Dando continuidade ao nosso programa semanal de entrevistas sobre recursos humanos, o “Foursales, Gestão de Pessoas”, que acontece ao vivo, toda quinta-feira, às 17h00, no nosso canal no youtube. Recebemos, na 39ª edição do programa (que ocorreu no dia 28/01) a Maria Antonietta Russo, Vice-Presidente de Recursos Humanos da TIM Brasil.
Neste artigo você poderá conferir um breve resumo da entrevista. Assista a mesma na íntegra em nosso canal do YouTube (aqui).
Sobre a Convidada:
Maria Antonietta Russo mora e trabalha no Brasil há cerca de um ano e meio com a família. Trabalha no grupo Tim há mais de 23 anos, tendo atuado tanto na Itália quanto no Brasil. Hoje é Vice-Presidente de Recursos Humanos, e está responsável pela área no Brasil desde 2019.
Sobre a TIM:
A TIM Brasil faz parte de um grupo Italiano. No Brasil possui cerca de 10.000 funcionários, cobrindo quase todos os estados do Brasil, com escritórios administrativos que cobrem todas as regiões, e com uma rede de lojas com presença capilar no país. A empresa possui uma gama de perfis profissionais muito grande, com uma escolaridade média alta, principalmente cursos técnico s e área de engenharia, e outra grande parte que cuida da área comercial e call centers. A idade média dos colaboradores é bastante jovem e altamente digitalizado. Essas diferenças de perfil apresentam, portanto, um desafio de padronização da personalização das práticas de gestão de pessoas.
Case TIM: Diversidade e Inclusão na prática
Maria Antonietta compartilhou como o tema da Diversidade e Inclusão entrou em pauta na Tim Brasil: Ao chegar ao Brasil a convidada trouxe sua experiência atuando com essa temática na Itália, e propôs a criação dentro da diretoria de RH – na estrutura de desenvolvimento e educação – uma gerência dedicada especialmente a Diversidade e Inclusão. A primeira etapa foi a formalização organizacional dessa área; posteriormente foi feito um trabalho de diagnóstico para entender a maturidade das práticas, políticas e iniciativas de diversidade e inclusão da empresa. Com os dados desta análise interna, foi feito um benchmark externo para buscar entender as melhores práticas do mercado, e o que se buscava alcançar a nível de empresa.
A convidada comentou que, com base nesses passos, foi estabelecido o pilar de criar uma cultura inclusiva e inovadora na TIM. Essas questões foram estabelecidas em 2019, e implementada a partir de todas as diretorias da empresa, a fim de criar-se uma cultura em todos os níveis. Segundo Maria Antonietta Russo, a melhor forma de se estabelecer uma cultura de Diversidade e Inclusão como estratégia da empresa, é fazer com que o comprometimento parta da alta gestão.
Em Janeiro de 2020, com o programa aprovado, iniciou-se um projeto de treinamentos e campanhas voltadas à difundir essa temática, mas em março, com a chegada da pandemia no Brasil, toda a estratégia precisou ser revisada e repensada para a nova realidade da empresa – algumas iniciativas foram abordadas digitalmente, e outras precisaram ser postergadas. Foram trabalhadas cinco frentes, de acordo com os cinco pilares de diversidade e inclusão da ONU: raça, gênero, diversidade sexual, gerações e pessoas com deficiência. Foi criando também uma correlação entre valores de marca e posicionamento da empresa nos valores da inclusão e diversidade.
Segundo a convidada foi um percurso desafiador, pois mesmo em um cenário como o da pandemia foi possível implementar todo esse projeto.
Assista a entrevista na íntegra
O programa “Gestão de Pessoas” conversa semanalmente com as principais lideranças de RH da América Latina para compartilhar boas práticas e tendências de gestão. Acompanhe semanalmente este e outros programas da Foursales seguindo nosso canal do youtube. Caso queira assistir a entrevista na íntegra clique na imagem abaixo. Caso queira seguir a Foursales no youtube, clique aqui:
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