UGC: Conheça os benefícios dessa estratégia de marketing

7 minutos para ler

O User Generated Content (UGC), também conhecido como Conteúdo Gerado pelo Usuário, possui um nome autoexplicativo. Esta estratégia de marketing refere-se ao material produzido de maneira voluntária pelos próprios consumidores, como avaliações, comentários ou vídeos.

Isso significa que, ao compartilhar sua experiência com um determinado produto ou serviço na internet, você contribui para criar conteúdo para uma marca.

Atualmente, grandes empresas têm aproveitado esse comportamento do usuário para desenvolver ações que promovem a marca e constroem relacionamentos autênticos com os clientes. Por isso, estar atualizado sobre essa estratégia de marketing é importante para manter o seu negócio sempre à frente da concorrência.

Neste artigo, você aprofundará seus conhecimentos em UGC, apontado como uma forte tendência de marketing para 2024 pela Pesquisa de Cargos e Salários da Foursales, desenvolvida em parceria com o Salesjobs.

Boa leitura!

O que é UGC?

Assim como dito anteriormente, o conceito de Conteúdo Gerado pelo Usuário é autoexplicativo.

No entanto, para que seja possível entendê-lo plenamente, pense no seu comportamento quando deseja adquirir um produto ou serviço. Nestes momentos, é muito provável que você busque saber sobre as experiências de outros consumidores antes de comprá-lo. Os depoimentos que você consome, em vídeos, comentários ou avaliações, definem o UGC.

Essa estratégia de marketing tem como premissa a ideia de que usuários na internet estão, diariamente, influenciando outras pessoas sobre diferentes soluções. Nessas ações, as marcas encontraram uma oportunidade poderosa de divulgação e construção de um relacionamento autêntico com os consumidores.

Além disso, o UGC decorre de dois principais comportamentos dos clientes na internet: o desejo de compartilhar experiências positivas e a vontade de serem os pioneiros ao apresentar novidades aos seus círculos de influência.

Ao vincular essas experiências às suas marcas, as empresas começam a observar indivíduos dispostos a criar conteúdo relacionado a elas. Tal abordagem orgânica permite que as marcas se integrem naturalmente na vida dos consumidores, promovendo produtos ou serviços.

Quais são os benefícios desta estratégia de marketing?

Para além da fidelização do público-alvo e das divulgações orgânicas pelos clientes, investir desta estratégia de marketing traz diversos outros benefícios. Dentre eles, pode-se destacar:

  • Maior alcance nas redes sociais;
  • Conteúdo gratuito para SEO;
  • Desejo de marca, gerado pela síndrome de FOMO (Fear of Missing Out);
  • Fonte para novas peças publicitárias, ações promocionais e outros materiais;
  • Coleta de dados sobre as expectativas, jornada e experiência do consumidor;
  • Engajamento com a persona;
  • Investimento de baixo custo e altos resultados.

Como utilizar o Conteúdo Gerado pelo Usuário em estratégias de marketing?

Agora que você já conhece essa tendência de marketing, é hora de explorar as possibilidades de implementá-la.

Primeiramente, lembre-se que esta é uma estratégia em constante ascensão, especialmente por proporcionar um leque de ferramentas para a criação e compartilhamento de conteúdo desejado. Nesse sentido, é mais adequado direcionar investimentos para as tendências emergentes, antecipando o próximo grande sucesso.

Atualmente, os principais meios para utilizar o Conteúdo Gerado pelo Usuário incluem:

1. Ações nas redes sociais

As redes sociais são fundamentais para expandir o alcance da sua marca, aumentar a visibilidade e se conectar com o público.

No entanto, não se limite a isso. Utilize essa estratégia de marketing como uma oportunidade para reunir promotores espontâneos. Para alcançar esse objetivo, desenvolva ações como o uso de hashtags, realização de concursos e oferta de recompensas.

A escolha do canal, por outro lado, acontece conforme a solução que você vende e onde o seu público está. Não se esqueça, ainda, de reconhecer e compartilhar os conteúdos produzidos por estes promotores.

2. Avaliações

Muitas pessoas costumam buscar a opinião de outros consumidores a respeito de um produto ou serviço antes de adquiri-lo. Por isso, investir nas avaliações geradas pelos usuários é uma estratégia valiosa, mas muito ignorada pelos times de marketing.

Seu valor está, justamente, em ser um conteúdo honesto e direto sobre uma determinada solução. Para implementar essa estratégia assertivamente, é preciso realizar esforços em duas frentes:

  • Utilizar mecanismos automatizados e persuasivos para incentivar os clientes a avaliarem o produto;
  • Colaborar com indivíduos que criam conteúdo de alta qualidade, compartilhando-o em seus blogs e nas redes sociais.

Do mesmo modo, avaliações negativas podem se tornar valiosas quando associadas a insights objetivos. Explicar as razões por trás de uma experiência insatisfatória e destacar o compromisso contínuo da empresa com aprimoramento pode ser uma abordagem eficaz.

3. Materiais em vídeo

O conteúdo em vídeo está cada vez mais acessível, e é um dos melhores canais para impulsionar material gerado pelo usuário.

Entretanto, embora o YouTube continue sendo uma excelente plataforma para engajamento e compartilhamento, seu valor real tem evoluído em direção a mídias mais breves e facilmente compartilháveis, como no Instagram Stories e no TikTok.

Dessa forma, é possível aplicar estratégias similares às das demais redes sociais, como o uso de hashtags específicas e a realização de concursos, para criar significativo valor em conteúdos visuais produzidos pelos próprios usuários.

Cases de sucesso: conheça 3 estratégias de marketing exemplares em UGC

No começo do artigo te contamos que grandes empresas já têm utilizado essa estratégia de marketing para promover suas soluções. Portanto, a seguir, conheça 3 delas:

Starbucks

No mês de dezembro, a Starbucks costumava promover o #RedCupContest nos Estados Unidos e Canadá. O concurso premiava os fãs que compartilhavam as fotos mais criativas de seus copos vermelhos com vales-presente.

Em 2016, os clientes foram convidados a criar seus próprios designs de copos e compartilhá-los no Instagram e Twitter. Como resultado, as melhores artes foram escolhidas para serem utilizadas nos recipientes de bebidas em seis países.

Coca-cola

Em 2011, a Coca-Cola lançou a iniciativa “Compartilhe uma Coca-Cola”, na qual mais de 150 nomes femininos e masculinos foram impressos nas embalagens do refrigerante na Austrália. O propósito desta campanha era motivar as pessoas a compartilharem momentos especiais com pessoas queridas.

Então, a ideia rapidamente viralizou. Inúmeros consumidores registraram fotos de suas garrafas e latas personalizadas e compartilharam nas redes sociais por meio da hashtag #ShareaCoke.

Por fim, a empolgação se espalhou rapidamente para 80 países, transformando esta ideia da Coca em uma das maiores campanhas de Conteúdo Gerado pelo Usuário.

Desinchá

A marca Desinchá, por sua vez, reposta as publicações dos clientes nas redes sociais sempre que é marcada. Essa estratégia de marketing pode ser considerada simples, mas desperta em mais consumidores a vontade de engajar-se com o movimento e compartilhar parte da sua rotina.

Na Black Friday de 2022, além de compartilhar novamente o conteúdo gerado pelos usuários, o Desinchá incorporou elementos visuais relacionados à campanha e incluiu links para acessar as promoções.

Anteriormente, em 2019, a marca introduziu o desafio #horadochá no TikTok. Essa iniciativa atraiu mais de 10 milhões de visualizações e inspirou tiktokers a criar mais de 900 conteúdos de forma orgânica.

Saiba mais sobre as tendências de marketing para 2024

A Pesquisa de Cargos e Salários de 2024 da Foursales, desenvolvida em parceria com o Salesjobs, é o único estudo salarial de Vendas e Marketing do Brasil.

Nesta edição de tamanho recorde, preparamos um conteúdo exclusivo sobre as oito grandes tendências que irão moldar as áreas de Vendas e Marketing em 2024, incluindo o UGC.

Além disso, compilamos a média de remuneração dos mais de 460 cargos dos 28 segmentos e subsegmentos que atendemos no último ano. Dessa forma, este é um material decisivo para auxiliar a sua empresa a atrair e engajar os melhores profissionais, através da análise minuciosa feita por nossos especialistas.

Baixe seu e-book agora: https://www.lp.foursales.com.br/pesquisa-cargos-e-salarios-2024?utm_source=Organico&utm_medium=link&utm_campaign=pesquisadecargoesalario

Compartilhe esse artigo:
Posts relacionados