas já atendidas.

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Concluindo…

Contratar um headhunter é uma forma de contribuir com a celeridade e eficiência nos processos de recrutamento e seleção da sua empresa.

Estabelecer parcerias estratégicas traz vantagens também relacionadas aos aspectos econômicos de um processo seletivo, unificando orçamentos e, ainda, permitindo a continuidade dos trabalhos do setor de RH.

No entanto, é fundamental que no momento de contratar um headhunter a empresa avalie de maneira criteriosa quais são as expertises da consultoria ou do parceiro, bem como suas relações com o mercado, a fim de que seja possível o pleno atendimento na busca pelo melhor profissional para a vaga aberta.

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