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Como construir sua marca pessoal no LinkedIn

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O LinkedIn é a principal rede profissional do mundo. São mais de 750 milhões de usuários em mais de 200 países. E no Brasil tem uma presença forte, com mais de 50 milhões de perfis ativos, ocupando o ranking de terceiro lugar mundial. 

Já não pode ser considerada uma rede social para quem busca empregos, e sim como uma vitrine profissional, com trocas de conteúdos relevantes e uma divulgação de marca pessoal. 

A marca pessoal é a identidade revelada para o mundo com destaques para os pontos fortes, habilidades, competências e experiências. A percepção de valor de si que quer entregar ao mundo. Por isso, quando se pensa em marca pessoal, o essencial é ter bem definida essa identidade e o que quer passar como imagem para outras pessoas. 

A marca pessoal vai além do cargo em que se ocupa momentaneamente, ela exprime as realizações da vida profissional e agrega os valores pessoais que podem gerar oportunidades para pessoas e organizações. 

É preciso definir e promover continuamente essa marca pessoal para se tornar relevante no âmbito profissional, evidenciando talentos que relembrem as pessoas, possibilitando mais networking e consequentemente negócios. 

O LinkedIn se torna uma grande ferramenta para divulgar essa marca pessoal, mas como promovê-la dentro da plataforma? 

Andre Santos é LinkedIn Top Voice, ganhou muitos prêmios por seu conhecimento sobre a rede social e foi convidado do podcast RaiseTheBAR, da The Foursales Company, para dar dicas para quem tem interesse em melhorar sua reputação na plataforma. 

Santos enfatizou que é necessário ter um método, disciplina e muito trabalho para conseguir fechar negócios pelo LinkedIn como ele conseguiu. É preciso entender a estratégia, seguir o passo a passo, mas ele garante que os resultados aparecem. Algumas dicas pontuais, principalmente para quem está começando, são valiosas como:

  • Foto do perfil: sua foto precisa imprimir confiança. É necessário se atentar a vestimenta utilizada, um bom sorriso pode ser um cartão de visita agradável, o fundo e a qualidade de resolução também contam.
  • Imagem de capa: ela será um dos primeiros elementos a serem vistos no perfil, por isso precisa conter a informação principal que quer passar. Pode ser da própria empresa em que trabalha ou algo que remeta à marca pessoal. Novamente é importante a qualidade de resolução da imagem.
  • Título do cargo: descrever bem o que se faz, prêmios que ganhou, reconhecimentos, quais as motivações ajudam a “vender o peixe” já na primeira impressão.

Após essas ações básicas na página de perfil do LinkedIn, Andre Santos sugere a ampliação da rede. “Você precisa ter uma rede ampla, 1 mil seguidores é muito pouco, você deve buscar mais conexões para conseguir influenciar mais pessoas”, explica. “Para isso é preciso definir um público-alvo, que tenha relação com o que você quer construir e ir em busca dele. Somente então você parte para a fase de interação, que é muito importante”, salienta. 

O networking feito no LinkedIn deve ser igual ao da vida real, a base de trocas. Você deve agregar valor com quem interage. “É necessário curtir, comentar, compartilhar, enviar mensagens que mostrem que você valoriza aquele contato”, explana Santos. 

Outro elemento significativo no perfil do LinkedIn é a criação de conteúdos relevantes para o público-alvo. Com ele será possível revelar mais os talentos, se posicionar de forma mais estratégica, chamar a atenção e fortalecer as interações e engajamentos. 

“Além do conteúdo, que é um diferencial extremamente importante, é preciso criar abordagens inteligentes. Antes de vender algo, é preciso gerar confiança. As pessoas compram de quem confiam”, destaca o LinkedIn Top Voice. 

Essas podem ser algumas dicas básicas para quem quer fortalecer sua marca pessoal no LinkedIn, mas, assim como o convidado do podcast ressalva, é um passo considerável para se manter ativo na memória das pessoas e facilitar a construção de negócios, tanto para candidatos a vagas, pessoas que estão iniciando carreiras, quanto para CEOs e diretores – os quais estão cada vez mais aproveitando os benefícios que a plataforma proporciona. 

Assista ao episódio completo: 

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