Como promover saúde mental no ambiente de trabalho

4 minutos para ler

O mês de setembro é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio e, em conjunto, muito se fala sobre a importância de cuidar da saúde mental. No entanto, apesar de parecer um assunto muito individual de cada ser humano, as empresas têm responsabilidade em garantir qualidade de vida e um ambiente de trabalho saudável aos seus colaboradores.

A verdade é que muitas organizações nem sempre entendem que também precisam cuidar da saúde mental dos seus profissionais, e não imaginam que, muitas vezes, podem colaborar para o transtornos psicológicos dos mesmos.

Isso porque questões como o intenso volume de trabalho, a falta de reconhecimento, pressão para entrega de resultados e ausência de estrutura para a realização das atividades são fatores que potencializam problemas relacionados à saúde mental.

Por consequência, a empresa também acaba sendo impactada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos relacionados ao bem-estar geram uma perda de produtividade de aproximadamente 1 trilhão de dólares por ano para a economia mundial.

Além disso, no mundo, estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente, em decorrência de depressão e ansiedade. Esse dado está relacionado à ausência, baixo desempenho e ansiedade.

Como as organizações podem trabalhar para promover a saúde mental no ambiente corporativo?

Agora que você já sabe como a qualidade de vida no trabalho influencia no bem-estar dos colaboradores, é hora de entender quais ações podem ser implementadas para promover saúde mental no ambiente corporativo.

Separamos 5 iniciativas para te apresentar. São elas:

1 – Desenvolver um programa de saúde mental

A conscientização é o primeiro passo para que a temática passe a ser tratada na empresa.

Por isso, investir em palestras e workshops que abordam a saúde mental no ambiente corporativo é uma ótima alternativa de prevenção a transtornos psicológicos e para manter os funcionários informados sobre o assunto.

Isso também colabora para que eles se sintam mais seguros no trabalho e confortáveis para conversar sobre eventuais problemas.

2 – Readequar as demandas de trabalho

Assim como dito anteriormente, o intenso volume de demandas é um dos fatores que contribui para o desgaste mental.

Por isso, quando falamos de promover o bem-estar no ambiente de trabalho, também é preciso readequar determinadas funções para não deixar ninguém sobrecarregado.

3 – Promover momentos de integração

Momentos de integração são fundamentais para que os colaboradores desenvolvam bons relacionamentos entre si.

Isso porque criar laços torna o ambiente corporativo mais agradável e, consequentemente, aumenta a qualidade do serviço entregue.

Dessa forma, a empresa precisa estimular essas ocasiões e proporcionar eventos, festas ou happy hours em alguns momentos do ano.

4 – Oferecer psicoterapia como benefício

Oferecer aos colaboradores a oportunidade de receber acompanhamento psicológico é vantajoso tanto para a empresa quanto para os trabalhadores.

Esse benefício possibilita que os indivíduos tenham acesso a um tratamento conduzido por um profissional qualificado, contribuindo assim para uma melhor gestão de questões emocionais.

5 – Incentivar atividades físicas

Muito se fala sobre a importância da atividade física para a saúde mental, mas nem todas as pessoas conseguem separar tempo para realizá-las no dia a dia ou se sentem motivadas a fazê-las.

Portanto, é fundamental que a empresa promova a adoção de atividades físicas entre seus colaboradores. A criação de grupos de corrida ou a oferta de sessões de alongamento e relaxamento podem impactar positivamente a eficiência e a produtividade das equipes.

É importante lembrar, ainda, que ações como estas não devem ser implementadas no dia a dia do seu negócio somente no mês de setembro. Para ter bons resultados a longo prazo e realmente faça a diferença no bem-estar dos colaboradores, elas precisam acontecer durante o ano todo, adaptadas à realidade da organização.

Se a sua organização não investe em iniciativas de saúde mental, é hora de mudar este cenário. Uma vez que a preocupação com a qualidade de vida das equipes faz parte da cultura organizacional da empresa, ela se torna mais atrativa para os talentos do mercado e aumenta a retenção de bons funcionários.

E para mergulhar ainda mais no assunto, confira a playlist sobre saúde mental do Gestão de Pessoas, podcast oficial da The Foursales Company que aborda as principais tendências e estratégias para profissionais de RH.

Compartilhe esse artigo:
Posts relacionados