Como otimizar e distribuir o budget de Recrutamento e Seleção

5 minutos para ler

Elaborar um processo de abertura de novas vagas em uma empresa exige um bom planejamento de distribuição do budget de recrutamento e seleção.

Todo processo de recrutamento e seleção obedece a algumas tramitações internas, a partir do momento que se identifica a necessidade de se fazer uma contratação. Você pode perceber essa necessidade através de múltiplos aspectos, tais como:

  • A vacância de uma vaga;
  • O aumento de demanda;
  • Os investimentos no setor;
  • Afastamentos de saúde;
  • Reestruturação interna.

Anteriormente, já discutimos como calcular o retorno sobre o investimento das ações de RH, passo também importante para a avaliação de produtos e serviços.

Então, ainda que os motivos variem, o processo que se apresenta como sequência lógica é ocupar rapidamente essa vaga para que a empresa possa retomar sua produção sem grandes interrupções.

Por essa razão, é muito importante ter alinhado um processo que determine a forma de distribuir o budget de R&S, assim como os outros procedimentos necessários para uma contratação.

Definir prioridades é o primeiro passo para estabelecer o budget de Recrutamento e Seleção

Para estabelecer um orçamento que contemple todo o processo de recrutamento e seleção, é fundamental que a empresa identifique as habilidades buscadas em um candidato para ocupar a vaga aberta.

Através dessa leitura apurada, torna-se possível planejar como o budget será distribuído para cada uma das etapas do processo de contratação.

Do mesmo modo, essa ação se faz necessária para estabelecer de que forma a vaga será aberta, descrita e em quais campos serão buscados os melhores candidatos.

Assim, traçar o perfil desejado e estabelecer o budget disponível para essa ação de recrutamento e seleção são igualmente fundamentais, pois consideramos essas duas informações como codependentes.

Selecione as ferramentas de captação corretas

Uma vez definidas quais são as competências fundamentais de um candidato, é essencial definir em quais ferramentas será possível identificar os melhores perfis.

Embora muitas vezes as empresas recorram a consultorias especializadas, o que pode funcionar muito bem para uma vaga iniciante ou júnior, pode não ser necessariamente onde encontrarão perfis de analistas sêniores, gestores ou diretores.

Logo, além de ter um perfil consolidado em redes de discussão e apoio profissional, torna-se fundamental poder contar com ferramentas que viabilizem a conexão com diversos perfis de candidatos. Os headhunters são uma delas.

Defina um modelo de práticas para a aplicação do budget de recrutamento e seleção

A aplicação de recursos financeiros para recrutamento e seleção deve obedecer a uma lógica e a um padrão estabelecido pela empresa, que reflita sua cultura e suas práticas internas já consolidadas.

Por conta disso, é essencial que um modelo de práticas seja definido, a fim de fazer o planejamento correto do budget de R&S para cada uma das etapas de contratação.

Isso deve levar em conta tanto os aspectos financeiros quanto culturais de uma empresa, uma vez que recursos monetários e humanos deverão ser ativados para garantir um R&S mais dinâmico e com riscos minimizados.

Desta forma, devemos levar em conta os seguintes critérios:

  • A mobilização de recursos financeiros contratar uma consultoria especializada, sobretudo quando a contratação será para um cargo estratégico para a empresa;
  • O pagamento por uma vaga de perfil “premium” em sites especializados em fornecer perfis profissionais;
  • A mobilização de pessoal para acompanhamento de entrevistas, aplicação de testes e direcionamentos administrativos;
  • Eventuais custos com exames admissionais;

Diante desses aspectos, uma organização precisa ter um planejamento financeiro estratégico para todas as etapas de um processo de seleção, visando evitar gastos excedentes.

Reduza riscos na contratação adotando parcerias estratégicas

Estabelecer parcerias estratégicas otimiza o orçamento destinado às ações de R&S e reduz os riscos da contratação, especialmente em cargos estratégicos e gerenciais.

Através da contratação de uma consultoria especializada, uma organização pode realizar um R&S mais assertivo, sobretudo porque A captação de potenciais candidatos é diferente daquela que uma empresa tradicionalmente realiza.

Em uma consultoria especializada, a busca por profissionais é ativa. Ou seja, os especialistas observam o mercado buscando identificar os perfis profissionais que melhor se adequam à um cargo em vacância. Consequentemente, o tempo e os investimentos necessários para encontrar o melhor candidato são otimizados.

Dessa forma, a busca ativa reduz o risco de contratação comparado à passiva, comum quando uma empresa abre vaga. Em decorrência disso, ela recebe diversos perfis e se obriga a investir mais tempo e recursos até encontrar o ideal para a vaga.

Concluindo…

Fazer contratações de valor para uma empresa é uma das principais preocupações da gestão de um RH.

Isso se dá por diferentes razões, como aspectos financeiros, socioemocionais e profissionais de uma empresa, que têm grande impacto na produtividade e no clima organizacional.

Por conta disso, as organizações precisam estabelecer rotinas que acionem sempre que identificam a necessidade de contratação. Essas rotinas afetam diretamente o orçamento das ações que a empresa tomará para integrar um novo profissional.

Do mesmo modo, o budget de R&S deve ser definido através de alguns pontos que dizem respeito à vaga aberta. Os critérios abrangem nível da vaga, urgência de contratação, etapas de avaliação, exames e parceria com headhunter.

Em suma, contratar uma consultoria de recrutamento e seleção diminui as etapas e o tempo investido na contratação de profissionais para cargos estratégicos de uma empresa. Na Foursales, você conta com uma equipe de especialistas pronta para que a sua empresa encontre os melhores profissionais do mercado.

Compartilhe esse artigo:
Posts relacionados