Recrutamento de Marketing: os maiores erros ao contratar executivos e como evitá-los Recrutamento de Marketing: os maiores erros ao contratar executivos e como evitá-los

Recrutamento de Marketing: os maiores erros ao contratar executivos e como evitá-los

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No mundo corporativo, o recrutamento de marketing é uma das tarefas mais desafiadoras para empresas que desejam se destacar em mercados cada vez mais competitivos. Isso porque, com o papel de liderar iniciativas que fortaleçam a presença da marca no mercado, é essencial que esses profissionais possuam habilidades técnicas e comportamentais alinhadas às necessidades do negócio.

Contudo, também é comum cometer erros durante esse processo, o que pode custar caro para a organização. Neste artigo, vamos explorar os principais equívocos ao contratar executivos de marketing e como evitá-los, garantindo que sua empresa esteja equipada com os melhores talentos.

Está preparado para revolucionar o seu recrutamento e seleção? Continue lendo até o final!

Os 4 maiores erros no recrutamento de marketing

Se engana quem pensa que fazer uma boa contratação é uma tarefa fácil. Pelo contrário, diversos erros passam batido em processos seletivos por muito tempo, o que resulta no aumento da taxa de turnover.

De acordo com os especialistas da Foursales, os principais erros cometidos pelas empresas em um recrutamento de marketing são:

1. Ignorar os dados e o contexto interno

A intuição pode ser um diferencial, mas no recrutamento ela deve vir acompanhada de uma análise sólida de dados. Por isso, entenda o histórico da área, os profissionais que tiveram sucesso anteriormente e o perfil ideal para a vaga.

Dica: Crie um padrão baseado em dados para orientar as contratações. Sem essa análise, suas decisões estarão mais propensas a erros e a falta de eficiência.

2. Desvalorizar a marca empregadora

O recrutamento começa muito antes de abrir uma vaga. Afinal, a percepção da sua organização como marca empregadora pode influenciar diretamente na qualidade dos candidatos interessados. 

Ao mesmo tempo, uma página no LinkedIn desatualizada ou avaliações negativas no Glassdoor podem afastar profissionais qualificados.

Dica: Invista constantemente na construção de uma marca empregadora forte, mostrando como é trabalhar na sua empresa e destacando seus valores.

3. Improvisar o processo seletivo

Processos desestruturados não apenas passam uma imagem de desorganização, mas também tornam difícil avaliar resultados. Em outras palavras, a falta de padronização pode levar a decisões enviesadas e a perda de dados importantes.

Dica: Crie processos padronizados, com etapas claras e ferramentas que permitam registrar e analisar o desempenho dos candidatos.

4. Apostar em apenas uma estratégia de recrutamento

Cada vaga em marketing tem necessidades diferentes. Assim, uma abordagem única não será suficiente para atrair os melhores talentos, especialmente para cargos de alta performance.

Dica: Utilize uma combinação de estratégias, como plataformas de recrutamento, hunting ativo e benchmarks com práticas de mercado.

Como evitar erros no recrutamento de executivos de marketing

Agora que você já reconhece alguns dos principais erros cometidos no recrutamento de marketing, chegou o momento de entender como evitá-los e garantir uma contratação bem-sucedida.

Dessa forma, separamos 4 dicas valiosas que vão transformar os seus processos seletivos:

1. Priorize a alta performance, não apenas o preenchimento da vaga

Em primeiro lugar, no marketing, é comum encontrar muitos profissionais medianos para poucos de alto desempenho. Por isso, concentre-se em identificar os melhores, mesmo que isso demande mais tempo e esforço.

2. Inclua hunting ativo

Em seguida, lembre-se que os melhores talentos de marketing muitas vezes não estão procurando emprego ativamente. Portanto, contar com headhunters ou ferramentas específicas de hunting é essencial para acessar esses profissionais.

3. Aplique cases customizados

Durante um recrutamento de marketing, os cases em vídeo são excelentes para pré-selecionar candidatos. Além de economizar tempo, eles permitem uma análise aprofundada da capacidade técnica e do pensamento estratégico dos profissionais.

4. Avalie resultados anteriores

Por fim, priorize a análise de cases e conquistas anteriores. Afinal, profissionais de marketing de alta performance são reconhecidos pelos resultados que entregaram em cargos anteriores.

Posteriormente, reforce essa análise com testes de lógica e referências de gestores anteriores.

Dicas extras: 3 segredos de headhunters para encontrar executivos de alta performance

Além das dicas mencionadas acima, nossos headhunters têm outros insights valiosos que podem transformar a maneira como você conduz um processo de R&S. Segundo Rodrigo Sahd, CEO da Foursales, os três fatores a seguir são essenciais para um recrutamento de alta performance:

1. Procure determinação e humildade

Essas duas características foram identificadas em líderes de alta performance por Jim Collins em seu estudo sobre empresas de sucesso. Então, busque profissionais que combinam autoconfiança com disposição para aprender e colaborar.

2. Avalie a capacidade de raciocínio crítico

Testes de lógica são ferramentas valiosas para medir o potencial de desempenho. Diante disso, talentos que demonstram pensamento crítico são mais preparados para liderar equipes e superar desafios.

3. Priorize a visão sistêmica

Por último, a capacidade de estruturar e integrar processos é indispensável para executivos de marketing. Desse modo, pergunte sobre como o candidato desenvolveu métodos em experiências anteriores e avalie sua habilidade de trabalhar com pensamento organizado e procedural.

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