Como ser notado por consultorias de Executive Search Como ser notado por consultorias de Executive Search

Dicas para Executivos: Como ser notado por consultorias de Executive Search

5 minutos para ler

No competitivo cenário corporativo atual, ser notado por consultorias de Executive Search pode ser o diferencial para avançar na carreira e alcançar cargos de liderança estratégica.

Afinal, as consultorias são responsáveis por identificar executivos qualificados para posições de alto nível e entender como atrair a atenção delas é essencial para quem busca destaque no mercado.

Portanto, como especialistas em recrutamento e seleção, estamos aqui para te ajudar nessa missão. Neste artigo, convidamos Luiz Aquebbate, Headhunter da Foursales, para compartilhar dicas valiosas sobre como aumentar sua visibilidade e se posicionar como um candidato desejado pelas consultorias de Executive Search.

Boa leitura!

Como funcionam as consultorias de Executive Search?

Em primeiro lugar, antes de aprender e aplicar as dicas, é fundamental que você entenda como as consultorias de Executive Search funcionam.

O Executive Search é um processo especializado de recrutamento focado na busca e seleção de executivos seniores e líderes empresariais. Geralmente, os clientes dessas consultorias buscam profissionais altamente capacitados e especializados, prontos para agregar valor imediato, eliminando a necessidade de treinamentos extensivos e otimizando resultados desde o primeiro dia.

Por isso, na Foursales, por exemplo, seguimos etapas rigorosas para garantir a assertividade no processo de seleção:

  1. Alinhamento da vaga;
  2. O cliente acompanha em tempo real o andamento do processo;
  3. Ampla amostragem de candidatos;
  4. Aplicação da nossa metodologia comparativa de alta densidade avaliativa;
  5. Entrega dos finalistas com 100% de aderência objetiva;
  6. Suporte à empresa na escolha do candidato e proposta;
  7. Acompanhamento do candidato durante os primeiros 90 dias.

Além disso, durante o Executive Search, as consultorias avaliam alguns pilares fundamentais, como as habilidades técnicas e comportamentais e o fit cultural com a organização.

Do mesmo modo, os headhunters adotam uma abordagem ativa, identificando e abordando potenciais candidatos — inclusive aqueles que não estão em busca de novas oportunidades —, sempre mantendo a confidencialidade para proteger tanto a empresa quanto os profissionais.

Para aprofundar os seus conhecimentos sobre Executive Search, leia os artigos sugeridos abaixo:

3 dicas para ser notado por consultorias de Executive Search

Agora que você entende como as consultorias de Executive Search funcionam, é hora de descobrir como se destacar. Antes de tudo, lembre-se de que essas empresas não buscam apenas um bom executivo, mas o candidato ideal para preencher posições estratégicas.

Dessa forma, para aumentar as suas chances de ser encontrado pelos headhunters, siga as dicas abaixo:

1. Leia atentamente a descrição da vaga

Em primeiro lugar, as consultorias de Executive Search divulgam suas vagas em diversas plataformas, mas, de acordo com o LinkedIn, cerca de 85% dos candidatos não passam da triagem inicial. Além disso, segundo o Glassdoor, em média, apenas 4 a 6 candidatos são chamados para entrevista entre os 250 currículos enviados por vaga.

Por isso, a primeira dica é: avalie cuidadosamente se você atende a todos os requisitos da vaga. Se houver lacunas em sua experiência ou conhecimento, suas chances de seguir no processo diminuem, especialmente em um cenário competitivo.

2. Foque em uma especialização

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,9% no segundo trimestre de 2024, o menor nível desde 2014, de acordo com o IBGE. Consequentemente, a demanda por profissionais altamente especializados está crescendo.

Então, para se destacar, nossa recomendação é: especialize-se. Seja em um canal, categoria ou segmento específico, isso o tornará uma referência em sua área, atraindo a atenção tanto das consultorias de Executive Search quanto das principais empresas do setor.

3. Descreva suas experiências no LinkedIn de forma detalhada

Uma estratégia amplamente utilizada pelas consultorias é o hunting ativo, e o LinkedIn é uma das principais ferramentas para isso. Os consultores frequentemente buscam profissionais usando palavras-chave específicas, por isso, é fundamental que você descreva suas experiências de forma minuciosa.

Ao mesmo tempo, certifique-se de que seu perfil esteja completo, incluindo informações como as ferramentas que você domina, os canais e segmentos em que já trabalhou, clientes que atendeu e resultados alcançados.

Quanto mais detalhado e relevante for o seu perfil, mais palavras-chave ele conterá, o que aumentará sua visibilidade e suas chances de ser encontrado por consultorias e recrutadores.

Aprenda a se destacar no mercado com executivos de sucesso

Além das valiosas dicas do nosso Headhunter, Luiz Aquebbate, aprender com profissionais experientes em cargos de liderança estratégica pode transformar a maneira como você se posiciona no mercado. Por isso, temos mais uma recomendação de conteúdo que pode fazer a diferença na sua trajetória profissional.

O Foursales Carreiras é um programa que compartilha panoramas setoriais e dicas de carreira para profissionais da área comercial através dos mais renomados executivos de vendas e marketing da América Latina.

Confira os episódios na íntegra e aprenda a alavancar a sua carreira com quem é especialista no assunto:

Grandes Carreiras: Histórias de executivos de sucesso

Até a próxima!

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