Como otimizar e distribuir o budget de Recrutamento e Seleção

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Elaborar um processo de abertura de novas vagas em uma empresa exige um bom planejamento de distribuição do budget de recrutamento e seleção.

Todo processo de recrutamento e seleção obedece a algumas tramitações internas, a partir do momento que se identifica a necessidade de se fazer uma contratação, que pode ser percebida através de múltiplos aspectos: a vacância de uma vaga; aumento de demanda; investimentos no setor; afastamentos de saúde; ou, até mesmo, reestruturação interna. Já discutimos anteriormente como calcular o retorno sobre o investimento das ações de RH, passo também importante para a avaliação de produtos e serviços.

Ainda que os motivos variem, o processo que se apresenta como sequência lógica é ocupar rapidamente essa vaga para que a empresa possa retomar sua produção sem grandes interrupções.

Por essa razão é que se faz tão importante já ter alinhado um processo que determine a forma de distribuir o budget de R&S, assim como os outros procedimentos necessários para uma contratação.

Definir prioridades é o primeiro passo para estabelecer o budget de Recrutamento e Seleção

A fim de estabelecer um orçamento que possa contemplar todos os passos de um processo de recrutamento e seleção, é fundamental que a empresa possa identificar todas as habilidades profissionais, comportamentais e subjetivas que um candidato precisa ter para ocupar a vaga aberta.

É justamente através dessa leitura apurada que deve ser realizada sobre o cargo de trabalho que se torna possível planejar de que forma o budget de recrutamento e seleção será distribuído para cada uma das etapas do processo de contratação.

Isso se faz necessário para estabelecer de que forma a vaga será aberta, descrita e em quais campos serão buscados os melhores candidatos para suprir a demanda da empresa.

Assim, traçar o perfil que se espera é tão fundamental quanto estabelecer qual o budget de Recrutamento e Seleção disponível para essa ação, uma vez que essas duas informações são tomadas como codependentes.

Selecione as ferramentas de captação corretas

Uma vez definidas quais são as competências fundamentais para se observar em um candidato, é essencial buscar em quais ferramentas de captação profissional será possível identificar perfis com essas características.

Embora muito se recorra a empresas especializadas para a captação profissional, é essencial notar que o que pode funcionar muito bem para uma vaga iniciante ou júnior, pode não ser essencialmente o ambiente em que serão encontrados perfis de analistas sêniores, gestores ou diretores.

Assim, além de ter um perfil consolidado em redes de discussão e apoio profissional, é fundamental poder contar com ferramentas que viabilizem a conexão com diversos perfis de candidatos, para os mais diversos perfis de vagas, tal como um headhunter.

Defina um modelo de práticas para a aplicação do budget de recrutamento e seleção

A aplicação de recursos financeiros para recrutamento e seleção deve obedecer a uma lógica e a um padrão estabelecido pela empresa, que reflita sua cultura e suas práticas internas já consolidadas.

Por conta disso, é essencial que um modelo de práticas seja definido a fim de fazer o correto planejamento do budget de R&S para cada uma das etapas de contratação.

Isso deve levar em conta tanto os aspectos financeiros quanto os aspectos culturais de uma empresa, uma vez que recursos monetários e humanos deverão ser ativados a fim de assegurar um processo de R&S mais dinâmico e com riscos minimizados.

Desta forma, os seguintes critérios devem ser levados em conta: 

  • A mobilização de recursos financeiros para o pagamento de uma consultoria especializada no segmento ou vaga demandada – sobretudo quando a contratação será para um cargo que é estratégico para a empresa;
  • O pagamento por uma vaga de perfil “premium” em sites especializados em fornecer perfis profissionais;
  • A mobilização de pessoal para acompanhamento de entrevistas, aplicação de testes e direcionamentos administrativos;
  • Eventuais custos com exames admissionais;

Diante de todos esses aspectos, é essencial que uma empresa possa ter um planejamento estratégico para o custeio de todas as etapas de um processo de seleção nos mais diversos cargos e carreiras, sobretudo a fim de evitar surpresas com gastos excedentes que fogem ao orçamento previamente realizado.

Reduza riscos na contratação adotando parcerias estratégicas

Estabelecer parcerias estratégicas é essencial para a otimização do orçamento destinado às ações de recrutamento e seleção, além de ser essa uma maneira de reduzir riscos para a contratação, sobretudo nos cargos estratégicos e gerenciais de uma empresa.

Através da contratação de uma consultoria especializada, uma empresa pode realizar um processo de seleção e recrutamento mais assertivos, sobretudo porque a maneira de realizar a captação de potenciais candidatos é diferente daquela que uma empresa tradicionalmente realiza.

Em uma consultoria especializada, a busca por profissionais é ativa, o que quer dizer que os analistas da empresa parceira observam o mercado buscando identificar os perfis profissionais que melhor se adequam à proposta de um cargo em vacância, otimizando, assim, o tempo e os investimentos necessários a fim de encontrar o melhor candidato.

Dessa forma, há um menor risco relacionado à contratação do que quando a busca é passiva, o que geralmente ocorre quando uma determinada empresa abre uma vaga de trabalho para o mercado, recebendo, em decorrência dessa ação, os mais diversos perfis de candidatos e se obrigando a investir mais tempo e mais recurso humano e financeiro até encontrar aquele que melhor se relaciona à vaga.

Concluindo…

Fazer contratações de valor para uma empresa é uma das principais preocupações da gestão de um RH.

Isso se dá por diferentes razões, que transitam entre aspectos financeiros, socioemocionais e profissionais de uma empresa e que têm grande impacto na produtividade e no clima organizacional.

Por conta disso, é essencial que se estabeleçam rotinas que devem ser acionadas sempre que a empresa identifica a necessidade de uma contratação e que impactam diretamente no orçamento das ações que serão desencadeadas a fim de que um novo profissional passe a fazer parte da empresa.

O budget de R&S deve ser definido através de alguns pontos que dizem respeito à vaga aberta, como nível da vaga, a urgência em relação à contratação, as etapas de avaliação, exames que devem ser realizados e, por fim, se há ou não uma parceria estabelecida com alguma headhunter.

Contratar uma consultoria de recrutamento e seleção diminui etapas e tempo investido na contratação de profissionais para cargos estratégicos de uma empresa e a Foursales Group conta com uma equipe de especialistas pronta para que a sua empresa encontre os melhores profissionais do mercado.

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