Quais são os benefícios em manter o home office?

3 minutos para ler

Para as grandes empresas, o trabalho presencial obrigatório pode ter as suas vantagens, mas alguns profissionais alertam que essa política pode não ser inclusiva para determinados funcionários e impactar negativamente no desempenho das equipes.

Uma matéria do G1 afirma que para funcionários que possuem filhos pequenos, deficiências ou fazem longos deslocamentos até o escritório, a carga de trabalho presencial pode ser maior. Isso engloba tanto o tempo quanto os gastos relacionados à ida e volta à empresa, além dos desafios extras de conciliar o trabalho com responsabilidades parentais ou os cuidados necessários para atender a uma deficiência.

Além disso, alguns dados apresentados pelo site mostram quão importante é o trabalho home office para alguns grupos:

  • Uma pesquisa envolvendo 1.000 trabalhadores e 500 executivos de alto nível, conduzida pelo site especializado em cuidados infantis Care.com em colaboração com a plataforma de benefícios profissionais e de qualidade de vida Mother Honestly, revelou que a grande maioria dos entrevistados experimentou uma melhoria na qualidade de vida, tanto em âmbito pessoal quanto profissional, devido ao trabalho híbrido.
  • Segundo um relatório de agosto de 2023 do The Hamilton Project, da The Brookings Institution, 70,4% das mulheres norte-americanas com filhos menores de cinco anos estavam ativas no mercado de trabalho, um aumento em relação ao pico de 69% pré-pandemia. Segundo os pesquisadores, o home office foi um fator significativo nessa mudança.
  • De acordo com as estatísticas de fevereiro de 2023 do Bureau of Labor Statistics dos EUA, em 2022, a participação de pessoas com deficiência na força de trabalho aumentou, atingindo o nível mais alto desde o início da coleta de dados em 2008. Além disso, a taxa de desemprego entre pessoas com deficiência também apresentou uma redução significativa. Isso porque o trabalho remoto pode eliminar obstáculos e reduzir o estigma frequentemente ligado às necessidades especiais.

Por fim, podemos concluir que a discussão entre o trabalho presencial e a manutenção do home office nas empresas é complexa e vai muito além do ato de “comparecer ao escritório”.

Por isso, as organizações que optarem por voltar a trabalhar presencialmente precisam organizar essa transição de modo a não prejudicar a qualidade de vida dos funcionários e garantir a inclusão de grupos minoritários.

Manter um diálogo aberto com os colaboradores e estar aberta a feedbacks também é uma ótima alternativa para que a empresa encontre a melhor solução sobre qual política de trabalho adotar.

Compartilhe esse artigo:
Posts relacionados