Como construir uma equipe de alta performance

4 minutos para ler

Crescimento, melhoria de produtos e serviços, inovação, bom posicionamento de mercado, atração e retenção de talentos, reconhecimento dos clientes, ou seja, objetivos de qualquer empresa que busca o sucesso são conquistados por estratégias, processos, metas e, principalmente, pessoas. 

São as pessoas dentro das empresas que possibilitam os bons resultados. Além de contratar os profissionais certos, é preciso proporcionar recursos e ambientes que favoreçam a realização do bom trabalho para que esses resultados sejam realmente alcançados.

Pessoas não trabalham sozinhas. Elas estão dentro de equipes formadas por profissionais especialistas, mas com habilidades que se complementam. Um time de alta performance é aquele que consegue alcançar um nível de excelência em produtividade e qualidade das entregas. Trata-se de profissionais que fazem mais, melhor e em menos tempo.

Juntos, os profissionais de alta performance colaboram e se desafiam para atingir resultados acima do comum. Eles compartilham de uma única visão e têm os mesmos objetivos. Isso é conquistado quando a organização possui um propósito bem definido, uma cultura organizacional sólida, liderança estratégica e um ambiente seguro psicologicamente. 

A segurança psicológica no ambiente corporativo é aquela que permite que as pessoas se sintam confortáveis para serem elas mesmas. Ou seja, que possam se expressar sem ter o medo de serem menosprezadas e, em vez disso, recebam respeito e consideração pela liderança e equipe. Sendo assim, quando as pessoas se sentem seguras, elas ficam mais propícias à inovação e a melhorar a produtividade, encorajadas a entregar qualidade no que fazem. 

Um time que conquista bons resultados tem autonomia e inteligência emocional, e até mesmo liberdade para fiscalizar o desempenho e comportamento de outros membros, incentivando uma melhora como equipe, isso inclui um analista corrigir um gerente, por exemplo, e não ter consequências sobre isso. 

A equipe de alta performance tem proatividade e foco em melhorias contínuas. Tem o hábito de não só finalizar suas atividades, mas entregar o melhor resultado possível, em qualquer tarefa que se proponha. 

O papel da liderança na formação de times de alta performance

Empresas que anseiam pelo crescimento, boa reputação, atração e retenção de talentos procuram utilizar a cultura como meio para atingir um padrão de excelência. Empresas com essa visão tem a liderança como a responsável pela propagação dessa cultura

Lideranças fortes e inspiradoras têm em mente o propósito, valores e missão da empresa, e sabem com clareza os motivos de estarem realizando determinadas atividades. E, principalmente, conseguem passar essas ideias para seus liderados. 

Liderança é construída com pessoas, não é apenas um cargo, mas uma relação mútua entre o líder e seus liderados, construída com base em responsabilidade, confiança, comprometimento e objetivos em comum. 

Nos últimos tempos o papel do líder teve uma transformação impactante. A figura do chefe foi substituída pelo mentor, que conduz a equipe para o bom desempenho, explorando pontos fortes, desenvolvendo pontos fracos, incentivando o aprendizado e novas experiências, sem microgerenciamento, este inclusive que mina a criatividade. 

A liderança além de inspirar, precisa passar a ideia de proteção para sua equipe, isto é, que o colaborador tem a retaguarda coberta. Para conquistar esse elo de confiança é essencial uma comunicação transparente, que exponha as vulnerabilidades e que tenha o objetivo de se ajudar mutuamente. Nesse ponto entra a importância de feedbacks constantes, que tenham o intuito de levar o profissional a outro patamar e que ele saiba que não está sozinho nessa jornada. O líder tem que ter como objetivo desenvolver seus liderados. 

Essa troca entre liderança e os colaboradores proporciona mais engajamento, identificação com o propósito, satisfação no trabalho, e os bons resultados se tornam consequências inevitáveis. 

Os benefícios de uma cultura de alta performance

Quando o foco da empresa está no bom desempenho em todas as áreas, ela favorece a inovação, maior produtividade, engajamento, legado, aprendizado contínuo que acompanha todas as mudanças de um mundo em constante transformação. Ela se prepara para o inesperado, atravessa crises com menos prejuízos, se posiciona à frente da concorrência e conquista diferenciais de mercado. 

Bons pilares culturais proporcionam alinhamento com estratégia do negócio, e pessoas engajadas com o mesmo propósito, além de terem mais satisfação e serem mais felizes no que fazem, vão construir, juntas, uma empresa muito mais próspera. 

newsletter
Compartilhe esse artigo:
Posts relacionados