Mercado Livre: Por dentro do RH da empresa mais valiosa da América Latina, entrevista com Patrícia Araújo, HR Head, do Mercado Livre

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Dando continuidade ao nosso programa semanal de entrevistas sobre recursos humanos, o “Foursales, Gestão de Pessoas”, que acontece ao vivo, toda quinta-feira, às 19h00, no nosso canal no youtube. Recebemos, na 31ª edição do programa (29/10) a Patrícia Araújo, HR Head, do Mercado Livre.

Neste artigo você poderá conferir um breve resumo da entrevista. Assista a mesma na íntegra em nosso canal do YouTube (aqui).

Sobre a Convidada:

Patrícia Araújo construiu sua experiência na área de gestão de pessoas sempre em organizações multinacionais, de diversos segmentos e em diversos países. Conta com experiências atuando nos headquarters de empresas europeias e norte americanas. Há dois anos atua como Head da área de People do Mercado Livre.

O Mercado Livre

Patrícia explicou que o Mercado Livre possui dois “braços” em sua atuação: a Fintech e o e-commerce – que conta com vários negócios, como plataforma de marketplace, envios, veículos e publicidade. Estima-se que a cada 1 segundo, 16 vendas são feitos dentro do marketplace. A plataforma conta com mais de 51 milhões de usuários, mais de 11 milhões de vendedores, e possui o propósito de democratizar o mercado da América Latina, tanto em formas de pagamento quanto na forma de gerir capital e vendas.

A convidada compartilhou que o Mercado Livre foi escolhido pela Fortune como uma das 20 melhores empresas para se trabalhar no mundo, e a Great Places to Work o elencou entre os 10 melhores da América Latina.

Por dentro do RH do Mercado Livre

Em relação ao crescimento da organização, que chegou em 2020 a um valor de mercado que a posicionou como a empresa mais valiosa da América Latina, a convidada explicou que foi um crescimento constante, com passos sólidos e firmes. O Mercado Livre é uma empresa de 21 anos “nativa digital”, ou seja, já foi iniciada no ambiente digital, e se solidificou de forma consistente ao longo de sua existência com o valor entregue aos usuários e pelos colaboradores, através de soluções competitivas em termos de marketplace, finanças e logísticas.

Patrícia comentou que o desenvolvimento e contratação de pessoas é um dos fatores mais importantes a ser citados como aliado do crescimento, pois tudo que é feito nessa frente é idealizado a fim de trazerem lideres e talentos que vão ter a capacidade de um desenvolvimento ágil e dinâmico que acompanhe o crescimento exponencial característico da empresa. Outro ponto importante, segundo a convidada, é a cultura e o respeito ao DNA empreendedor que a empresa possui em todo o seu ecossistema: desenvolver tanto os colaboradores da empresa, quanto os usuários da plataforma, promovendo soluções para acelerar os negócios dos clientes e da Fintech. Essa cultura propiciou que mesmo na pandemia a empresa continuasse a crescer.

Em relação ao papel do RH no crescimento da organização durante a pandemia, Patrícia Araújo declarou que foi uma das experiências mais incríveis de sua carreira. A convidada contextualizou alguns pontos de aprendizado vividos na crise: da necessidade de se falar diretamente com as pessoas e criar canais para entender as necessidades e saber quem era do grupo de risco, foi implementado o uso de bots – plataforma de chat automático para resposta de perguntas – que se mostraram altamente relevantes, e ajudaram, inclusive, na pesquisa de pulso da operação.

Segundo a convidada, uma vez por semana cerca de 70% os funcionários já faziam home office, e quando a situação do covid se fez presente na América Latina, foi tomada a decisão de mover 90% da operação integralmente para o regime de trabalho remoto. Patrícia Araújo notou 3 pontos de atuação que foram cruciais durante a pandemia:

1) Bots para indentificar funcionários do grupo de risco;
2) Tomar decisões rápidas
3) Criar outros canais para entender as demandas e necessidades dos funcionários que estavam atuando remotamente, como: learning cycles – sobre como liderar à distância, e como trabalhar virtualmente; toolkits check-ins diários; o onboarding foi totalmente revisitado, desde março; foram criados canais de bem estar para os funcionários – com mindfulness e yoga, conversas com especialistas sobre o covid e saúde.

Patrícia Araújo contextualizou que as maiores preocupações eram de manter a operação rodando de forma segura, manter o suporte ativo aos usuários da plataforma e ser capaz de auxiliar os trabalhadores em termos de saúde mental e física.

Dicas de Materiais

Patrícia Araújo sugeriu que os profissionais de RH lessem outras fontes fora do escopo de recursos humanos a fim de buscar inspiração em outras fontes:

Livros:
• “Nação Empreendedora” – Dan Senor e Saul Singer;
• “A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção” (No Rules Rules: Netflix and the Culture of Reinvention) – Erin Meyer e Reed Hastings;
• “The Secret Thoughts of Successful Women: Why Capable People Suffer from the Impostor Syndrome and How to Thrive in Spite of It” – Valerie Young.

Assista a entrevista na íntegra

O programa “Gestão de Pessoas” conversa semanalmente com as principais lideranças de RH da América Latina para compartilhar boas práticas e tendências de gestão. Acompanhe semanalmente este e outros programas da Foursales seguindo nosso canal do youtube. Caso queira assistir a entrevista na íntegra clique na imagem abaixo. Caso queira seguir a Foursales no youtube, clique aqui:

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