Tendências de marketing: o que esperar nos próximos anos Tendências de marketing: o que esperar nos próximos anos

Tendências de marketing: o que esperar nos próximos anos

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Junto ao início de um novo ano, vêm as expectativas para atingir as metas da empresa e colaborar para o crescimento do negócio. Ao mesmo tempo, muitas organizações não se atualizam com antecedência sobre as tendências de marketing para os próximos 12 meses e, por isso, não sabem o que deve ser prioridade e quais estratégias colocar em prática.

Ao observar o cenário descrito acima, elaboramos esse artigo para compartilhar os principais insights do estudo global Marketing Trends, desenvolvido pela Kantar.

De acordo com os especialistas, os diversos estudos e pesquisas realizados pela empresa, temas como exploração de inteligência artificial, força das transmissões ao vivo e inovação estão entre as prioridades do ano.

Quer descobrir quais são as outras tendências de marketing para 2025? Continue lendo até o final!

1. Sustentabilidade: um pilar estratégico para o marketing

Em primeiro lugar, a sustentabilidade deixou de ser um diferencial e se tornou central para as estratégias de marketing. Segundo o relatório Kantar BrandZ Global, iniciativas sustentáveis adicionaram mais de R$1,1 trilhão ao valor das 100 maiores marcas globais. 

Dessa forma, empresas que integram práticas sustentáveis aos seus produtos e serviços tendem a construir marcas mais fortes e relevantes.

2. Inclusão: um motor essencial para o crescimento

Os brasileiros, mais do que a média global, acreditam que as organizações devem contribuir para uma sociedade mais justa. Contudo, segundo a Kantar, o impacto da inclusão ainda é subestimado pelos profissionais de marketing.

Como resultado, as marcas que não investem em estratégias de D&I, como atender às demandas de comunidades LGBTQIAP+, mulheres, pessoas com deficiência e pessoas negras, podem perder até R$1,9 trilhão em valor potencial.

3. IA generativa: segurança será prioridade

Em seu estudo global, a Kantar também aponta que, à medida que as ferramentas de inteligência artificial generativa se tornam mais avançadas, cresce a exigência por transparência e uso responsável.

No Brasil, por exemplo, 31% das pessoas já demonstraram desconforto com anúncios publicitários criados por IA. Ou seja, esse novo cenário desafia os profissionais de marketing a garantir que os dados e tecnologias utilizados sejam confiáveis e relevantes para o público.

4. Redes sociais: a necessidade de inovação

Após anos de intenso uso, as redes sociais enfrentam o desafio de capturar novamente a atenção dos usuários. Consequentemente, isso também afeta as marcas que divulgam anúncios nesses canais.

Assim, em 2025, o foco estará na criação de campanhas mais personalizadas e criativas, priorizando o engajamento de qualidade em vez de métricas simplistas.

Saiba mais: Como se destacar nas redes sociais, com Rafael Kiso | Raise The Bar #88

5. Estratégias eficazes para múltiplos formatos de vídeo

A crescente diversidade de plataformas e formatos de vídeo tem tornado a gestão de recursos um desafio para os profissionais de marketing. Por isso, em 2025, o segredo para se destacar será compreender as particularidades de cada canal e direcionar os investimentos para aqueles que oferecem mais retorno e engajamento.

6. O poder das comunidades de criadores

Colaborar com criadores de conteúdo que dominam as linguagens de comunidades específicas também é uma das grandes tendências de marketing e fará toda a diferença para marcas que buscam conexão genuína e engajamento. Afinal, esse alinhamento estratégico entre marcas e influenciadores tende a fortalecer a comunicação e os resultados comerciais.

7. Inovação como diferencial competitivo

Em 2025, explorar novas categorias de produtos ou métodos inovadores para entregar serviços pode ser o caminho para o crescimento das marcas. Segundo a Kantar, organizações que encontram formas criativas de expandir sua atuação têm maiores chances de sucesso no mercado.

Saiba mais o tema: O poder da inovação em marketing, com Giovanna Gomes I Raise The Bar #51

8. O potencial das transmissões ao vivo

O live-commerce, fenômeno consolidado na China, tem demonstrado recentemente o impacto das transmissões ao vivo para aumentar vendas. Desse modo, adotar estratégias que combinem entretenimento e comércio ao vivo este ano trarão ainda mais relevância e benefícios ao seu negócio.

9. Evolução do retail media

As redes de mídia de varejo estão revolucionando a maneira como as marcas se conectam com o público. Logo, com dados cada vez mais precisos, é possível criar anúncios altamente segmentados e assertivos, ajudando os profissionais de marketing a otimizar investimentos e aumentar a eficiência de suas campanhas.

10. Crescimento populacional em declínio: um desafio para o marketing

Por fim, a queda nas taxas de natalidade em diversos países traz implicações econômicas importantes para as tendências de marketing. Afinal, menos consumidores no futuro exigirão que as empresas disputem parcelas maiores do mercado e adaptem suas estratégias para atender às mudanças nos arranjos familiares e nos hábitos de consumo das gerações mais velhas.

O futuro do marketing está em suas mãos!

O ano de 2025 traz desafios e oportunidades que podem transformar o mercado e impulsionar negócios. As tendências apontadas, como a centralidade da sustentabilidade, a inclusão como motor de crescimento e a inovação constante, destacam a necessidade de adaptação rápida e estratégica.

Agora, mais do que nunca, os profissionais de marketing precisam equilibrar criatividade, tecnologia e propósito para conquistar relevância e resultados. Em contrapartida, ignorar essas transformações é perder a chance de liderar o mercado e criar conexões genuínas com o público.

Então, aproveite essas tendências como um guia prático para ajustar suas estratégias e alcançar o sucesso nos próximos anos. Afinal, as marcas que se mantêm à frente não apenas seguem tendências, elas as criam.

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