Metodologia NCT: o que é e como usar na sua empresa?

5 minutos para ler

Existem diversas ferramentas que auxiliam na gestão do desempenho dos colaboradores, de modo que todos trabalhem alinhados para alcançar os objetivos propostos pela empresa. Se você não está habituado a nenhuma delas ou sente que precisa mudar a estrutura, no artigo de hoje nós vamos te apresentar a NCT (Narrativas, Compromissos e Tarefas).

Desdobrando a nomenclatura, as narrativas estão relacionadas às funções desempenhadas pelos funcionários e como elas impactam na organização. Ou seja, as histórias contadas por eles ajudam na compreensão coletiva dos objetivos da empresa e como as equipes colaboram para alcançá-los. 

Os compromissos, por sua vez, falam sobre as ações que serão realizadas pelos profissionais para atingir essas metas e contribuir com o sucesso da organização.

Por fim, as tarefas dizem respeito às atividades específicas que os colaboradores precisam desempenhar para cumprir com os compromissos.

Juntas, as NCTs definem um objetivo em comum para toda a empresa e os direcionam para alcançá-lo.

Mas… isso não são OKRs?

Ao contrário do que se pode imaginar, as NCTs não são tão semelhantes aos OKRs (Objetivos e Resultados-chave).

Enquanto a primeira elabora metas práticas de serem alcançadas, o segundo envolve propósitos mais ambiciosos. Os OKRs são baseados em objetivos-chave, enquanto as NCTs são fundamentadas nas narrativas.

Contudo, uma coisa eles têm em comum: ambos precisam estar ligados ao planejamento estratégico anual de uma corporação.

Quais são as vantagens das NCTs?

Assim como dito anteriormente, as NCTs são uma ferramenta de gestão de desempenho. Porém, ela também oferece outras vantagens, como:

Maior clareza

Os colaboradores são incentivados a desenvolver narrativas que explicam seu trabalho e como ele contribui para alcançar os resultados que a empresa espera.

Assim, é possível que as equipes compreendam melhor o que se espera delas e como as funções que elas realizam fazem toda a diferença para o sucesso da organização.

Foco na narrativa

Além disso, enfatizar a narrativa auxilia os profissionais a entenderem e se conectarem melhor com os objetivos da companhia, o que também colabora para que eles se sintam mais engajados e motivados.

Feedback contínuo

A metodologia NCT ajuda a identificar problemas de desempenho logo no começo, o que permite que melhorias sejam feitas antes que a atuação de determinado colaborador prejudique o alcance dos objetivos a longo prazo.

Flexibilidade

A NCT permite uma gestão de desempenho personalizada, uma vez que os funcionários criam suas narrativas de acordo com seus pontos fortes e com as habilidades que possuem.

Como implementar as NCTs na sua empresa?

Agora que você já sabe qual é o papel da metodologia NCT e quais vantagens ela traz para a coordenação de um negócio, é hora de entender como implementá-la.

Para que isso seja feito de forma eficiente, existem 5 passos essenciais:

1 – Definir os objetivos da organização, de acordo com a visão e a missão que ela possui;

2 – Incentivar os colaboradores a criarem suas narrativas, conforme as tarefas que exercem e baseadas nas habilidades que têm;

3 – Após criar as narrativas, é preciso que os funcionários estabeleçam os compromissos que assumirão para cumprir com os objetivos propostos pela empresa. Não se esqueça de que eles devem ser realistas e mensuráveis;

4 – Depois, faz-se necessário identificar as tarefas que precisarão ser executadas para cumprir os compromissos determinados. Todas devem possuir um prazo;

5 – Por fim, cabe aos gestores fornecer feedbacks construtivos aos seus colaboradores. Neste momento, foque na identificação dos problemas e nas soluções que podem ser aplicadas.

Como acompanhar as NCTs implementadas?

Depois de implementar novas estruturas de gestão de desempenho, saber acompanhar o andamento dos resultados também se torna fundamental.

Por isso, invista em reuniões de acompanhamento para analisar o que já foi feito e o que pode ser corrigido, de modo a melhorar os resultados a longo prazo.

Entenda esse momento como aprendizado para toda a equipe, e não como a busca por um culpado, caso algo esteja errado. Use as reuniões para debater como as entregas que estão abaixo do esperado podem ser revertidas e incentive os profissionais a sugerirem ideias. 

Além disso, determine um responsável para acompanhar o andamento de cada setor e apresentar os dados coletados nas reuniões de alinhamento. 

Que tal colocar a metodologia NCT em prática?

O segundo semestre de 2023 já começou e, logo, sua empresa irá se mobilizar para pensar no planejamento estratégico de 2024.

Se você percebe que a gestão de desempenho não é feita de maneira eficiente no cenário atual, propor a implementação da NCT pode expandir consideravelmente os resultados da organização no próximo ano.

Compartilhe esse artigo:
Posts relacionados