Neste artigo, você descobrirá quais são as 10 tendências globais de Marketing para 2024 e como aplicá-las no seu negócio.
Conforme 2024 se aproxima, as empresas estão diante do momento crucial de elaborar o planejamento estratégico de suas áreas para o próximo ano, avaliando o que é necessário manter e o que demanda atualização.
Tal reflexão se faz ainda mais importante tendo em vista o avanço das tecnologias e como elas incorporaram tanto o mercado quanto o mundo corporativo em 2023. Quando se trata de Comunicação e Marketing, é preciso ficar ainda mais atento às tendências que 2024 trará, de modo a usufruí-las para manter a relevância e visibilidade da sua marca em alta.
Pensando nisso, Cristiano Caporici, Diretor de Marketing da AngelLira, publicou um artigo no Linkedin abordando as 10 principais tendências globais de Marketing e Comunicação, de acordo com as suas pesquisas.
10 tendências globais de Marketing para 2024
1. Conteúdo Interativo e Experiencial
O conteúdo interativo ganhará ainda mais visibilidade no próximo ano. As marcas se empenharão em engajar os consumidores de forma mais ativa, possibilitando que eles integrem a história e personalizem suas vivências. Vídeos interativos, realidade aumentada e demais tecnologias ampliarão a conexão com o público.
2. Propósito e Responsabilidade Social
O público não se preocupa mais somente se um produto ou serviço é bom ou não. Para ele, é de extrema importância que uma marca tenha propósitos e se comprometa com causas ambientais e sociais.
Dessa forma, as empresas que adotarem tal responsabilidade social e demonstrarem compromisso com essas pautas, de maneira genuína, sairão em vantagem competitiva no mercado.
3. Inteligência Artificial e Automação
Se a Inteligência Artificial já ganhou bastante espaço em 2023, continuará sendo uma grande tendência em 2024. Ela seguirá como um motor propulsor no marketing e na interação com os clientes, viabilizando personalização ampla, chatbots de maior complexidade e análises detalhadas de dados para decisões mais acuradas.
4. Metaverso e Realidade Virtual
O metaverso está prestes a ganhar novo impulso, visto que representará um terreno inexplorado para as marcas, possibilitando a concepção de vivências envolventes para seus seguidores. A realidade virtual e a realidade aumentada também integrarão mais frequentemente as estratégias de marketing.
5. A dominância do conteúdo em vídeo
O vídeo manterá sua supremacia como principal formato de conteúdo, sobretudo entre os jovens digitais. Lives, conteúdos breves e vídeos de excelência continuarão fundamentais na execução de ações de comunicação e marketing.
6. Privacidade e Transparência
É direito do consumidor saber como seus dados são usados. Por isso, diante das crescentes preocupações com a privacidade, a transparência na coleta e uso de dados será ainda mais importante.
Sendo assim, as empresas deverão comunicar de maneira clara suas políticas de privacidade, preservando a confiança dos consumidores.
7. Colaboração e Parcerias Estratégicas
Colaborações entre empresas, influenciadores e demais partes interessadas assumirão uma posição de destaque. 2023 evidenciou que as marcas devem agir como criadoras, alinhando-se às expectativas e ao contexto de seus consumidores. Essa sinergia possibilitará atingir novos segmentos e gerar conteúdos de maior autenticidade.
8. Podcasts Nichados
Os podcasts ganharam bastante visibilidade e o número de pessoas produzindo esse tipo de conteúdo cresceu extraordinariamente nos últimos dois anos.
Consequentemente, 2024 se destacará como um período fundamental para a consolidação do conteúdo em formato de áudio. Além disso, a ideia de videocast ganhará força, apresentando conteúdos especializados voltados para as necessidades particulares de diferentes segmentos e audiências.
9. Personalização Extrema
Conteúdos genéricos e campanhas padronizadas estão perdendo eficácia. A personalização seguirá avançando, sobretudo com o auxílio da IA e da análise de dados, viabilizando comunicações extremamente direcionadas. Isso porque os consumidores anseiam por conteúdos que reflitam suas necessidades e anseios particulares.
10. Marketing de Conteúdo de Longo Prazo
O foco no horizonte de longo prazo é essencial. As ações de 2024 terão repercussões significativas para os anos subsequentes.
Em vez de se limitarem a campanhas efêmeras, é crucial que, como líderes de comunicação e marketing, vocês apostem em estratégias de conteúdo contínuo. Dessa forma, estabelecerão laços mais robustos e duradouros com os clientes.
Para concluir, não se esqueça: abraçar a inovação e a dinamicidade em que o mercado se encontra é fundamental para manter a sua empresa bem-sucedida e competitiva diante da concorrência.
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