Inteligência artificial, internet das coisas, big data, realidade virtual e aumentada, mobile, robótica… Com tantas tecnologias evoluindo de maneira cada vez mais rápida, e transformando diferentes mercados, áreas e processos, um dos grandes desafios dos gestores é acompanhar essas movimentações e adaptar as organizações para as mudanças atuais e futuras.
É importante entender que quando se fala em preparar a empresa para as transformações do mercado, muito mais do que a adoção de novas tecnologias, a gestão dos talentos na era digital é o passo mais importante.
Para conseguir gerenciar os colaboradores de forma efetiva, os líderes precisam promover mudanças na cultura organizacional, nas estratégias de recrutamento e na forma de gerir e desenvolver os talentos. Saiba mais a seguir!
Verdades sobre gestão de talentos na era digital
O relatório Ten Absolute Truths About Talent Management in Digital Business (Dez verdades absolutas sobre gestão de talentos em negócios digitais), desenvolvido pela Gartner, revela o que líderes precisam fazer para criar estratégias de gestão de talentos que ajudem a dar a agilidade e a diversidade necessárias para atuar no contexto atual e futuro do mercado.
Apesar de focar na área de TI, o levantamento indica informações muito relevantes para gestores de RH e de todas as áreas administrarem os talentos de forma mais efetiva na era digital.
Em uma série de dois artigos, iremos explorar cada uma das 10 diretrizes apontadas no relatório.
A seguir, confira as quatro primeiras verdades sobre gestão de talentos na era digital:
Verdade nº 1: Uma visão inspiradora e uma estratégia de negócios digital claramente definida devem orientar todas as decisões relacionadas à organização e seus profissionais.
Antes de qualquer ação, a empresa deve se preocupar em criar uma visão clara e inspiradora sobre como ela espera que novas tecnologias e ferramentas possam ajudá-la a gerar mais valor para os profissionais e para os clientes e, assim, adquirir mais vantagem competitiva no mercado. É essa visão que vai guiar as ações do negócio e também a gestão de talentos dentro da organização.
Ações recomendadas:
Crie uma visão de negócio para o futuro, levando em conta que as evoluções tecnológicas devem impactar ainda mais as operações de sua empresa nos próximos anos. Isso vai ajudá-lo a entender os perfis de profissionais que a empresa precisa para se preparar para esse cenário cada vez mais digital.
Verdade nº 2: Mentalidade e competências digitais, não habilidades técnicas, conduzem a alta performance no mercado digital.
Um dos grandes erros que as empresas cometem é focar apenas nas ferramentas tecnológicas, deixando de lado algo muito mais importante: o alinhamento dos profissionais com o mindset da era digital.
É crucial ter colaboradores que tenham não apenas know-how técnico mas também entendam como conectar os benefícios das tecnologias com as necessidades e demandas do mercado e dos clientes.
Nesse sentido, a Gartner aponta 12 competências cruciais para os profissionais da era digital:
- Responsabilidade;
- Adaptabilidade;
- Visão de negócio;
- Colaboração/ trabalho em equipe;
- Pensamento conceitual;
- Determinação;
- Alfabetização digital;
- Mindset global;
- Inovação;
- Abertura para aprender;
- Orientação para resultados;
- Assunção de risco.
Ações recomendadas:
Realize análises com profissionais de todas as áreas para identificar as principais forças e as falhas críticas no perfil dos talentos da sua empresa. A partir daí, desenvolva um processo de desenvolvimento de talentos baseado nas competências necessárias para sua empresa alcançar o sucesso na era digital.
Verdade nº 3: A era digital demanda uma mudança nos processos de liderança: de comando e controle para permissão e colaboração.
Em muitas áreas de negócios, as estruturas de liderança hierárquica tradicionais não fazem sentido na era digital. Ao invés de controlar e comandar, os líderes precisam adotar uma cultura que possibilite a colaboração coletiva e dê mais autonomia aos profissionais – incentivando a tomada de riscos e a inovação.
O estilo de liderança hierárquica tradicional funciona assim:
Já o novo modelo de liderança colaborativa acontece em redes interconectadas. Assim:
Ações recomendadas:
Determine quais são as mudanças necessárias para sua empresa adotar com sucesso um modelo de liderança mais colaborativo. Leve em consideração essas questões para desenvolver uma nova cultura e mentalidade na organização e também no recrutamento dos profissionais.
Verdade nº 4: Agilidade é o principal elemento para preparar a organização e mobilizar os profissionais para a era digital.
“A velocidade dos avanços do presente não tem precedentes históricos, as mudanças atuais estão evoluindo de maneira exponencial, em vez de linear”, destaca Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial.
Neste cenário, um dos principais desafios das empresas é acompanhar a velocidade das transformações digitais. Adotar um estilo de gestão menos centralizador, que dá mais liberdade e autonomia para os profissionais, é um passo crucial para dar mais agilidade às organizações.
Ações recomendadas:
Identifique os principais elementos necessários para criar uma estrutura organizacional mais adaptativa e com a agilidade necessária para alinhar-se continuamente com as demandas em evolução.
Como você pode perceber, a era digital exige das empresas uma nova visão na forma de recrutar, selecionar e desenvolver os profissionais. Mas ainda há muito o que aprender sobre isso!
Bem por isso, publicamos a segunda parte desta análise, que aborda os seguintes temas:
- Ter profissionais com diferentes conhecimentos e experiências ajuda a dar mais versatilidade e agilidade ao trabalho da organização.
- Força de trabalho diversificada gera ideias diferentes e soluções inovadoras.
- Empresas digitais precisam ter um ambiente de trabalho que impulsione o engajamento e a eficiência dos funcionários.
- Uma parceria entre as áreas de RH e TI é essencial para unir talentos e inteligência de negócios para criar vantagem competitiva na era digital.
- A gestão de talentos deve abraçar o “social” para cultivar a expertise digital.
- As equipes devem ser recompensadas com base no trabalho em equipe e na contribuição de valor para o negócio como um todo.