Recentemente, publicamos um artigo apresentando o UGC e os benefícios em aplicar essa estratégia de marketing. Ela foi apontada pela Pesquisa de Cargos e Salários 2024 como uma forte tendência de vendas e marketing para os próximos anos.
Por isso, desta vez você conhecerá 8 cases de sucesso de grandes empresas que colocaram o User Generated Content em prática. Assim, será possível extrair insights valiosos para adotar no seu negócio e se manter competitivo no mercado.
Boa leitura!
O que é UGC?
Em primeiro lugar, antes de apresentar como as grandes marcas aplicam o User Generated Content, é válido relembrar o que significa este conceito.
Traduzida como Conteúdo Gerado pelo Usuário, essa estratégia de marketing possui uma nomenclatura autoexplicativa. Ou seja, ela se refere ao conteúdo gerado de forma espontânea pelos próprios consumidores, como avaliações, comentários ou vídeos.
Além disso, parte da premissa de que os usuários online exercem influência constante sobre outras pessoas, promovendo diversas soluções. Nesse contexto, as marcas identificaram uma oportunidade significativa para ampliar sua divulgação e estabelecer relacionamentos autênticos com os consumidores.
Os benefícios em adotar o UGC como estratégia de marketing
Além da fidelização do público-alvo e das divulgações orgânicas pelos clientes, investir em UGC proporciona uma série de outros benefícios. Dentre eles, destacam-se:
- Maior alcance nas redes sociais;
- Conteúdo gratuito para SEO;
- Desejo de marca, gerado pela síndrome de FOMO (Fear of Missing Out);
- Fonte para novas peças publicitárias, ações promocionais e outros materiais;
- Coleta de dados sobre as expectativas, jornada e experiência do consumidor;
- Engajamento com a persona;
- Investimento de baixo custo e altos resultados.
8 cases de sucesso de grandes empresas com UGC
1. Adobe
O conteúdo gerado pelo usuário pode ser utilizado para ilustrar as capacidades de um serviço ou solução, e o caso da Adobe é um exemplo perfeito disso.
A hashtag #adobe_perspective representa uma estratégia de marketing que incentiva designers a exibirem seus trabalhos e auxiliarem potenciais clientes a visualizarem as possibilidades oferecidas pelo software.
2. GoPro
A GoPro é reconhecida por ser uma das marcas líderes no investimento de conteúdo gerado pelo usuário.
Basta examinar os canais da empresa para perceber que o foco está predominantemente nas experiências e aventuras que podem ser vivenciadas com uma GoPro, em vez de destacar apenas os recursos e funcionalidades do produto.
Assim, a marca se estabeleceu como uma referência em UGC e conseguiu manter uma estratégia de marketing consistente baseada nele ao longo dos anos.
3. Canada Explore
Em 2016, o Destination Canada procurava criar uma nova campanha para o mercado de viagens dos EUA. Em vez de produzir imagens para mostrar o que o país tem a oferecer em termos de turismo, optaram por adquirir os direitos de milhares de fotos e vídeos nas redes sociais para criar suas peças publicitárias.
Como resultado, essa abordagem faz com que os clientes convertidos se sintam especiais e parte de uma campanha publicitária autêntica. Isso também serve como incentivo para que outras pessoas façam o mesmo quando se tornarem clientes.
4. Ruffles
A marca organizou vários concursos, nos quais o público era convidado a enviar sugestões de novos sabores. Os sabores mais votados se tornariam parte da linha da marca, com uma porcentagem das vendas destinada aos vencedores.
Assim, a cada concurso, milhares de participantes se envolvem, gerando grande repercussão nas redes sociais sobre os sabores em disputa, além de gerar cobertura em blogs de diversos tamanhos.
5. Apple
Em 2020, usuários do iPhone expressaram decepção com a qualidade não tão boa das câmeras.
Então, a Apple desenvolveu uma estratégia de marketing para abordar a situação. Percebendo que os clientes estavam insatisfeitos com as capacidades médias da câmera para tirar fotos com pouca luz, lançou a campanha “Filmado no iPhone”.
O objetivo da empresa era, portanto, recuperar a confiança perdida e destacar o que torna o iPhone especial: sua capacidade de capturar fotos incríveis.
Como resultado, profissionais começaram a fotografar em condições de pouca luz com seus iPhones e a compartilhar suas imagens online, especialmente no YouTube, com a hashtag “Shot on iPhone”.
6. Glossier
A Glossier é uma marca de beleza que usa as imagens enviadas por seus clientes para promover seus produtos. Constantemente, ela compartilha fotos de pessoas utilizando seus produtos e relatos emocionantes de consumidores que se encantaram pela linha de cuidados de pele acessível da marca.
Desse modo, em vez de investir em fotos caras de modelos e produtos, a empresa opta por destacar as imagens enviadas pelos usuários, compartilhando apenas uma de cada vez em suas páginas de redes sociais – uma tendência em ascensão para as marcas de beleza.
7. Calvin Klein
Nos anos 80, Brooke Shields disse “Nothing Comes Between Me and My Calvins”, possibilitando que pessoas ao redor do mundo se sentissem conectadas através de sua roupa íntima.
Igualmente, há algum tempo a Calvin Klein reutilizou o slogan para criar a campanha #MyCalvins no Instagram, convidando todos a compartilharem fotos de si mesmos usando os produtos da marca para terem a chance de serem apresentados na galeria do site da Calvin Klein.
Então, em apenas alguns meses, a hashtag #MyCalvins dominou o Instagram. Os usuários marcaram mais de 190.000 fotos com uma variedade de conteúdos gerados por eles mesmos, de todas as idades.
Por fim, essa estratégia de marketing estabeleceu uma conexão mais poderosa com o público da marca, conquistando milhões de seguidores em diversos canais de redes sociais.
8. Netflix
Por fim, a BFG Agency e a Telescope colaboraram na promoção da segunda temporada de Stranger Things, visando aumentar a interação dos fãs. Portanto, elas optaram por utilizar o uPic, um carregador de imagens com filtros e toques especiais, para criar conscientização da marca, o que permitiu aos fãs se transformarem em seus personagens favoritos do programa.
Desse modo, você só precisava enviar uma foto do seu rosto para se transformar na Eleven ou no Mike.
Além disso, os usuários podiam ajustar a escala, girar e modificar o brilho para garantir o melhor encaixe e correspondência com o visual geral. Posteriormente, eles compartilhavam suas selfies temáticas em suas contas de redes sociais.
Saiba mais sobre as tendências de marketing para 2024
A Pesquisa de Cargos e Salários de 2024 da Foursales, desenvolvida em parceria com o Salesjobs, é o único estudo salarial de Vendas e Marketing do Brasil.
Nesta edição de tamanho recorde, preparamos um conteúdo exclusivo sobre as oito grandes tendências que irão moldar as áreas de Vendas e Marketing em 2024, incluindo o UGC.
Ademais, compilamos a média de remuneração dos mais de 460 cargos dos 28 segmentos e subsegmentos que atendemos no último ano. Dessa forma, este é um material decisivo para auxiliar a sua empresa a atrair e engajar os melhores profissionais, através da análise minuciosa feita por nossos especialistas.
Baixe seu e-book agora: https://www.lp.foursales.com.br/pesquisa-cargos-e-salarios-2024?utm_source=Organico&utm_medium=link&utm_campaign=pesquisadecargoesalario